sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Grandes Profecias Apocalípticas - Lição 06

O Dia Escatológico da Expiação (Hebreus 9)

Introdução: Sabemos, a partir do relato dos evangelhos, a respeito de algumas das coisas maravilhosas que Jesus fez por nós enquanto viveu aqui na terra. Agora que está de volta no céu, será que Ele está de férias? Estará Ele tirando um bem merecido descanso? Estará simplesmente olhando para ver se aproveitamos o sacrifício que Ele fez por nós? Nossa lição hoje abre as cortinas das janelas do céu e nos dá um vislumbre do que Jesus está fazendo por nós agora. Vamos pular para dentro do nosso estudo!

I. O Modelo

A. Leia Êxodo 24:15-16. Por que Moisés está nesta montanha? (Leia Êxodo 24:12. Deus está lhe dando os Dez Mandamentos e outras instruções para o povo.)

1. Quando Deus veio a Moisés? (No sétimo dia.)

a. Isto é importante? (Sim. O Quarto Mandamento separa o sétimo dia como um período para que nos acheguemos mais próximo de Deus. Este texto reforça a idéia de um "tempo especial" para Deus.)

b. Existe algum significado no fato de Moisés ter se aproximado de Deus sozinho? (Temos o simbolismo de Moisés sendo um tipo de intercessor pelo povo diante de Deus.)

B. Em Êxodo 25:1-7, aprendemos que a primeira coisa que Deus fala a Moisés é com respeito a recolher uma oferta! Vamos continuar lendo: Êxodo 25:8-9. Qual é o propósito de recolher esta oferta? (Construir um santuário, um templo, para que Deus possa habitar com o Seu povo.)

1. Quem é o arquiteto deste templo? (Deus tinha um modelo exato, que deu a Moisés.)

C. Leia Hebreus 8:5. De onde Deus tirou os planos para o templo que Moisés construiu no deserto com as ofertas do povo? (Descobrimos que o que eles construíram é um modelo do templo verdadeiro no céu! Você quer ter um vislumbre do céu? Então estude o santuário/templo que Moisés construiu aqui na terra.)

1. Por que Deus quer que o templo na terra pareça com o do céu? (Aparentemente Ele estava ensinando ensinado uma lição para o Seu povo. Focalizaremos esta lição em seguida.)

II. A Lição

A. Leia Hebreus 9:1-7. O que acontecia no templo que Moisés construiu? Qual era o seu propósito? (Sacerdotes administravam os sacrifícios diários pelos pecados do povo. Este sistema de sacrifícios era o método pelo qual os pecados do povo eram transferidos deles para o templo. No Dia da Expiação (que é o evento que ocorria "uma vez por ano", descrito no versículo 7), o templo era completamente limpo dos pecados do povo através da transferência dos pecados para o "bode expiatório". Você poderá ler mais a este respeito em Levítico 16.)

1. Note que em Hebreus 9:1 isto é chamado de "primeiro pacto" (ou "primeira aliança"). O que isto sugere? Que existe uma outra edição, uma versão mais evoluída, um modelo melhorado!)

B. Leia Hebreus 9:8-10. Qual era a razão para o Espírito de Deus dar a Moisés o modelo para o templo na terra e todo o sistema sacrifical? (O verso 9 nos diz que isto era uma ilustração. Era uma simulação de alguma outra coisa.)

1. Existe alguma deficiência no "primeiro pacto"? (Embora Levítico 16 ns fale a respeito da transferência do pecado, Hebreus 9:8 diz que "o caminho do santuário não está descoberto". Penso que isto significa que a ilustração do templo na terra ainda não estava completamente revelada pela realidade da vinda de Jesus e do templo no céu.)

2. O que é o "tempo de reforma", que se refere o versículo 10?

C. Vamos continuar lendo. Leia Hebreus 9:11-12. O que o santuário construído por Moisés e o sistema sacrifical ilustram? (Eles nos dão uma com,preensão daquilo que está acontecendo no céu.)

