domingo, 7 de setembro de 2008

Reis e Crônicas: Rebelião e Reforma - Lição 07

Os Dias de Josafá (II Crônicas 17-20)

Introdução: Você se lembra do rei Asa? Ele acabou com todos os falsos deuses e até depôs a sua própria avó por causa da adoração imprópria aos falsos deuses! Deus lhe deu uma vitória gloriosa contra um exercito inimigo porque ele confiou em Deus. No final da sua vida, contudo, ele se afastou da fé da sua juventude. Parecia estar chateado com Deus porque Deus o repreendeu. A Bíblia sugere que o rei Asa morreu de uma doença no pé – uma doença para a qual ele não buscou a ajuda de Deus. Esta semana nosso estudo focalizará Josafá, o filho de Asa.

I. O Novo Rei

A. Leia II Crônicas 17:1-2. Com o que o rei Josafá está preocupado? (Com seus irmãos do norte, as dez tribos que ameaçavam Israel.)

1. Se esta fosse toda a informação disponível, você concluiria que Josafá confiava em Deus?

B. Leia II Crônicas 17:3-4. Que tipo de rei era Josafá? (O texto nos fala que ele era fiel – pelo menos nos primeiros anos.)

1. Esta idéia de cair na fé nos anos mais avançados é algo que temos visto repetidamente com estes reis. A “turma acima dos 40” deveria se preocupar?

2. O verso 3 tem uma afirmação nova. Ele fala que o rei Josafá não “buscou” os Baalins. O que isto sugere acerca dos outros reis que seguiam a Baal? (Que eles recebiam instruções para suas vidas destes falsos deuses.)

a. Uma vez que estes deuses não existem, de quem eram as instruções que estes reis estavam seguindo? (Eles estavam fazendo o que queriam fazer.)

(1) Isto é uma indicação de “adoração de ídolos” hoje – que quando tudo é falado e feito, você faz o que quer fazer?

(2) Este é um perigo real para a “turma acima dos 40”? Com a experiência vem a tendência de confiar em si mesmo?

C. Leia II Crônicas 17:5. Qual é o resultado da fidelidade de Josafá a Deus?

1. Você gostaria disto para a tua vida?

II. Josafá e o Projeto Bíblia

A. Leia II Crônicas 17:7-9. Que programa Josafá está instituindo em Judá? (Este é um Projeto Bíblia! Ele está promovendo o ensino da Bíblia e os estudos bíblicos no reino.)

1. O verso 6, que nós pulamos, nos fala que Josafá, como os bons reis antes dele, destruiu os ídolos e os falsos deuses. Ele também destruiu os lugares altos. Como Josafá é diferente de seus bons predecessores? (Ele não está satisfeito em destruir o mal na nação, mas promove ativamente um maior conhecimento do Deus verdadeiro.)

2. O que podemos aprender disto para a nossa própria vida? É suficiente simplesmente querermos eliminar o pecado de nossas vidas? Deveríamos também buscar preencher o “vazio do pecado”com um maior conhecimento de Deus?

a. Leia Mateus 12:43-45. O que você acha que esta pequena história significa? (Esta é uma história estranha. O ponto, contudo, parece ser que simplesmente limparmos as nossas mentes (chutando o mal para fora) não é bom o bastante. Precisamos preencher as nossas mentes com boas coisas. Se não preenchemos nossas mentes com o Espírito Santo e o conhecimento de Deus, o mal vai retornar.)

b. Você já viu isto em um novo crente? No princípio eles são quase fanáticos acerca do que não vão praticar. Então parece que rapidamente caem novamente em pecado. Como podemos ajudar este tipo de novo crente?

B. Leia II Crônicas 17:10. Voltamos a um velho tema para os reis que seguiram a Deus. O que Josafá experimentou em sua vida? (Paz. Amigo, quando segue a Deus, você tem paz.)

III. A Aventura de Acabe

A. Leia II Crônicas 18:1-3. O que você acha de fazer de Acabe um aliado teu? O que Salomão nos ensina acerca disto? (II Crônicas 21:6 nos fala que o filho de Josafá, Jeorão, casou-se com uma filha de Acabe. Jeorão seguiu os caminhos de Acabe. Isto me soa como uma grande má idéia. Uma idéia que levou seu filho a se perder.)

1. Existe uma conexão entre riqueza e honra na idade avançada e afastar-se de Deus?

2. Por que você acha que Acabe deu a Josafá uma recepção tão grandiosa? (Ele queria alguma coisa dele.)

a. O que Acabe queria? (Ele queria que Josafá o ajudasse a atacar a Ramote-Gileade. Os sírios haviam tomado esta cidade e Acabe a queria de volta.)

3. Nosso texto nos fala que Josafá estava ficando mais rico e mais honrado. Ele estava ficando mais sábio?

B. Leia II Crônicas 18:4. Isto restaura a tua confiança no rei Josafá?

1. Compare a atitude do jovem Josafá em II Crônicas 17:1 com esta atitude em relação ao norte. (O norte se torna de inimigo em irmão.)

2. O que você acha do rei Josafá primeiro prometer ajuda a Acabe e depois sugerir que consultassem a Deus? Esta é a ordem apropriada para a tomada de decisões?

C. Leia II Crônicas 18:5-6. Qual é o problema com estes 400 profetas? (Eles não são profetas de Deus.)

D. Leia II Crônicas 18:7-8. O que há de errado em pedir a opinião de Micaías, um profeta verdadeiro? (Ele nunca dá a Acabe a resposta que ele quer!)

1. É assim que você á com Deus? Você já disse “I realmente não quero descobrir a resposta da Bíblia para a minha pergunta porque posso não gostar dela?”

2. Nós rejeitamos os profetas porque não gostamos de seus conselhos?

E. Leia II Crônicas 18:9-11. O que o homem com chifres na cabeça diz sobre como será o futuro? Esta não é a resposta óbvia? Não é possível que quatrocentos profetas e um homem usando chifres estejam errados, certo?

1. Por que estes profetas (verso 11) ficam falando sobre o que o “Senhor” vai fazer? Estes não são profetas de Deus!

a. Qual é a lição aqui para nós? (Maus conselhos às vezes vêm vestidos como se fossem coisas boas. Apenas porque um profeta diz que está falando em nome de Deus não faz com que seja assim.)

F. Leia II Crônicas 18:12. Qual é a estratégia que Micaías, o profeta verdadeiro, deveria seguir? O que o aguardava?

1. Que paralelo você vê para o teu trabalho, tua vida? (Os teus colegas de trabalho, a tua família dizem, “Apenas faça o que todo mundo está fazendo. Não fique de fora, como um dedão machucado.)

2. Leia II Crônicas 18:13. Qual é a resposta do profeta verdadeiro a esta sugestão? (Não.)

G. Leia II Crônicas 18:14-15. Que tipo de resposta o profeta deu? O profeta verdadeiro fez exatamente o oposto do que ele deveria fazer? Foi isso que Deus disse? Ou ele, obviamente, estava sendo sarcástico?

1. Qual “rei”está falando no verso 15? (Josafá não conhece este profeta. Ele não seria capaz de falar de conversas anteriores com ele. Por outro lado, isto não se parece com algo que Acabe diria. Acabe queria que ele mentisse como os outros 400 profetas.)

H. Leia II Crônicas 18:16-17. Quem é o “mestre” de Israel? O que as palavras do profeta significam? (Acabe é o rei de Israel. Esta é uma profecia de que Acabe morrerá na batalha. Isto é confirmado nos versos 18-19.)

I. Vamos pular uma leitura bastante interessante nos próximos versos. Depois desta advertência, depois de consultar o verdadeiro profeta de Deus e receber uma resposta negativa, o rei Josafá decide ir para a batalha com Acabe assim mesmo. Leia II Crônicas 18:28-30.

1. O que você acha da estratégia de batalha dos “mocinhos”? (Se você alguma vez pensou que Josafá era um cara muito esperto, pode se desfazer desta noção agora mesmo. Acabe diz, “Vamos fazer isto. Vamos entrar na batalha juntos. Eu vou parecendo com um soldado comum e você vai com um alvo bem grande pintado na tua roupa.” Josafá responde, “Boa idéia.”)

2. O que você acha da estratégia de batalha dos “bandidos”? (Parece inteligente. Acabar com o cérebro da oposição (Se eles apenas soubessem.))

J. Leia II Crônicas 18:31-32. Amigo, você está contente em ler isto? Que lição há nisto para nós? (não precisamos der espertos, mas precisamos ser fiéis. Josafá não foi muito fiel aqui, mas Deus foi bondoso e o salvou assim mesmo.)

K. Leia II Crônicas 18:33-34. Quando a Bíblia diz que “alguém atirou a esmo com seu arco”, parece com falta de sorte. Isto foi falta de sorte para Acabe? (Não. O contexto que lemos mostra que isto não foi falta de sorte.)

1. Onde cérebro e coragem te levam se você é infiel a Deus? (No final, a lugar algum.)

IV. A Lição

A. Leia II Crônicas 19:1-2. Qual você acha que seja a resposta para a pergunta de Hanâni?

1. Como a tua vida responde a esta questão? Você vota em infiéis? Você se alia com os infiéis?

2. Como pode a ira de Deus estar sobre Josafá quando Deus acabara de salvar a sua vida?

3. Esta questão de aliar-se com infiéis é uma coisa que me incomoda constantemente em nosso trabalho de liberdade religiosa. Nossos “homens da liberdade religiosa” geralmente estão alinhados com os “infiéis” contra os “fiéis”.

B. Leia II Crônicas 20:2-4. Que lição Josafá aprendeu desta sua última experiência de combate? (Ele consulta primeiro ao Senhor!)

C. Se você tiver tempo, leia a maravilhosa oração de Josafá que se encontra nos versos 5-12. O Espírito Santo dá ao povo uma resposta, vamos lê-la em II Crônicas 20:15-17. Compare a estratégia de Deus com a estratégia do rei Acabe. (Deus diz “Apenas confiem em Mim, e Eu vou cuidar do problema.” Acabe disse, “Por que você não se veste com um grande alvo, para que ele possam te acertar?”)

1. Lemos no verso 3 que Josafá estava “alarmado” a princípio. Por que Deus diz a ele no verso 17 para não ter medo? (Por Deus se preocupa conosco e com o nosso bem-estar.)

2. II Crônicas 20:22 nos fala que Deus derrotou os invasores.

3. Amigo, a lição de vida importante em nosso estudo desta semana é para “confiarmos e obedecermos” por toda a nossa vida. Se obedecemos a Deus e confiamos nEle (em vez de confiarmos em nós mesmos), Ele estará conosco e nos erguerá. Você gostaria de entrar nesta área em que não existe medo?

V. Próxima Semana: Judá: de Jeorão até Joás

=============================== Copr. 2002, Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da New International Version (NIV), copr. 1973, 1978, 1984 da Sociedade Bíblica Internacional, a menos que indicado de outra forma. Citações da NIV são usadas com permissão da Zondervan Bible Publishers. As respostas sugestivas são encontradas entre parênteses . O comentário assume que o professor está usando um quadro-negro ou algum outro auxílio visual. ===============================

Nenhum comentário: