Interpretando as Profecias Apocalípticas (Mateus 24, II Tessalonicenses 2)
Introdução: Quando vi pela primeira vez o assunto para o trimestre seguinte, fiquei chateado. "Quando vamos estudar a vida de Jesus?" "Quando vamos estudar um livro completo da Bíblia?", irritei-me. "Aposto que metade da população nem mesmo sabe o que quer dizer a palavra 'apocalíptico'! Como posso tornar este tópico interessante?"
Então, comecei a pensar a respeito da minha própria experiência. Há muitos anos atrás um membro da minha igreja me perguntou por que em pensava que o cristianismo era verdade e o islamismo não era. Como eu não sabia nada acerca do Islã, não pude dar-lhe uma boa resposta. Desde então tenho estado lendo (estudando) os ensinamentos do Islã e do Budismo (a versão do Dalai Lama). Para minha surpresa, descobri que existe uma substancial "sobreposição" entre as três religiões. Os muçulmanos compartilham conosco todo o Antigo Testamento e parte do Novo Testamento. Muitos dos ensinamentos do Dalai Lama são idênticos aos de Jesus. Enquanto isto tende a provar a verdade de nossas crenças comuns, também nos leva a buscar por provas adicionais de que temos "a verdade" aonde os ensinamentos divergem. As profecias bíblicas tendem a fazer exatamente isso. Se podemos mostrar aonde a bíblia predisse o futuro com exatidão, podemos ter confiança de que o "Deus Verdadeiro" falou através da Bíblia. Não apenas podemos ter confiança na Bíblia, mas podemos ter certeza do futuro. Vamos mergulhar em nosso estudo das profecias do final dos tempos!
I. Jesus e Profecia
A. Leia Mateus 24:1-2. O que você entende que Jesus estava falando para os discípulos? (Ele estava dizendo a eles que o centro de adoração mais importante para os judeus iria ser totalmente destruído.)
1. Por que Jesus diria isso?
2. Se a tua casa estivesse para ser destruída, você gostaria de saber com antecedência?
a. Você gostaria de saber o futuro? (Isto seria muito útil para investimentos em ações.)
3. Como Jesus podia saber o futuro do templo? (Este é um dos aspectos da profecia que serve para o fortalecimento da fé. Deus sabe o futuro. Ele compartilha o futuro conosco quando acha que isto será útil. Veja Amós 3:7)
B. Leia Mateus 24:3. Jesus conseguiu a atenção dos discípulos?
1. O que eles querem saber? (Eles queriam saber "quando" no futuro. Eles queriam saber datas, e queriam saber que "sinais" receberiam como avisos.)
2. Quais pressupostos os discípulos estão fazendo a respeito da profecia e que não foram assegurados? (Eles estão pressupondo que, se o Templo em Jerusalém for destruído, isto será o fim do mundo.)
a. Que lição acerca de interpretação profética podemos aprender desta suposição não garantida? (Não vá além da profecia. Não "suplemente" a profecia com as tuas próprias suposições.)
C. Leia Mateus 24:6, 10-13. Sobre o que Jesus está profetizando agora? (O final dos tempos. Sua Segunda Vinda.)
1. O que você pensa agora sobre as "suposições" dos discípulos? Eles tinham razão para ajuntarem a destruição do Templo de Jerusalém e o fim do mundo?
2. Por que Jesus ajuntou os dois? (Tecnicamente, se você olhar em Mateus 24:3, os discípulos é que "começaram" o assunto. Eles perguntaram a Jesus sobre os dois eventos.)
a. Por que Jesus não separou claramente os dois para os discípulos, para que eles entendessem melhor? (Não acho que podemos dizer para Deus, "Você deveria ter sido mais claro". Em vez disso, creio que precisamos aprender uma lição importante a respeito de "arrogância profética". Temos Jesus, falando aos Seus discípulos, e eles ainda faziam confusão com alguns detalhes importantes. Imagine a possibilidade de confusão em nossa interpretação!)
