Cristo e o Juízo (Salmos 94 e 96, Daniel 7, Atos 10)
Introdução: A maioria das pessoas que conheço, inclusive advogados, não se sente animada a comparecer diante de um juiz. Existe a pressão, a preocupação, a incerteza de como as coisas vão acontecer. Às vezes, muito dinheiro está em jogo. Às vezes é questionada a liberdade futura de uma pessoa. Os que comparecem diante de um tribunal sempre tem algo a perder. Uma das promessas da Bíblia é um juízo final. Isto é algo a ser temido? Ou algo a ser desejado? Vamos pular para dentro da nossa lição e descobrir!
I. Um Julgamento Jubiloso
A. Leia Salmos 96:11-13. Este é um tempo de felicidade?
1. Quem, exatamente, está feliz?
2. Os céus, a terra, o mar, campos, árvores e peixes, todos eles estão muito alegres. Como é que nenhuma pessoa está listada aqui?
a. As árvores, o mar, os campos, a terra, estão sujeitos ao julgamento moral de Deus? (Não)
b. Isto é como levar o teu amigo até o tribunal? Você está muito alegre porque é um simples espectador.
B. Leia Salmos 94:1-3. Quem está contente nestes versos? (Os ímpios estão exultantes.)
1. O que os justos estão buscando? (Vingança.)
a. A vingança te deixa feliz? (Ela é tema de vários filmes!)
C. Leia Salmos 94:4-7. Que tipo de pessoas estão sendo feridas pelos ímpios? (Aqueles que normalmente têm dificuldades para se defender. As pessoas mais vulneráveis estão sendo feridas.)
1. Por que os ímpios ferem estas pessoas que não podem se defender? (Verso 7: Eles pensam que Deus não está prestando atenção ao que está acontecendo na terra.)
2. Como você se sente sobre "vingança" contra pessoas que tiram vantagem dos que não podem se defender?
D. Leia Salmos 94:9-10. Que argumentos lógicos estão sendo colocados aqui sobre a habilidade de Deus para notar a prática do mal? O salmista diz que, se Deus criou olhos e ouvidos, Ele certamente sabe como prestar atenção. Se Deus nos ensina o que devemos fazer, Ele sabe qual é a conduta apropriada. A sugestão é que Deus é o que existe de mais avançado em "prestar atenção".)
E. Leia Salmos 94:14-15. Com que base Deus vai julgar? Por que Deus deveria julgar? (Se Deus simplesmente permitisse que o mal continue, então teria abandonado os que são fiéis a Ele. Os justos estão buscando um julgamento.)
F. Leia Salmos 94:16-17. O julgamento é necessário? (O salmista nos fala que a menos que Deis intervenha com seus juízos, os justos seriam mortos pelos ímpios.)
1. A tua vida está em risco por causa dos ímpios?
G. Leia Salmos 95:1-3. Qual é a fonte de toda esta alegria? (Estes três Salmos (capítulos 94, 95 e 96) estão ligados. O Salmo 94 discute a razão por que os justos estão buscando desesperadamente uma intervenção de Deus como Juiz. Salmos 95 é a reação jubilosa aos juízos de Deus – e uma advertência a estarmos do lado dos justos. Salmos 96 nos fala que toda a criação se regozijará no julgamento. Tomados juntos, estes três Salmos nos falam que o tempo do juízo será um tempo jubiloso para os justos!)
II. Daniel 7 e o Juízo
A. Lembram que na semana passada estudamos as grandes profecias de Daniel 2 e 7, as quais apresentam a história do mundo desde o tempo da Babilônia até a Segunda Vinda de Jesus? Vamos retomar logo após o quarto império, o "férreo" Império Romano. Leia Daniel 7:7-8. Como este chifre pequeno é como os ímpios em Salmos 94:4? (Ambos "proferem" palavras arrogantes, orgulhosas.)
1. O que há de errado em se orgulhar? Este é um dos nossos pecados? (Este tem sido por um longo tempo um dos meus problemas. Tudo, todo talento que possuímos vem de Deus. Paulo fala em I Coríntios 1:31 "Aquele que se gloria, glorie-se no Senhor." Esta é uma paráfrase de Jeremias 9:23-24.)
2. O que é este "chifre pequeno"? (Leia Daniel 7:20, 24-25. Tem havido grande discussão entre os cristãos sobre este ponto. Comentaristas do passado, como Albert Barnes (1798-1870) nas "Notas de Barnes" indicam que isto pode se referir ao Papado. Isto é consistente com o ensino tradicional adventista. É interessante notar que Matthew Henry, em seu comentário publicado em 1712, levanta a possibilidade de que isso se refira ao "império Turco", o qual era a principal potência muçulmana. Note que Daniel 7:25 diz que este poder tentaria "mudar os tempos e a lei". Os muçulmanos adoram a Deus na sexta-feira. É possível que dois poderes que mudaram os tempos "se encaixem" nesta profecia?)
3. O que Daniel quer dizer quando fala que os santos "serão entregues" ao poder deste chifre pequeno? (Eles serão perseguidos.)
B. Vamos ler Daniel 7:9-11. O que acontece ao poder que se vangloria contra Deus e persegue o povo de Deus?
1. Este é um tempo para regozijo?
C. Leia Daniel 7:12. Se estas "bestas" são, como aprendemos, os Impérios Babilônico, Persa, Grego e Romano, então como eles podem ainda viver? (Existem remanescentes de cada um deles. Minha (pouca) compreensão da história é que o Iraque é o que restou da Babilônia, O Irã é o que restou da Pérsia e a Grécia e Itália são o que restou dos impérios Grego e Romano, respectivamente.)
D. Leia Daniel 7:13-14. Como estes versos sugerem que seja a seqüência do julgamento e da Segunda Vinda de Jesus? (Que o julgamento acontece antes da Segunda Vinda de Jesus.)
III. Jesus Nosso Juiz
A. Leia Atos 10:40-42. Quem é o nosso juiz? (Jesus)
1. Como isso faz você se sentir?
a. Por que?
B. Leia Atos 10:43. Qual é o padrão para o julgamento de Jesus? (Isto é motivo de alegria!)
1. Lembram do problema com o "chifre pequeno" e a arrogância? Qual papel a arrogância tem no padrão para o julgamento? (Não há lugar para arrogância pessoal quando somos salvos pelo perdão dos nossos pecados através do nome de Jesus.)
2. Como as religiões do mundo se encaixam neste padrão para o julgamento? Elas concordam com a Bíblia? (O Budismo ensina a perfeição através das obras e não tem um Salvador, o islamismo não tem um Salvador, o Judaísmo não tem um Salvador. Evolucionismo/Paganismo são crenças orientadas às obras e não há um Salvador. De fato, algumas religiões "Cristãs" são essencialmente orientadas para as obras. Quando o estado da tua espiritualidade se volta para as tuas próprias obras, então você (presumivelmente) tem algo do que se orgulhar. Porém, você não tem nada que te levará a "passar" no juízo final.)
IV. A Amplitude do Juízo
A. Até agora temos visto que o juízo é tempo de "vingança" contra os ímpios que tem ferido os que não podem se defender. Estes ímpios teriam matado os justos se não tivessem sido parados. Também aprendemos que o padrão para o julgamento é o arrependimento e o recebimento do perdão dos pecados através da fé em Jesus.
1. O que acontece com as pessoas "no meio"? Todas estas pessoas "essencialmente boas" que não conhecem realmente a Jesus, mas que tem estado no "caminho" de melhorar diariamente a sua vida através de trabalho árduo, perseverança e determinação?
2. Estas pessoas "boas" também são destruídas?
3. Se pessoas inofensivas são destruídas no juízo, como isso pode deixar as pessoas felizes? (Leia Romanos 3:20. Esta idéia de pessoas "essencialmente boas" que merecem ser salvas revela a extensão de nossa devoção à idéia de que podemos "ganhar" a salvação. Quantidade alguma de boas obras pode salvar alguém – assim diz o texto. Romanos 3:23 nos fala que todos pecaram. Portanto, todos nós merecemos morrer. Não há injustiça em negar a vida eterna aos que não estão salvos. De fato, Romanos 3:20 sugere que aqueles que batalham verdadeiramente para serem bons estarão conscientes do problema do pecado. Jesus diz em João 14:6 "Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim." Aqueles que se conscientizam de sua pecaminosidade e obtém a vida eterna pela fé em Jesus – o único caminho para a vida eterna – aceitam um presente. Aqueles que não se conscientizam de sua pecaminosidade e não aceitam o presente, não tem motivos para reclamar.)
4. Você conseguem pensar em alguma razão por que pessoas "boas" (mas que não estão salvas) sejam impedidas de entrar no céu? (O problema do pecado é tão imenso, você não iria querer no céu alguém que poderia começar o problema do pecado novamente. Apenas aqueles que compreendem o conflito e entendem que Jesus é o único caminho de escape do problema do pecado, estão seguros para serem salvos.)
5. Qual é a tua obrigação para com aqueles que estão à tua volta e que não compreendem o caminho para serem salvos? Se trocasse de lugar com eles, você gostaria de saber sobre de como obter a vida eterna?
B. Amigo, a hora do juízo está próxima. Ele começa antes que Jesus volte e se estende até um tempo em que o mal e os praticantes do mal terão um fim. Você quer passar a eternidade aonde não existe pecado, tristeza ou morte? Jesus oferece a vida eterna como um presente gratuito. Um presente que você não pode conquistar. Este presente só requer duas coisas: arrependimento e fé em Jesus.
V. Próxima Semana: O Príncipe do Exército Celestial
=============================== Copr. 2002, Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da New International Version (NIV), copr. 1973, 1978, 1984 da Sociedade Bíblica Internacional, a menos que indicado de outra forma. Citações da NIV são usadas com permissão da Zondervan Bible Publishers. As respostas sugestivas são encontradas entre parênteses . O comentário assume que o professor está usando um quadro-negro ou algum outro auxílio visual. ===============================
Nenhum comentário:
Postar um comentário