1. Como o templo celestial e o sistema sacrifical no céu são diferentes?

a. Isto é o "tempo de reforma"? (Isto responde uma série de perguntas que eu estava fazendo anteriormente. O templo na terra, seu sistema sacrifical, seu Dia da Expiação, eram todos uma ilustração imperfeita de Jesus, como nosso sacrifício e nosso Sumo Sacerdote, Verdadeiramente eliminando nossos pecados.)

D. Leia Hebreus 9:13-14. Como nossos pecados são perdoados agora? (Jesus morreu uma vez pelos nossos pecados.)

E. Leia Hebreus 9:15? O que é o "novo pacto"? É a mesma coisa que o "tempo de reforma"? (Esta é mais uma confirmação de que Jesus é aquele sobre quem todo o sistema sacrifical girava. Ele não apenas era o sacrifício, Ele também é o Sumo sacerdote intercedendo por nós. Ele não precisa ficar se sacrificando continuamente. Ele morreu uma vez, e isto purificou os pecados daqueles que se arrependem e colocam-se na dependência de Sua morte sacrifical.)

1. Leia Hebreus 9:24-26. Como o novo pacto é melhor do que o antigo pacto? (A obra do novo pacto acontece no santuário celestial.)

III. Dia da Expiação

A. Se você ler Levítico 16 descobrirá, como mencionado acima, que o sistema sacrifical para os israelitas culminava no Dia da Expiação, quando todos os pecados do povo que tinham se acumulado no templo eram limpos. Vamos voltar e pegar dois versos em Hebreus 9 que nós pulamos. Leia Hebreus 9:22-23. O que esta purificação que precisa acontecer tanto na cópia quanto no original? (Isto aponta para o Dia da Expiação.)

1. Existe um Dia da Expiação para o templo no céu?

2. Por que o templo no céu precisaria ser purificado do pecado?

B. Estivemos olhando as profecias de Daniel. Vamos voltar e olhar um texto que vimos a duas semanas atrás. Leia Daniel 8:14. A palavra "purificado" significa, de acordo com Vines, "tornar justo".'É possível que a visão de Daniel fosse a respeito do que o autor de Hebreus descreve (Hebreus 9:23) como a purificação do santuário? Seria este o Dia da Expiação no céu?

C. Leia Hebreus 9:26 novamente e vamos acrescentar o verso 27. Qual deveria ser a nossa reação a este evento?

1. Quando ocorre este evento? (Hebreus 9:26 diz "na consumação dos séculos".)

2. Este evento (o Dia da Expiação celestial) é parte do que? (O verso 27 sugere que ele é parte do juízo final. Assim, o Dia da expiação no céu é parte do juízo final que ocorre na consumação dos séculos.)

IV. O Retorno

A. Leia Hebreus9:28. Qual é o resultado do Dia da Expiação no céu? Assim como o Dia da Expiação purificava o acampamento (as pessoas e o templo) do pecado, da mesma forma o Dia da Expiação celestial resultará no povo de Deus e Seu templo celestial sendo purificados do pecado. O problema do pecado terá terminado e Jesus virá uma segunda vez para trazer salvação "aos que O esperam".)

B. Amigo, Jesus diz que Ele é nosso sacrifício e nosso Sumo Sacerdote no céu. Ele está intercedendo em nosso favor com Seu próprio sangue, assim como o Sumo Sacerdote intercedia no lugar Santíssimo do templo na terra em favor do povo. Você se arrependerá e aceitará Seu sacrifício? Você Lhe pedirá que interceda em teu favor no juízo final? Você será um daqueles que estarão aguardando pela Sua Segunda Vinda?

V. Próxima Semana: Mateus 24 - Jesus e as Profecias Apocalípticas

=============================== Copr. 2002, Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da New International Version (NIV), copr. 1973, 1978, 1984 da Sociedade Bíblica Internacional, a menos que indicado de outra forma. Citações da NIV são usadas com permissão da Zondervan Bible Publishers. As respostas sugestivas são encontradas entre parênteses . O comentário assume que o professor está usando um quadro-negro ou algum outro auxílio visual. ===============================

Nenhum comentário: