domingo, 7 de setembro de 2008

Reis e Crônicas: Rebelião e Reforma - Lição 08

Judá: de Jeorão até Joás (II Crônicas 21, 23, 24)

Introdução: Quanto você é influenciado pela atitude dos outros? Quanto você influencia os outros? Que tipo de influencia você exerce? Ela é boa ou má? Esta semana nosso estudo da Bíblia se volta para uma série de reis que parecem ter sido fortemente influenciados por outros. Vamos pular para dentro do estudo!

I. O Rei Jeorão e Sua Família

A. Leia II Crônicas 21:1, 6-7. Como os ancestrais de Jeorão e sua esposa afetaram a vida dele? (O texto sugere que a impiedade de Acabe teve uma influencia sobre Jeorão porque a sua esposa era filha de Acabe. Por outro lado, Parece que Deus poupou a Jeorão até este momento por causa de seu ancestral, o rei Davi.)

B. Leia II Crônicas 21:12-15. Elias escreve uma carta a Jeorão a respeito de seus pecados e seu futuro. O que está profetizado acontecer a Jeorão e à sua família por causa de seus pecados? (Sua família sofreria um “duro golpe”. Descobrimos em II Crônicas 21:17 que os filisteus levaram cativos as esposas e todos os filhos de Jeorão, exceto seu filho mais novo.)

C. Como nossas ações, direta e indiretamente, afetam a salvação de nossos filhos? E o bem estar de nossos filhos? (Afetamos nossos filhos tanto pela nossa influência quanto pelo nosso estilo de vida.)

1. Isto é justo?

D. Neste assunto, pule vários capítulos, até II Crônicas 25:3-4. Leia. Estamos somente dando uma olhada na história do rei Amazias, que estudaremos na próxima semana. O que quero que você considere é a afirmação acerca da punição dos filhos por causa dos pecados dos pais. Como você reconcilia o julgamento de Deus sobre as esposas e filhos de Jeorão, por causa de seus pecados, quando Deus parece ter uma política expressamente contra isto?

1. As regras de Deus são contrárias às Suas ações? (Penso que podemos descobrir uma regra consistente aqui. O texto de II Crônicas 25 se refere à morte como a punição pelo pecado de um parente. A morte, é claro, é final. Por outro lado, uma família freqüentemente sofre ou é abençoada como resultado das ações positivas ou negativas dos pais.)

2. Que lições espirituais você encontra nisto? (A morte aqui nesta terra não é final, do ponto de vista de Deus. Creio que isto nos ensina que ninguém pode se salvar ou se perder eternamente por causa dos pecados de seu pai ou sua mãe. Contudo, os pais podem ter uma enorme influência na vida espiritual e prática de seus filhos. Esta é uma consideração séria para os pais.)

E. Jeorão perde todos os seus filhos, exceto um. Você se sente triste por ele? Em II Crônicas 21:2-4 descobrimos que ele matou todos os seus irmãos (todos os filhos de Josafá). Isto é justiça?

1. Você notou que a vida é assim mesmo? Jeorão mata todos os filhos de seu pai, deixando apenas um (ele mesmo) e então perde todos os seus filhos, exceto um. (Penso que este é um princípio espiritual sério. Veja Eclesiastes 11:1.)

F. Leia II Crônicas 21:20. Com 40 anos de idade, Jeorão morre de uma “enfermidade nas entranhas”. Isto parece ser muito terrível. Note este adendo acerca da sua vida – “Morreu sem deixar de si saudades”. Outra tradução diz: “Ninguém ficou triste quando ele morreu.”

1. Você tem um chefe assim?

2. Um vizinho?

3. É possível que esta descrição se aplique a você? (Se sim, você precisa se arrepender urgentemente!)

II. A Rainha Atalia

A. Você se lembra que na semana passada aprendemos que o rei Josafá começou no caminho errado quando fez arranjos para que seu filho se casasse com a filha de Acabe e Jezabel? (II Cônicas 18:1) Esta filha era Atalia, e o filho, é claro, era Jeorão. Aprendemos, bem no começo deste estudo, que Atalia esteve no centro de tudo que levou Jeorão para o mal. (II Crônicas 21:6) De alguma forma, Atalia deu um jeito de evitar ser capturada pelos filisteus quando eles capturaram o restante das esposas de Jeorão. Você se lembra que o filho mais novo de Jeorão, Azazias, também conseguiu escapar de ser capturado (II Crônicas 21:17). Azazias se tornou um rei de Judá miserável. Sei reinado terminou depois de um ano, e sua ímpia mãe, Atalia, tomou seu lugar como rainha. Então ela tentou destruir todo o restante da família real de Judá. (Para vocês que são avós amorosos, seriam os netos dela que ela estava matando.) Um neto, ainda bebê, Joás, sobreviveu, sendo escondido no templo (aparentemente a igreja era o último ligar onde Atalia iria). Com este contexto, vamos continuar com o nosso estudo.

B. Leia II Crônicas 23:1-3. Joiada é o sacerdote. O que você acha de oficiais religiosos se envolverem com política? Isto é Bíblico?

C. Leia II Crônicas 23:4-7. Quem está no centro desta revolta contra a rainha Atalia? (Os sacerdotes e os levitas!)

1. Em que dia da semana isto está acontecendo? (Parece ser no sábado.)

D. Leia II Crônicas 23:8-11. A versão King James diz “Deus salve o Rei.” Adivinhe de onde os britânicos tiraram esta frase? (Infelizmente, a versão KJ comete um erro de tradução – deveria ser “Longa vida ao Rei.”)

1. O que você acha de derrubar um governo no sábado? Esta parece ser uma atividade apropriada? Especialmente para os líderes religiosos?

E. O novo rei Joás tinha sido escolhida e a rainha Atalia tinha sido morta. Leia II Crônicas 23:16-17. A nação parece ter dado uma forte guinada na direção de adoração ao Deus verdadeiro. Isto torna a revolução no sábado aceitável?

1. Há alguns anos atrás um colega que eu conhecia, e que era ativo politicamente, convidou-me para assistir a uma convenção do partido Republicano no sábado. Eu disse a ele, “não, eu ensino na minha classe bíblica neste dia e vou à igreja.” Ele me disse que era apropriado estar envolvido em atividades políticas no sábado, porque eu poderia ajudar a eleger candidatos contrários ao aborto a cargos públicos. Nem preciso dizer que eu não me convenci nem um pouco. O que você acha? Esta pequena história me mostra que eu estava errado?

III. Joás e Joiada

A. Leia II Crônicas 24:1-3. Quais são os problemas relacionados a ter uma criança de sete anos de idade no comando?

1. Ele estava realmente no comando? (Não. Joiada estava no comando.)

2. Como podemos saber que Joiada estava no comando? (Em vez do verso 2 dizer que Joás fez o que era reto todos os dias de sua vida, o texto diz que ele fez o que era reto por todos os dias da vida de Joiada. Ele também menciona que Joiada escolheu as esposas de Joás.)

B. Leia II Crônicas 24:4-6. Chegou um tempo no qual Joás assumiu o controle? (Parece que este tempo chegou. Porém, o momento que ele chegou não é claro. De acordo com II Reis 12:4-6, Joás tinha sido rei por 23 anos quando ele levantou este assunto pela segunda vez. Nesta época ele teria 30 anos de idade.)

C. Leia II Reis 12:6-8. Os sacerdotes não estavam cuidando de forma apropriada do dinheiro? (Parece que eles não estavam usando o dinheiro para restaurar o templo.)

1. Qual foi a solução do rei para este problema?

2. O que o texto quer dizer quando fala (verso 8) que os sacerdotes concordaram em não coletar mais dinheiro e concordaram em não restaurar o templo? Isto foi uma greve? (Não. Os sacerdotes não estavam fazendo o trabalho. Como resultado, eles não podiam mais coletar nenhum dinheiro para restaurar o templo. Além disso, tiveram que repassar o trabalho para outras pessoas.)

a. Há uma lição nisto para nós hoje, no trato com os líderes da igreja?

b. Qual é a solução apropriada se os oficiais da igreja não estão fazendo seu trabalho?

(1) O assunto deveria ser entregue a pessoas competentes naquela área?

(2) E sobre o assunto do dinheiro? Há uma lição aqui sobre dar dinheiro para a igreja?

D. Leia II reis 12:9-10. O que Joiada fez? (Uma caixa de coleta. Matthew Henry diz que eles nunca haviam coletado dinheiro desta forma antes. Ele sugere que a novidade fez que o sistema fosse bem sucedido.

1. Quanto tempo tem sido gasto na tua igreja para de descobrir novas formas de promover o evangelho e tomar conta das coisas da igreja?

2. Note que o secretário real e o sumo sacerdote contavam o dinheiro. Esta ;e uma prática importante para a tua igreja? (Sim. É importante manter controles “honestos”.)

E. Descobrimos que como resultado destas reformas o templo foi completamente restaurado.

F. Leia II Crônicas 24:15-16. Joiada morre com a idade avançada de 130 anos. Que impacto isto teve sobre o rei Joás? (Parece que ele era o mentor de Joás. Por causa de sua influência, o rei Joás obedecia a Deus. Ao mesmo tempo, depois que o rei Joás amadureceu, ele estava pressionando Joiada a fazer a coisa certa e restaurar o templo.)

G. Leis II Crônicas 24:17-18. Como pode um homem que insistiu para que o templo fosse restaurado, voltar-se para a adoração de falsos deuses depois que Joiada morreu? (A chave está no verso 17 – Joás ouviu aos oficiais. Ele era facilmente influenciável.)

H. Leia II Crônicas 24:20-22. Quem ordenou a morte do filho de Joiada? (Joás – o rei que tinha sido salvo da morte pela esposa de Joiada, que tinha sido colocado no trono pelos esforços de Joiada e que tinha sido guiado por Joiada. Eu concordo com as palavras finais de Zacarias!)

I. Joiada era um bom homem? (Sim.)

1. Deus o recompensou com uma vida longa por causa de sua fidelidade?

2. Zacarias, o filho de Joiada, era um homem bom? (Sim)

a. Deus o recompensou com uma vida longa por causa de sua fidelidade?

3. Como você explica isto?

J. II Crônicas 24:25 relata que o rei Joás foi severamente ferido em batalha e que seus próprios oficiais o mataram porque ele havia assassinado a Zacarias.

1. Ele obteve justiça?

K. Amigo, a história do rei Joás nos ensina a importância de não apenas aceitarmos os bons conselhos de conselheiros consagrados, mas realmente a tomarmos “posse” destes conselhos. Nossa influência é importante. Você vai decidir usá-la para o avanço da obra de Deus?

IV. Próxima Semana: O governo de Ezequias em Judá

=============================== Copr. 2002, Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da New International Version (NIV), copr. 1973, 1978, 1984 da Sociedade Bíblica Internacional, a menos que indicado de outra forma. Citações da NIV são usadas com permissão da Zondervan Bible Publishers. As respostas sugestivas são encontradas entre parênteses . O comentário assume que o professor está usando um quadro-negro ou algum outro auxílio visual. ===============================

Nenhum comentário: