Daniel 9 - A Vinda do Messias (Daniel 9)
Introdução: Na semana passada aprendemos que o agradável passeio virtual de Daniel junto às águas do Canal Ulai transformou-se em um pesadelo que o deixou doente por vários dias. Ele estava doente porque tinha entendido que Babilônia, na qual ele tinha uma posição muito elevada, estava para cair. Pior, ele compreendeu que o Templo em Jerusalém, que vimos que estava nos estágios de planejamento ou de reconstrução de fato, seria destruído novamente! O sonho de toda a sua vida (ir para casa) estava indo por água abaixo. Isto fez com que Daniel se voltasse para Deus em fervorosa oração acerca do futuro. Deus deu a Daniel uma resposta profética que é uma das mais importantes para a nossa confiança para a divindade de Jesus. Vamos pular para dentro do nosso estudo e aprender mais!
I. Esperança
A. Leia Daniel 9:1. Quem é Dario? (Ele é o novo rei da "Babilônia". O texto diz que ele é um "Medo". Isto significa que a conquista da Babilônia pelo reino Medo-Persa que fora profetizada em Daniel 8 (o Carneiro de altos chifres) já havia ocorrido.)
B. Leia Daniel 9:2. Daniel está falando da destruição futura do templo de Jerusalém pelo Império Romano? (Não. Lembre que os Babilônios destruíram o templo (O templo de Salomão) a primeira vez – que foi como Daniel estava no cativeiro na Babilônia.
C. Leia Jeremias 25:12 e 29:10-11. Esta é a profecia dos "70 anos" à qual Daniel se refere em Daniel 9:2. Que "esperança" Jeremias 29:11 está oferecendo? (Deus tinha dado a Daniel (e outros que liam a Palavra de Deus) uma esperança para o futuro, dizendo-lhes que o templo seria reconstruído e o povo poderia retornar após um período de 70 anos de cativeiro.)
D. Imagine ter um filho ou filha que você sabe que viverá apenas 20 anos. Que tipo de atitude você teria acerca desta situação? (Você estaria triste sobre o futuro, mas tentaria deixar isto para trás e tentaria colocar o máximo de alegria possível dentro destes 20 anos. Penso que esta é a atitude de Daniel aqui. Ele sabe (a partir de Daniel 8) que o templo reconstruído será destruído no futuro. Mas, ele está ansioso para vê-lo reconstruído agora, para que o povo de Deus possa "desfrutá-lo" enquanto ainda o tem.
II. Oração na Crise
A. Leia Daniel 9:3. Diga-me o que Daniel está fazendo para que Deus o ouça. (Ele está fazendo várias coisas especiais: não está comendo (jejuando), está vestindo roupas desagradáveis (pano de saco) implorando e colocando sujeira (cinzas) sobre seu corpo.)
1. Por que? É mais provável que Deus responda se suplicarmos, não comermos, se usarmos roupas rústicas e colocarmos cinzas sobre nós mesmos?
2. Deus responderá às nossas orações se fizermos isso, mas não responderá se não fizermos? (À primeira vista, isto parece endereçado a um Deus primitivo e é orientado às obras. Contudo, conforme lemos, veremos que Daniel queria que Deus entendesse que ele estava realmente triste pelos seus pecados. Estas "coisas" que Daniel estava fazendo demonstravam humilhação e esvaziamento de si mesmo. Penso que este era o ponto com Deus. Ele não está fazendo isto para que Deus o ouça, está fazendo para mostrar que não há arrogância aqui.)
B. Leia Daniel 9:4-7, 11. Por que aconteceram coisas ruins ao povo? (A referencia de Daniel no verso 11 é para Deuteronômio essencialmente diz ao seu povo "Vocês tem uma escolha – Me obedecerem e serem abençoados ou Me desobedecerem e serem amaldiçoados." Os cristãos parecem ter perdido esta mensagem na crença (apropriada) de que nem todas as coisas ruins que acontecem com você é por causa do pecado. Temos que voltar para o "caminho central", dizendo que muitas das coisas ruins que acontecem conosco É por causa do nosso pecado.)
1. Daniel, conforme aprendemos, havia sido uma pessoa fiel. Por que ele se incluiu na sua confissão do pecado?
2. Leia Daniel 9:17-19. Daniel está confessando o pecado de outros. Ele pode fazer isto? Deus permite que confessemos os pecados dos outros? (Há algo acontecendo aqui que eu não compreendo. Daniel se inclui no grupo dos desobedientes, embora eu duvide que ele fosse desobediente nesta área. Ele também procura confessar o pecado de outros – uma coisa que vemos em outros lugares na Bíblia. Veja em Jó 1:5. Parecia que Jó tinha estado confessando os pecados de seus filhos depois das "festas" deles. No Novo Testamento, considere o que I João 5:16 diz a respeito da idéia de orar pelo pecado de outros. Logicamente não faz sentido para mim eu confessar o pecado de outros. Porém eu oro pelo perdão dos pecados dos meus filhos por causa destes textos.)
III. A Resposta
A. Leia Daniel 9:20-23. Diga-me, por quanto tempo você acha que Daniel esteve orando? Seja o tempo que for, a Bíblia diz claramente que Gabriel viajou do céu à terra neste período de tempo. Será que Deus aprendeu a viajar mais rápido do que a velocidade da luz? (Existem teorias científicas que apóiam a "viagem no tempo", e eu creio que Deus é o autor delas. É por isso que Deus diz que Ele está acima do tempo. Salmos 90:4, II Pedro 3:8, Apocalipse 1:4)
1. Você acha que da próxima vez que você orar, você vai jejuar, usar roupas rústicas, e jogar sujeira sobre si? (O que quer que pensemos sobre os "auxílios" de Daniel à oração, não podemos discutir com os resultados!)
B. Leia Daniel 9:24-25. Que pergunta Daniel tinha para Deus? Como isto é uma resposta a esta pergunta? (Daniel estava orando pelo final do cativeiro do povo de Deus e pela restauração do templo. Nós discutimos na semana passada que a restauração do templo era crucial para os judeus para o perdão dos pecados. Deus, do seu jeito natural de fazer mais do que pedimos, dá a Daniel uma visão a respeito da resposta final ao pecado – Jesus.)
1. Na semana passada destaquei uma diferença de opinião entre os cristãos quanto ao significado dos 2300 dias de Daniel 8:11-14. Contudo, com relação à profecia de Daniel 9:24-27, creio que existe uma concordância geral com relação aos pontos principais. Então, vamos explorar esta profecia!
2. O que você acha que são os "Setenta 'setes'" (N.T. – De acordo com a versão usada pelo autor)? (Outras traduções dizem "semanas", em vez de "setes". Tanto a definição de Strong quanto a de Brown-Driver-Briggs da palavra hebraica "shabuwa", que é traduzida como "semanas" ou "setes" indicam que isto significa um período de 7 dias ou 7 anos. Notei ainda que a Revised Standard Version realmente incorpora esta idéia traduzindo o texto assim: "Setenta semanas de anos...")
3. O que o verso 24 diz que vai acontecer durante estas "Setenta semanas" – 490 anos? (Isto envolve tanto os judeus quanto Jerusalém. Envolve o término do pecado e da transgressão e a expiação pelo pecado. Isto traz a "justiça eterna".)
4. Quem é o "Ungido" do verso 25? (Quando juntamos os versos 24 e 25, tem um quadro do "Ungido", que acaba com o pecado através da expiação por ele. Isto só pode apontar para Jesus, o Messias!)
5. Qual é a época da vinda de Jesus? (O Verso 25 nos fala de 7 semanas mais 62 semanas. Isto dá um total de 69 semanas ou 483 anos proféticos. Este período começa a contar a partir do decreto para restaurar Jerusalém. O Decreto de Artaxerxes para reconstruir a cidade e o templo (Esdras 7:11-28) aconteceu em 458/457 A.C. Se você acrescentar 483 anos a esta data, chegará ao ano 27 A.D.)
a. O que aconteceu no ano 27 A.D.? (Jesus foi batizado por João Batista. Veja Lucas 3:21-23.)
C. Leia Daniel 9:26-27. Estas 62 semanas se encaixam na época da morte de Jesus? (Não – uma vez que obviamente elas vêm antes das 69 semanas que acabamos de discutir.)
1. Que resposta você tem para este aparente conflito? (O texto diz "depois"de 62 semanas. Ele não usa estas semanas para datar a morte de Jesus.)
2. O que você acha que o verso 27 quer dizer quando fala que no meio de um "sete" "Ele" fará cessar o sacrifício e as ofertas? (Metade de sete é 3,5. O Ministério de Jesus durou 3 anos e meio.)
D. Você já se perguntou, "Será que Jesus era realmente Deus?" "Será que Ele era realmente o Messias enviado por Deus?"
1. Se já fez isso, o que esta profecia de Daniel nos ensina? (Três das principais religiões do mundo, Judaísmo, Islamismo e Cristianismo aceitam a natureza inspirada do Antigo Testamento. Esta profecia das 70 semanas de Daniel 9 aponta claramente para Jesus como nosso Messias e nosso Senhor. Ele é quem "cumpriu" o serviço sacrifical do templo. Ele é quem venceu o pecado através de Sua vida e morte.)
E. Amigo, e você? Está disposto a reconhecer Jesus como teu Senhor e Salvador? Está disposto a aceitar que Ele é a única resposta para nossa vida pecaminosa? A profecia dada a Daniel nos dá grande confiança de que Jesus é verdadeiramente o Messias. Ele veio exatamente quando Deus disse a Daniel que Ele viria!
IV. Próxima Semana: O Dia Escatológico da Expiação
=============================== Copr. 2002, Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da New International Version (NIV), copr. 1973, 1978, 1984 da Sociedade Bíblica Internacional, a menos que indicado de outra forma. Citações da NIV são usadas com permissão da Zondervan Bible Publishers. As respostas sugestivas são encontradas entre parênteses . O comentário assume que o professor está usando um quadro-negro ou algum outro auxílio visual. ===============================
Nenhum comentário:
Postar um comentário