O Governo de Ezequias em Judá (II Reis 16, II Crônicas 29-32)
Introdução: Você gostaria de sentir a excitação e a energia de um reavivamento espiritual? Gostaria de se alegrar e celebrar o que Deus tem feito por você? As influências familiares, ou outros membros da igreja estão de impedindo? Esta semana o nosso estudo é sobre um pai e seu filho. O filho é um rei que dirige seu povo para a reforma, reavivamento e a celebração da adoração a Deus em Judá, muito embora seu pai fosse a pior influência possível. Vamos mergulhar no nosso estudo!
I. Acaz
A. Leia II Reis 16:1-4. A Bíblia nos dá uma ilustração da extensão do mal realizado pelo rei Acaz. Qual você acha que foi o maior mal que ele fez? (Ele sacrificou seus filhos no fogo. Veja também II Crônicas 28:3.)
1. O que você acha que o rei Acaz esperava ganhar com este sacrifício de seus filhos? (Uma vida melhor.)
2. Lembra que Abraão estava querendo sacrificar seu filho Isaque? (Gênesis 22)? Qual é a diferença com relação ao que Acaz fez?
3. Você vê alguma ironia no ato de Acaz sacrificar seus filhos? (Sim! Deus abriu mão de seu Filho para que Ele morresse pelos nossos pecados. Como resultado, não temos que sacrificar nossos filhos. Deus estava simplesmente ilustrando para Abraão o que Ele pretendia fazer por nós. Deus não permite o sacrifício de crianças. Ele chama isto de pecado e “uma coisa abominável” (Jeremias 32:35). Quando Acaz sacrificou seus filhos em vez de confiar no verdadeiro Deus, matou seus filhos sem razão. Acaz poderia ter tido tanto as bênçãos de Deus quanto seus filhos ao mesmo tempo.)
4. Você conhece pessoas como Acaz, que sacrificam seus filhos desnecessariamente? (Assim é o aborto. Em vez de confiarem em Deus quanto ao futuro, matamos nossos filhos, crendo que isto fará, de alguma forma, nossas vidas melhores. Isto constitui tanto o maior ato de egoísmo quanto uma falta de fé em Deus.)
a. Existem exemplos menos extremos de sacrifício de crianças, sobre os quais podemos pensar? E as mães com filhos pequenos que trabalham fora de casa para poder pagar um carro novo? E os pais que nunca vêem seus filhos, porque estão empenhados em conseguir uma promoção? (Em quinze anos um carro novo será ferro-velho e os filhos estarão crescidos. Que troca! Me lembro de ficar aborrecido quando meus filhos tentavam falar comigo quando eu estava lendo o jornal. Depois eu tomava consciência e pensava comigo, “Qual é p problema com você? As notícias não são nada. Conversar com teus filhos é uma oportunidade muito importante e passageira!” Às vezes nós simplesmente não pensamos com clareza sobre estas coisas.)
B. Leia II Reis 16:5-6. Que dificuldade Acaz enfrentou? (Os reis de Israel e da Síria juntaram forças para atacar a Acaz. Eles tiveram algum sucesso, porque a Síria conseguiu tomar Elate.)
1. Como você acha que o rei Acaz se sentiu a respeito deste ataque, já que lemos que Israel e a Síria não puderam vence-lo? (Leia Isaías 7:2. Embora Acaz fosse capaz de retê-los, ele e seu povo ficaram apavorados com este ataque.)
C. Leia Isaías 7:3-7. Acaz e Judá tinham que se preocupar? Eles deviam se apavorar? (Deus disse a Acaz para não ter medo. Israel e Síria não iriam dividir o seu país.)
D. Leia II Reis 16:7-9. O que Acaz está oferecendo à Assíria em troca de sua ajuda contra Israel e Síria? (Ele está se oferecendo como servo da Assíria!)
1. Funcionou. O rei da Assíria matou o rei da Síria (II Reis 16:9) e terminou por destruir Israel e deportar o seu povo (II Reis 17:3-6). O que você acha deste trato entre Acaz e o rei da Assíria?
a. Como este plano de Acaz se compara com a sua decisão de sacrificar seus filhos? (É exatamente o mesmo conceito estúpido. Em vez de confiar em Deus para ajudá-lo, Acaz abre mão de seu reino em favor da Assíria. Se Acaz tivesse apenas se voltado para Deus e confiado nEle no tempo da angústia, poderia ter tanto seus filhos quanto seu reino.)
E. Leia II Reis 16:17-18. e II Crônicas 28:24. O que mais Acaz mudou por causa de sua decisão de se tornar um servo do rei da Assíria em troca de sua ajuda? (Ele modificou o templo e a sua adoração “por causa do rei da Assíria” até o ponto de que finalmente ele “fechou as portas da casa do Senhor”).
1. Você alguma vez já alterou a tua adoração por causa de teu patrão? Por causa de novos amigos? (A vida de Acaz é um relato muito triste de confiança nas coisas erradas nesta vida. Ele abriu mão de seus filhos, seu reino e sua adoração sem qualquer razão. Se somente tivesse confiado em Deus, ele poderia ter todos eles!)
II. Ezequias
A. Leia II Crônicas 29:1-2. Ezequias é um filho de Acaz que conseguiu evitar o fogo. Ele se tornou o rei de Judá. Que tipo de reino você acha que o rei Ezequias herdou? (O reino estava uma bagunça. Deuses pagãos estavam instalados em cada canto de Jerusalém (II Crônicas 28:24). O país estava sob o domínio dos Assírios.)
1. Quando o mal parece ter controle de tudo ao teu redor, o que você faz? Você simplesmente “vai em frente?” “Segue a corrente?”
B. Vamos ler o que Ezequias fez. Leia II Crônicas 29:3-11. Quanto tempo Ezequias esperou para começar a mudar o atual estado maligno das coisas? (Ele começou a mudar imediatamente!)
1. Por que ele estava tão motivado a mudar tudo o que estava à sua volta? (A razão porque o país estava uma confusão, o mal estava espalhado e os vizinhos se alternavam entre sentir pena deles e rir deles, era que eles tinham se afastado de Deus.)
C. Vamos pular para II Crônicas 30:1-4. Com que velocidade Ezequias estava implementando suas reformas? (Ele estava implementando tão rapidamente que estava à frente do povo e dos sacerdotes.)
1. É assim que deveria ser a reforma em nossas igrejas? Os líderes deveriam esperar até que o povo os alcançasse? Ou eles deveriam correr na frente do povo?
2. Note que a Páscoa está sendo celebrada. Por que você acha que Ezequias escolheu a celebração da Páscoa como a sua próxima reforma depois de ter colocado o templo em operação novamente? (Você se lembra que o rei Jeroboão decidiu estabelecer a “adoração do bezerro de ouro” anunciando “eis aqui teus deuses, ó Israel, que te fizeram subir da terra do Egito.” (I Reis 12:28). Ser salvo da escravidão do Egito era o evento historicamente mais importante para o judeu comum. A versão de Deuteronômio dos Dez Mandamentos (Deuteronômio 5:12-15) liga explicitamente a adoração semanal a Deus ao êxodo do Egito. Uma vez que a Páscoa era a celebração da obra de Deus na salvação de Seu povo da escravidão, Ezequias era um homem dos “primeiros princípios”. Ele buscou restaurar rapidamente os princípios da adoração – dando crédito ao verdadeiro Deus dos Céu por este importante evento.)
3. O que você vê nos reformadores de hoje? Eles estão focalizados nos “primeiros princípios”? Ou estão obcecados com pontos teológicos obscuros e controversos?
D. Leia II Crônicas 30:18-20. Aprendemos nos primeiros versos deste capítulo que Ezequias não podia celebrar a Páscoa na data correta por razões práticas. Aprendemos aqui que muitas pessoas “impuras” comeram a Páscoa de forma imprópria por outras razões práticas. Que lição teológica você tira disto? (A chave para uma visão apropriada de todos estas questões é encontrada no verso 19: “disp[ondo] o seu coração para buscar a Deus”. Amigo, não deveríamos ignorar as regras de Deus, como fizeram os predecessores de Ezequias. Mas o ensino deste texto é que nossa preocupação principal é com a atitude dos nossos corações. A atitude á muito mais importante do que quaisquer detalhes.)
1. Nossa lição (sexta-feira) se refere a esta situação como “emergência” (“emergências devem ser enfrentadas”). Você concorda? (A única emergência era que o povo tinha estado ignorando a Deus por um tempo muito longo. Se isto fosse uma emergência, então cada pecador constitui uma emergência. O princípio teológico apresentado aqui não deveria ser enfraquecido pela rotulagem como uma “emergência”)
E. Leia II Crônicas 30:21 e 26-27. Vamos entender isto corretamente. Este grupo de pessoas impuras, reunindo-se na época errada não estavam suspirando a chorando pelos seus pecados e falhas (os quais eram óbvios). Em vez disto, passaram sete dias celebrando e se alegrando com cânticos e “instrumentos de louvor” (A versão Almeida diz “instrumentos fortemente retinintes”). A julgar por algumas coisas que leio hoje em dia, Deus certamente deve ter ficado ofendido! É isso o que a Bíblia diz? (Ao contrário do que alguns que se denominam reformadores dizem hoje em dia, a Bíblia nos fala que Deus ouviu as suas orações e suas bênçãos em Sua habitação no céu!)
F. Leia II Crônicas 30:23. O povo não se satisfazia em celebrar e louvar ao seu Deus. Eles resolveram continuar a faze-lo por mais sete dias. E o teu culto na igreja? As pessoas estão se recusando a sair ao término da adoração? Elas estão correndo de volta para ter mais? A tua congregação concorda em passar mais uma hora na adoração porque tiveram momentos tão grandiosos de louvor e adoração a Deus com seus instrumentos de louvor?
1. É possível que você precise de um Ezequias na tua igreja?
2. É possível que, do ponto de vista prático, as portas da tua igreja estejam “fechadas” porque o culto é morto e tedioso?
G. Vamos dar uma volta e descobrir se toda esta adoração a Deus era uma coisa genuína ou apenas superficial. Leia II Crônicas 32:1,9-13. Qual é a resposta a estas perguntas – sobre onde estava a confiança de Ezequias? (No grande Deus do Céu.)
1. E a pergunta do verso 13? – Algum outro deus teria impedido os Assírios?
2. O Deus do Céu já tinha impedido os Assírios antes? (Ele não os havia impedido de derrotar Israel antes, nem de colocar Acaz (o pai de Ezequias) sob a autoridade dos Assírios.)
a. Por que as pessoas deveriam pensar que as coisas seriam diferentes agora? Esta era a questão que o rei Senaqueribe da Assíria queria saber. Qual é a tua resposta? (Os corações do povo haviam se voltado para Deus. Eles se alegraram na celebração deste novo relacionamento.)
H. Leia II Crônicas 32:20-21. A experiência religiosa do povo era uma coisa genuína ou apenas superficial? Quando uma crise na qual a própria existência da nação estava em jogo, o que Deus fez em resposta a suas orações?
I. Amigo, Deus te chama hoje a considerar os “primeiros princípios” da religião. Em vez de ficar absorto com os detalhes, considere o estado do teu coração. Você já experimentou a conversão de coração que te leva a se regozijar e a celebrar o que Deus tem feito e continua a fazer por você? E os membros da tua igreja? Eles vêm à igreja para se alegrar e louvar? Se não, é o momento para que você, como Ezequias, “abra” as portas da tua igreja para a verdadeira adoração a Deus?
III. Próxima Semana: Enquanto Isso, no Norte...
=============================== Copr. 2002, Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da New International Version (NIV), copr. 1973, 1978, 1984 da Sociedade Bíblica Internacional, a menos que indicado de outra forma. Citações da NIV são usadas com permissão da Zondervan Bible Publishers. As respostas sugestivas são encontradas entre parênteses . O comentário assume que o professor está usando um quadro-negro ou algum outro auxílio visual. ===============================
Nenhum comentário:
Postar um comentário