b. Leia Mateus 24:43-44. Que princípio importante sobre profecia apocalíptica (do final dos tempos) nós aprendemos aqui? (Para o caso que não tenhamos "captado" antes, Jesus fala que o ponto principal em profecia é estarmos sempre prontos. A "arrogância profética", se te levar a retardar a prontidão, pode causar a tua morte eterna.)
c. Leia Mateus 24:32-33. Qual é, então, o ponto de profecias sobre o final dos tempos, se precisamos estar prontos todo o tempo? Há alguma vantagem em estudá-las? (Penso que as profecias do final dos tempos são mais como uma oração respondida do que um mapa de estrada. Conforme vemos as coisas acontecendo, podemos ter confiança de que Deus está conosco. Deus conhece o futuro e o que está acontecendo conosco em qualquer tempo em especial está de acordo com o Seu entendimento, não o nosso. O quadro que Jesus sobre as estações nos permite ver que podemos ter uma compreensão geral do tempo do fim. Mas ninguém agendaria uma reunião no escritório baseado em "quando os ramos se renovam".)
D. Leia Mateus 24:15-18. De quem é a profecia que Jesus está citando? (Daniel 9:27)
1. Isso é algo no futuro ou algo no passado? (Jesus está claramente falando do futuro.)
2. A Bíblia que eu levo para a igreja é a Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional. Ela tem uma nota de rodapé em Mateus 24-15 que indica que a "abominação desoladora" é uma referencia a algo que aconteceu em 168 A.C. Ela diz: "Quando Antíoco Epifânio ergueu um altar pagão a Zeus no altar sagrado do templo de Jerusalém".
a. Você vê um problema aqui? (Sim! Jesus não interpreta Daniel como referindo-se a algo que havia acontecido 200 anos antes. Ele interpreta a profecia de Daniel como referindo-se ao futuro. A não ser que esta seja uma profecia de "interpretação múltipla", os comentários da Nova Versão Internacional estão claramente contrários aos ensinamentos de Jesus.)
E. O Templo de Jerusalém foi destruído como Jesus predisse? (Sim, ele foi destruído por Roma no ano 70 D.C. Se aceitarmos que Mateus, um dos doze apóstolos, foi o autor do evangelho de Mateus (e todos os pais da igreja primitiva concordavam que ele o era), então este relato da profecia de Jesus teria sido escrito antes de Jerusalém ter sido destruída.)
1. Como você acha que as pessoas se sentiram quando viram realmente as profecias de Jesus se cumprirem? (Sem dúvida isso lhes deu maior confiança de que Ele era o Messias.)
II. Paulo e Profecia
A. Leia II Tessalonicenses 2:1-2. Qual é o problema sobre o qual Paulo está escrevendo? (O povo tinha ficado preocupado a respeito de alguma profecia que dizia que Jesus já tinha vindo uma segunda vez.)
B. Leia II Tessalonicenses 2:3. Que coisa positiva Paulo diz acerca das profecias do final dos tempos? (Primeiro, para acalmar o povo, Paulo recita uma profecia acerca do fim dos tempos. Este é um aspecto importante da profecia – ajudar-nos a dividir a verdade da falsidade e nos dar paz, conforme vemos e ouvimos coisas perturbadoras que se relacionam com o fim dos tempos.)
C. Vamos ler novamente II Tessalonicenses 2:3 e acrescentar o verso 4. O que isto nos ensina sobre o fim do mundo? (Que o homem do pecado está vindo antes da Segunda Vinda de Jesus e que este homem se auto proclamará como sendo Deus.)
1. Quem você acha que é este "homem do pecado"? Quem vai vir antes que Jesus volte pela segunda vez e irá fingir ser Deus? (Os comentaristas mais antigos, tais como Matthew Henry, Jamieson, Fausset, Brown, e Barnes, todos identificam isto como "o Papado" (o Papa da Igreja Católica Romana).)
a. O Papa alguma vez se assentou (verso 4) no "templo de Deus"?
b. Uma vez que o templo de Jerusalém foi destruído, como alguém pode se assentar nele? (É certamente possível que os comentários mais antigos estejam corretos. Porém, a linguagem usada por Paulo para descrever este "homem" é muito similar a linguagem usada para descrever Satanás em Isaías 14:12-14. Jesus nos fala em Mateus 24:24 que surgirão "falsos cristos". Isto pode muito bem se referir ao próprio Satanás personificando a Jesus no fim dos tempos. O que excita a minha imaginação é a possibilidade que este texto infere de que o Templo de Jerusalém será reconstruído. Isto certamente atrairia a atenção do mundo – o templo em Jerusalém reconstruído e "Jesus" vendo para estabelecer "seu" trono ali.)
2. Leia II Tessalonicenses 2:7-10. O que isto acrescenta à nossa discussão sobre a identidade do "homem do pecado"? (Parece que não pode ser apenas Satanás, porque o verso 9 diz "segundo a eficácia de Satanás". Isto torna esta profecia difícil de interpretar como se referindo apenas a Satanás. Portanto isto parece ser os poderes satânicos, os quais estão operando atualmente e serão revelados de uma forma dramática no fim dos tempos. O que eu gosto é do texto com que terminamos na semana passada – podemos ter confiança no futuro porque no final Jesus (verso8) vai apenas falar e seus inimigos serão aniquilados!)
D. Leia II Tessalonicenses 2:11-12. Existe alguma coisa que você pode fazer agora para evitar ser enganado pelo personificador de Jesus? (Se crermos na verdade, se estudarmos para conhecermos as profecias agora, podemos evitar ser enganados quando os eventos críticos do fim dos tempos ocorrerem.)
III. Profecia e Símbolos
A. Leia Apocalipse 1:10-11. Que instrução está sendo dada para João?
1. Por que ele iria querer enviar o que ele viu para estas igrejas? (Deus tinha uma mensagem, a qual Ele estava dando, através de João, para os crentes.)
B. Leia Apocalipse 1:12-13,16. Você iria gostar de ouvir uma voz atrás de você e ver isto?
C. Vamos pular para Apocalipse 1:20. Este texto diz que a visão de João continha símbolos. Por que Deus usa símbolos quando revela profecias? Isto não deixa apenas mais difícil de compreende-las?
D. Leia Mateus 13:10. Isto soa como nossa pergunta: "Por que a Bíblia usa símbolos em profecia"?
1. Vamos ler o que Jesus disse. Leia Mateus 13:11-13. Por que Jesus diz aqui que usa parábolas para ensinar os princípios do reino? (Penso que há duas razões para o uso de símbolos. Primeiro, com as parábolas de Jesus, Deus quer que estudemos a Sua palavra, para que possamos compreende-la. O Espírito Santo pode nos ajudar a desvendar as parábolas e as profecias para o final dos tempos. Segundo, já discutimos no passado como uma profecia pode ter mais de uma interpretação. Pelo uso de símbolos, fica mais fácil a profecia ter mais de uma aplicação.)
2. Qual é a nossa obrigação, quando se trata de profecias? (Se estamos dispostos a cavar fundo, podemos encontrar verdades que nos ajudarão a ter confiança quando o mundo não estiver funcionando direito.)
E. Amigo, às vezes você sente que a vida não está acontecendo como você esperava? Como você se sente quando isso acontece? Jesus nos oferece um "vislumbre" do futuro, se estivermos dispostos a cavar. Por que não dedicar este trimestre a estudar estas profecias do final dos tempos, de forma que você sinta mais confiança no Senhor?
IV. Próxima Semana: O ABC das Profecias Apocalípticas
=============================== Copr. 2002, Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da New International Version (NIV), copr. 1973, 1978, 1984 da Sociedade Bíblica Internacional, a menos que indicado de outra forma. Citações da NIV são usadas com permissão da Zondervan Bible Publishers. As respostas sugestivas são encontradas entre parênteses . O comentário assume que o professor está usando um quadro-negro ou algum outro auxílio visual. ===============================
Nenhum comentário:
Postar um comentário