domingo, 7 de setembro de 2008

Reis e Crônicas: Rebelião e Reforma - Lição 10

Enquanto Isso, no Norte... (I Reis 21, II Reis 9)

Introdução: Esta semana trazemos o rei Acabe de volta à vida! Falando sério, a última coisa que vimos de Acabe foi quando ele pediu para o rei Josafá de Judá para ser seu aliado na batalha de Ramote-Gileade. De forma esperta, Acabe sugeriu que Josafá se vestisse como um alvo, enquanto Acabe foi disfarçado como um soldado comum. (Veja II Crônicas 18:29) Josafá, revelando alguma falha de sua inteligência, aceitou. Pela graça de Deus ele sobreviveu, mas Acabe morreu na batalha. Esta semana vamos voltar as páginas sobre a vida de Acabe para vermos o que podemos aprender de seus primeiros dias. Vamos mergulhar no nosso estudo!

I. Acabe, o Jardineiro Emburrado

A. Leia I Reis 21:1-2. O que você acha da proposta de negócios que o rei Acabe fez a Nabote? (Eu não sou fazendeiro, mas me parece incomum transformar um vinhedo em uma horta. Meu entendimento é que um vinhedo é como um pomar de maçãs. Requer muitos anos de crescimento e cuidados para conseguir frutos apropriados.)

B. Leia I Reis 21:3. O que você acha da resposta de Nabote? Ela parece ser razoável? (É uma resposta sentimental em vez de uma resposta de negócios. O rei está lhe oferecendo um vinhedo melhor ou dinheiro. Nebote diz, “Tem estado há anos com a minha família.” Nabote também pode ter se oposto por razões religiosas. Veja Números 36:5-9)

1. O que o fato de Nabote estar disposto a dar esta reposta nos fala sobre Acabe? (Poderia ser que Acabe não tinha uma reputação de “matador” entre o seu povo. Nabote se sente à vontade para recusar esta razoável oferta de negócios. Por outro lado, se Nabote está motivado por sua convicção religiosa, ele pode não se importar.)

C. Leia I Reis 21:4. Que visão este texto nos dá sobre o caráter de Acabe? (Ele era muito imaturo e egoísta.)

II. Jezabel, a Esposa Ardilosa

A. Leia I Reis 21:5-7. não é ótimo ter uma esposa amorosa e ajudadora? Uma que te alegra quando você está triste? Uma que te ajuda quando você está tendo problemas?

1. Quando Acabe relatou a resposta de Nabote à sua oferta de negócios, ele contou toda a verdade a Jezabel? (Não. Ele só disse que Nabote havia recusado, sem explicar a razão.)

B. Leia I Reis 21:8-10. Você deixa a tua esposa assinar os teus cheques?

1. O texto está dizendo claramente que Acabe não tomou parte neste plano. Por que Jezabel fez isto por si mesma? Por que não dizer a Acabe, “Eu vou conseguir a vinha para você, aqui está o meu plano”?

2. Por que Jezabel traçou este plano? Uma vez que a vinha era próxima, por que não mandar um soldado durante a noite para cortar a garganta de Nabote? Por que envolver todas estas outras pessoas em uma injustiça óbvia? Por que não um plano simples, direto?

3. A quem se pretendia enganar com este plano? (Há não muito tempo atrás, estudamos o livro de Amós. Os capítulos 4 e 5 daquele livro descrevem como os ricos e poderosos corromperam o sistema judicial para oprimir e roubar aos pobres. Talvez Jezabel pensasse que era importante ter esta aparência de conformidade.)

4. E você? Você está mais preocupado com a aparência das coisas do que como elas realmente são?

C. Vamos olhar esta carta mais detalhadamente.

1. Por que Jezabel disse aos líderes para proclamarem um jejum? (Ela queria que parecesse que algum tipo de juízo ameaçava a cidade. Eles poderiam evitar o juízo através do jejum. O jejum estava geralmente ligado à confissão de pecados. (Veja I Samuel 7:6) Se o povo estava preocupado a respeito de Deus, seria levado a pensar que livrar-se de Nabote era importante para eliminar qualquer juízo que estivesse sobre a sua cidade por causa do pecado dele. Se estavam preocupados com Deus, ficariam felizes em se livrar de Nabote, para que pudessem começar a comer novamente.

2. Há alguma verdade nas acusações contra Nabote? (I Reis 21:7 revela que Jezabel pensava que Nabote estava desonrando o rei pela recusa à sua oferta.)

D. Esta não seria uma falha no plano de Jezabel? Nabote não queria vender porque a terra tinha sido propriedade de sua família. Isto sugere que ele tinha filhos que herdariam esta terra. Apenas porque Nabote estava morto, isto não significa que Acabe teria a sua vinha. Certo? (Agora vemos qual é provavelmente a razão principal para o julgamento. Se você ler II Reis 9:26 verá que os filhos de Nabote também foram executados ao mesmo tempo. Deuteronômio 13:6-18 sugere que a penalidade por blasfêmia é não apenas a morte, mas a perda da propriedade. Isto explica a razão para acusar Nabote de traição E blasfêmia. Note que Deuteronômio não diz que o rei (ou qualquer outra pessoa) tinha direito sobre a propriedade do blasfemador. Em vez disso, ela deveria ser queimada. Uma vez que o sistema judicial estava tão pervertido, duvido que este detalhe teria parado a Jezabel.)

E. Leia I Reis 21:11-14. O que este plano nos fala sobre os anciãos e nobres daquela cidade? (Eles também eram corruptos.)

F. Leia I Reis 21:15-16. Por que Acabe não fez nenhuma pergunta? Nabote era um homem saudável há bem pouco tempo atrás, e agora ele está morto. (Acabe compreendeu a maneira que sua esposa resolvera o problema.)

G. A vida e a propriedade do “cidadão comum” eram seguras sob o reinado de Acabe e Jezabel?

1. O que poderia ser feito a respeito disso se você fosse um “cidadão comum” vivendo naquela época?

III. Entra Elias

A. Leia I Reis 21:17-19. Amigo, você se alegra porque Deus defende o “cidadão comum”?

B. Leia I Reis 21:20, primeira parte. Acabe tinha tido apanhado em flagrante com a propriedade roubada. O profeta de Deus o defronta com a caracterização correta do que aconteceu. Que tipo de resposta Acabe dá? (Ele chama Elias de “meu inimigo”. Isto reflete duas coisas que a imprensa popular faz para os cristãos hoje. Primeiro, responde à lógica com xingamentos. Segundo, os xingamentos sugerem que é tudo culpa de Elias – Estas acusações só são levantadas contra Acabe porque Elias não gosta dele! Hoje eles diriam, “Já me achaste, ó agente da direita religiosa!”)

C. Leia I Reis 21:20, segunda parte. Elias é silenciado pelos xingamentos de Acabe? Há uma mensagem nisto para nós hoje?

D. Leia I Reis 21:21-23. Deus diz (verso 22) que Ele ficou irado por causa do plano de Jezabel. Como você reage a isto? Você fica alegre porque alguém em posição de força vai fazer algo para endireitar as coisas? Fica alegre porque Deus se ira com a injustiça? Você fica igualmente alegre quando Deus fica irado com os teus pecados?

1. É possível que apenas os pecados “dos outros” estimulam uma resposta de Deus?

E. Leia I Reis 21:27. Considere a reação de Acabe àquelas palavras intolerantes e condenatórias de Elias!

1. Discuta se estamos indo muito longe ao promover hoje em dia um retrato de um Deus que é sempre amoroso, nunca se ira e, é claro, é sempre apático e não-condenatório quando se trata da prática do mal.

2. Talvez a razão por que tão poucas pessoas “temem a Deus” hoje seja porque Ele á muito comumente retratado como um boneco, sempre consolador e amoroso, em vez de um Juiz do pecado e da justiça.

3. Elias não deveria estas preocupado com o fato de que seu trabalho era “dizer aos outros como viver”?

4. Leia I Reis 21:28-29. O que isto nos fala a respeito de Deus? (Que Ele é, de fato, perdoador!)

F. Devo confessar uma coisa aqui. Uma das principais razões pelas quais gosto de estudar e ensinar a Bíblia é que o plano de Deus faz muito sentido lógico para mim. Posso ver por que seguir os mandamentos de Deus estão de acordo com os meus melhores interesses. Não é difícil para mim compreender como o adultério é prejudicial para minha esposa, meus filhos e (não menos importante de tudo!) para mim. O problema com esta forma de pensar é que você vê cada decisão moral com base em como ela afetará a tua vida. Acabe pode ter empregado esta abordagem e decidido que não havia qualquer prejuízo para ele ao eliminar Nabote. Precisamos ter mais fortemente em mente aquilo que Deus pensa sobre as nossas decisões diárias.

IV. Jeú

A. II Reis 9 nos fala que Eliseu, por instrução de Deus, ungiu a Jeú rei de Israel. O problema era que Israel já tinha um rei. O nome deste rei era Jorão, que era um dos filhos do rei Acabe. Jeú então reúne um exército e marcha sobre o palácio do rei Jorão. Leia II Reis 9:19:20. Jorão envia um mensageiro e o mensageiro se une à causa de Jeú. Você poderia adivinhar o que está acontecendo?

1. Minha esposa diz que andar de carro comigo é uma experiência religiosa. Como Jeú conduzia o carro? (Aparentemente, ele dirigia como eu! :-))

B. Leia II Reis 9:21-22. O que impede que haja paz entre os dois? (A infidelidade de Jorão a Deus.)

1. Há algum tipo de paz na tua igreja que não vale a pena ter?

2. Como você distingue as controvérsias indevidas das controvérsias que importam?

C. Leia II Reis 9:23-26. Nosso amigo, Nabote, entra em cena postumamente. Por que? (A profecia de I Reis 21:28 se realizou.)

1. Qual é a lição a ser aprendida aqui? Deus poupa a Acabe, mas pune seu filho? Isto é justo? (Eu não creio que Jorão morreu por causa de Nabote. I Reis 21:28 mostra a misericórdia de Deus para com Acabe quando ele se arrependeu daquele pecado. II Reis 9:22 revela que Jorão morreu por seu próprio pecado em seguir os passos de sua mãe na idolatria e na feitiçaria.)

2. Esta lição pode encorajar indevidamente os agitadores da igreja a agitarem ainda mais! O que II Reis 9:25-26 nos ensina a respeito de quando deveríamos e quando não deveríamos nos levantar e lutar? (Você precisa de uma clara declaração do Senhor. A menos que Deus tenha ordenado claramente alguma coisa, deveríamos buscar a paz e não o conflito dentro da igreja.)

D. Amigo, vemos nesta lição que Deus tanto executa o juízo quanto demonstra misericórdia. Quando retrata Deus para outras pessoas, você mostra os dois lados de Deus? Ou você pinta um quadro desonesto, que mostra apenas o amor ou apenas os juízos?

V. Próxima Semana: Os Últimos Dias do Reino do Norte

=============================== Copr. 2002, Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da New International Version (NIV), copr. 1973, 1978, 1984 da Sociedade Bíblica Internacional, a menos que indicado de outra forma. Citações da NIV são usadas com permissão da Zondervan Bible Publishers. As respostas sugestivas são encontradas entre parênteses . O comentário assume que o professor está usando um quadro-negro ou algum outro auxílio visual. ===============================

Nenhum comentário: