Apostasia no Norte (I Reis 16-19)
Introdução: Esta semana vamos voltar a algumas pessoas de quem você provavelmente já ouviu falar antes: Acabe, Elias e Jezabel. Antes de irmos a eles, vamos traçar rapidamente uma linha histórica a partir do final da lição da semana passada. Baasa era o rei de Israel (as dez tribos do Norte). Ele morreu e seu filho Ela assumiu. Ela foi morto por Zinri, um oficial do palácio que era responsável pelas carruagens. Zinri foi rei por uma semana, e então o exército se revoltou. O comandante do exército, Onri, tornou-se o rei. O filho de Onri foi Acabe. Vamos pular para o nosso estudo desta semana!
I. Sangue Ruim
A. I Reis 16 nos fala que os reis de Israel, de Baasa até Onri, todos eles fizeram mal aos olhos de Deus, adorando falsos deuses. Vamos ler o rodapé da vida de Onri em I Reis 16:25-26. Onri foi o pior até agora. Isto te surpreende? O pecado é progressivo através das gerações?
1. Note a declaração no verso 26, que ele “fizera Israel pecar”. Você acha que isto significa que ele forçou literalmente seus súditos a pecar? Ou ele os fez pecar por causa de sua influência?
2. Se você é um pai, que tipo de influência exerce sobre teus filhos? E a tua influência sobre os que trabalham com você? Teus vizinhos?
3. Que tipo de impacto a nossa cultura tem sobre nós? Nossos filhos? Nossa igreja?
a. Estamos convidando uma influencia maligna pelos filmes e programas de televisão que assistimos?
b. Ou podemos assistir essas coisas, sabermos que eles não são reais e, portanto, não sermos influenciados por elas? (Penso que tudo o que vemos e ouvimos tem alguma influência sobre nós.)
B. Leia I Reis 16:29-31. A Bíblia nos fala que Acabe, filho de Onri, foi o pior dos reis. É culpa dele? Veja o “sangue ruim” que ele herdou. Veja a longa linhagem de reis maus antes dele. Ele teve alguma chance?
1. Nós estudamos Jeroboão e a sua queda. Como Jeroboão e Acabe se comparam na questão do pecado? (Os pecados de Jeroboão eram triviais comparados aos de Acabe.)
II. Acabe
A. Continue olhando I Reis 16:31. Como você entende o verso 31? O fato do rei Acabe ter se casado com Jezabel é parte de sua maldade?
1. Nós discutimos a influência dos pais e a influência da cultura. Quanta influencia um cônjuge pode ter sobre a tua fé?
a. Por que?
2. Você consegue encontrar uma pista no verso 31 sobre o relacionamento entre a adoração a Baal e Jezabel? (Você notou o nome do pai de Jezabel? O nome dele tinha “Baal” nele. De acordo com Jamieson, Fausset e Brown, o pai dela havia matado o rei de Tiro, e assumido o seu trono. Seu pai também era sacerdote de Astarote. “Baal” é a palavra hebraica para “senhor” ou “mestre”. Portanto, pode se referir a um dentre vários falsos deuses. O “Baal de Tiro”, de acordo com Wycliffe, é Melkart, o principal deus de Tiro. Wycliffe nos fala que Jezabel era a sacerdotisa principal do Baal de Tiro. Portanto, Jezabel estava diretamente ligada, como líder na introdução da adoração a Baal em Israel.)
3. Notamos anteriormente que Acabe, de acordo com o verso 31, “considerava trivial cometer os pecados de Jeroboão”. O que você acha que isto quer dizer? Quer dizer que Acabe não se importava se estava pecando? Quer dizer que os pecados de Acabe eram muito maiores do que os pecados de Jeroboão? Quer dizer que Acabe intencionalmente “cometia grandes pecados – ele não estava satisfeito com os pecados triviais”?
B. Leia I Reis 16:32-33. Podemos deixar Deus com raiva? Podemos provocar a Deus?
1. Isto cria um quadro diferente do Deus que você está acostumado a ver?
a. “Provocar” a Deus é o mesmo que deixá-Lo com “raiva”? (Você pode provocar alguém sem que a vítima responda.)
2. É uma boa coisa para nós considerarmos se as nossas ações poderiam realmente deixar Deus com raiva? Que nós podemos provocar a Deus?
a. Você alguma vez já considerou como o teu pecado afeta a Deus? – ao contrário de pensar apenas como ele afeta você?
b. Leia Deuteronômio 11:16-17. Acabe deveria saber que uma seca estava vindo! Qual é o equivalente moderno de adorar falsos deuses?
c. Qual é o equivalente moderno (para aqueles que não são fazendeiros) de falta de chuva?
(1) Ou a idéia de deixar Deus com raiva é uma idéia do “Antigo Testamento”, que não é relevante hoje em dia?
d. Leia Marcos 3:4-5. Quem está com raiva aqui?
(1) A ira de Deus é realmente agonia acerca de nossos corações teimosos?
III. Elias
A. Leia I Reis 17:1. O que você acharia de uma missão dada por Deus para ir e condenar Acabe?
1. Note que Elias diz que não haverá chuva “senão segundo a minha palavra.” Ele não diz “senão segundo a palavra de Deus.” Elias está se excedendo? Que tipo de atitude da parte dele isto demonstra? Deveríamos concluir que Elias gostou da sua missão?
2. Você acha que dar esta mensagem a Acabe é perigoso? (Leia I Reis 18:7-9. Isto se passa após três anos de seca. Obadias é o responsável pelo palácio (18:3) e provavelmente conhece muito bem o rei Acabe. Ele está com medo de dar a Acabe a notícia de que tinha encontrado a Elias e que sabia onde ele estava. Se apenas mencionar o nome da pessoa e seu último paradeiro é perigoso, imagine quão perigoso é ser a própria a pessoa!)
B. Leia I Reis 18:1. Se você acha que a primeira advertência era perigosa, o que você acharia desta missão, depois de três anos de castigo? (Sabemos, pelo que acabamos de aprender com Obadias, que isto seria muito perigoso.)
C. É possível que Acabe tenha se esquecido de Elias? Obadias estava apenas preocupado em relembrar Acabe a respeito de Elias? (Leia I Reis 18:10-11. Acabe procurou até nos confins do mundo por Elias. Duvido que ele estava procurando por ele para lhe desejar um bom dia.)
1. Por que você acha que ele queria encontrar Elias? Seria para implorar para que ele mandasse chuva? (Não, eu penso que Acabe imaginava que, se ele matasse Elias, isto traria o fim da seca.)
D. Leia I Reis 18:16-18. Vamos continuar assumindo que isto era perigoso para Elias. Qual é a atitude de Elias em relação a Acabe? Ele parece com medo?
1. Qual é a atitude de Acabe? Parece que Acabe aprendeu a sua lição? (Parece que nenhum dos dois está disposto a ceder nem um centímetro. Elias não demonstra medo. Interessante, é que Elias menciona o pai de Acabe como parte do problema.)
IV. Demonstração no Monte Carmelo
A. Leia I Reis 18:19-20. Por que Acabe concordaria em reunir seus falsos profetas? Isto demonstra que ele realmente cria neles?
1. Como ele podia crer neles quando foram incapazes de trazer a chuva nos últimos três anos?
a. Acabe está simplesmente desesperado?
2. Por que Deus perderia tempo com Acabe? Acabe não estaria além do alcance da redenção?
B. Leia I Reis 18:21. Seria esta a razão porque Deus estaria “perdendo tempo” com Acabe? (Sim. Deus queria mostrar ao povo quem era o verdadeiro Deus.)
1. Qual é a condição espiritual do povo?
a. Eles realmente não estão certos de quem é o verdadeiro Deus?
b. Por que você acha que eles “não lhe responderam nada”? Como eles podem ficar sem falar nada, quando não chovia, exatamente como Elias havia falado, há três anos? (Obviamente, eles tiveram uma atitude de “esperar para ver”)
2. Vamos voltar um minuto. Você acha que Deus suspendeu a chuva para punir Acabe, ou para chamar a atenção do povo?
a. Esta é uma pergunta que deveríamos pelo menos fazer quando algo desagradável acontece na nossa vida?
C. Você provavelmente já conhece a história a respeito de Elias e o fogo. Se não conhece, então leia I Reis 18:22-41. Para aqueles que conhecem a história, vamos apenas revisar alguns tópicos importantes. Leia I Reis 18:27. Por que Elias zomba dos profetas de Baal? Isto mostra a mesma atitude que vimos em Elias quando ele disse que não haveria chuva “senão segundo a minha palavra”?
1. Deveríamos zombar daqueles que lideram alguma falsa adoração hoje?
2. Os descrentes freqüentemente têm uma atitude de “superioridade” com relação aos cristãos. Li um artigo no Washington Post há uns dois anos atrás que dizia que os cristãos geralmente são de pouca educação e podem ser facilmente dirigidos. Isto foi uma zombaria. Deveríamos aprender com Elias a zombar em resposta?
3. I Reis 18:32-35 reconta como Elias ordenou que o altar, a madeira e o sacrifício fossem encharcados com água. Por que ele ordenou isso? (Para que ninguém dissesse mais tarde que foi um truque.)
a. Pensei que eles estavam passando por uma seca. Como eles conseguiram esta água?
D. Leia I Reis 18:36-38. Elias precisava da água para mostrar que não era um truque? (Não. O fogo desceu do céu e queimou até mesmo as pedras e o pó!)
1. A reputação de Elias estava em jogo? (No verso 36 Elias diz que ele queria que o povo soubesse que Deus autorizou tudo isso.)
2. Quanto Deus de esforça para encorajar as pessoas a servi-Lo?
3. Você alguma vez já pensou que talvez Deus não estivesse sendo claro sobre o que Ele tinha em mente para você?
a. Se sim, o que esta história sugere?
b. Ou será que este “Deus bem óbvio” só existia no Antigo Testamento? (Se você diz que “sim”, então considere João 11:38-44.)
E. Leia I Reis 18:39. Este é o mesmo grupo que havia se recusado anteriormente e dizer qualquer coisa? (Sim.)
1. Eles entenderam o ponto? (Eles ficaram tão impressionados que gritaram e se prostraram.)
F. Leia I Reis 18:40-41. Eles não estão deixando escapar a pessoa errada? Por que Acabe consegue sair e ir comer? Por que ele não foi despachado, junto com todos os profetas de Baal? Por que a “pessoa responsável” consegue um passe livre aqui? (Se você olhar em I Reis 21:27-29, parece que Deus pensava que havia esperança para Acabe.)
G. Leia I Reis 18:42. O que Elias está fazendo? Isto é ioga? Você consegue encostar a testa nos joelhos? Se não, quantos de vocês conseguem fazer isso? (Tenho problemas para entender esta posição. Aparentemente, Elias está orando a Deus a respeito da chuva. Se alguém te falar que você tem que se ajoelhar na igreja para mostrar o respeito apropriado para com Deus, você precisa mostrar a esta pessoa este texto e dizer-lhe que ESTA é a forma de demonstrar o respeito apropriado.)
H. Deus vence. A chuva vem. Acabe volta para casa sem os 450 profetas de Baal. Posso ouvi-lo agora: “Querida, tenho boas e más notícias. As boas notícias são que nossa conta de comida vai diminuir consideravelmente (I Reis 18:19) e que está chovendo. A má notícia é que os 450 profetas não estão mais conosco.” Vamos ver como Jezabel reage. Leia I Reis 19:1-2. O que você pensa a respeito da lógica e da inteligência de Jezabel?
1. Coloque-se no lugar de Jezabel. O que você estaria pensando?
2. Você alguma vez já pensou que é mais forte do que Deus? Você alguma vês já se opôs à vontade de Deus? Você já disse alguma vez “Não me importa o que Deus quer, vou fazer aquilo que eu quero?”
I. Leia I Reis 19:3. O que Elias está pensando? O que você acha desta lógica?
1. Leia II Reis 2:11. Não é preciso dizer que esta é a maneira como Elias foi salvo de Jezabel. Algum tempo havia se passado. De qualquer forma, como é possível que alguém que tenha uma fé tão inconsistente seja transladado ao céu? Que esperança isto oferece a você?
J. Amigo, Deus é misericordioso conosco. Elias, depois de experimentar a mais poderosa prova da autoridade e do poder de Deus ficou com medo de outro ser humano. Isto é totalmente ilógico. De qualquer forma, como Elias foi um grande campeão de Deus, ele foi levado ao céu sem passar pela morte. Isto não te dá esperança quando você tiver medo, mesmo quando a lógica te diz que você não deveria temer?
Próxima Semana: Os Dias de Josafá
=============================== Copr. 2002, Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da New International Version (NIV), copr. 1973, 1978, 1984 da Sociedade Bíblica Internacional, a menos que indicado de outra forma. Citações da NIV são usadas com permissão da Zondervan Bible Publishers. As respostas sugestivas são encontradas entre parênteses . O comentário assume que o professor está usando um quadro-negro ou algum outro auxílio visual. ===============================
Nenhum comentário:
Postar um comentário