Os Últimos Dias do Reino do Norte (II Reis 13 e 17)
Introdução: O tempo está acabando para o reino do Norte, que se chama Israel. O tempo também está acabando para Eliseu. Esta semana focalizamos estes “eventos finais” para Israel e Eliseu. Vamos mergulhar no nosso estudo!
I. Jeoacaz Reina
A. Leia II Reis 13:1-2. O que está errado com o governo do rei Jeoacaz?
1. Seu pai, Jeú, não era muito zeloso no combata à idolatria? (Veja II reis 9:22)
2. Leia II Reis 10:28-29,31. Por que Jeú seria tão contrário à adoração de Baal, mas toleraria a adoração aos bezerros? (O pecado nem sempre é lógico.)
a. Você já viu crentes que são muito preocupados com a lei de Deus em algumas áreas de suas vidas e completamente despreocupados com outras áreas igualmente importantes?
b. Você já viu cristãos que são determinados em “eliminar” certos pecados da igreja, enquanto que, ao mesmo tempo, demonstram outros pecados em suas vidas?
(1) Isto descreve você?
c. Que efeito a falha de Jeú em abandonar a adoração aos bezerros teve sobre seu filho, Jeoacaz? (O filho adotou os maus hábitos do pai, mas não seus bons hábitos!)
B. Leia II Reis 13:3-4. Vemos uma mudança no coração de Jeoacaz. Deus também mudou? (Não! Deus trouxe este problema sobre Jeoacaz para que ele se arrependesse. Deus não mudou Seu pensamento, Ele simplesmente ouviu o “pedido de ajuda” que esperava ouvir de Jeoacaz.)
C. Leia II Reis 13:5. Esta é a forma como o Senhor opera hoje? Ele te provê um “libertador”, quando você se encontra com problemas – mesmo que sejam problemas que você mesmo causou?
1. Qual é a chave para que Deus venha em teu socorro? (Arrepender-se e voltar-se para Deus.)
D. Leia II Reis 13:6-7. Jeoacaz continuou voltando-se para Deus? (Não)
1. Qual foi o resultado?
2. Qual era o poder que Israel tinha? (Quase nenhum! 50 cavaleiros e 10 carruagens além dos soldados a pé.)
II. Eliseu
A. Jeoacaz morre e seu ímpio filho, Jeoás, se torna rei. Leia II Reis 13:14. Em que condição física estava Eliseu? O que você acha? (Parece que ele estava tão mal de saúde que Jeoás foi levado às lágrimas.)
1. Se Eliseu é um homem velho e doente, como o rei Jeoás pode chamá-lo de “carro de Israel, e seus cavaleiros”?
a. Seria esta meramente uma referência ao fato de que, da última vez que ouvimos, Israel tinha apenas 50 cavaleiros e 10 carruagens? O poderio militar estava tão mal quanto Eliseu parecia estar? (Não creio que era isso que ele queria dizer. Mesmo este rei mau reconheceu que a obra de Deus através deste homem justo era o verdadeiro poder de Israel e não seu exército ou seu rei.)
b. Você tem a mesma percepção que teve este rei ímpio? Você reconhece que o verdadeiro poder na tua vida vem de Deus e não de teus próprios talentos, esforços ou trabalho duro?
B. Leia II Reis 13:15-16. Eis aqui uma boa idéia. O profeta, velho e doente, quer brincar com arco e flecha com o rei. O rei precisava praticar tiro ao alvo?
1. O que está acontecendo?
C. Leia II Reis 13:17-19. Este era um jogo de imaginação que o profeta estava jogando com o rei?
1. O que você acha que cada flecha significava? Como você sabe?
2. Note que Eliseu (verso 16) coloca suas mãos sobre as mãos do rei quando ele atira as flechas. Eliseu estava dando alguma força ou firmeza ao rei? (Divido disto, na condição de Eliseu. Podemos dizer, pela primeira flecha que isto era simbólico daquilo que Deus faria pelo Seu povo. As mãos do profeta sobre as mãos do rei mostram a parceria que Deus busca fazer conosco para fazermos a Sua vontade.)
3. Quem decidiu quantas flechas seriam atiradas naquele dia? (O rei.)
a. Qual é o simbolismo disto? (Que a cada flecha que era atirada, Israel venceria uma batalha contra seus inimigos.)
b. Qual é a lição prática nisto para nós?
c. Quanto controle o rei tinha sobre seu futuro? (Esta é uma lição poderosa. Deus encorajou, dirigiu e guiou através de Seu profeta, Eliseu. Mas, quando tudo havia sido dito e feito, a extensão do poder que o rei recebera de Deus estava em suas próprias mãos. Ele próprio decidiu quanto permitiria que Deus operasse através dele.)
(1) Isto é verdade hoje? A extensão do poder de Deus que está disponível para nós é uma questão de nossa própria decisão?
(2) Deus nos deixa decidir o quanto utilizaremos de Seu Espírito?
(3) Deus nos deixa decidir quantas batalhas venceremos na vida?
(4) Deus fica irado conosco (verso 19) quando não pedimos todo o poder e bênçãos que Ele tinha em mente para nós?
D. Leia II Reis 13:20a. Elias foi levado ao céu num carro de fogo. Eliseu morreu e foi colocado no pó (na verdade, uma sepultura). Se Eliseu quisesse, ele poderia ter decidido ir ao céu num carro de fogo? Ele poderia ter se aproveitado da lição “Apenas Atire”, que tinha acabado de ensinar ao rei? (Assim como foi dito ao rei “abre a janela para o oriente” e “atire”, também Deus nos dá janelas d oportunidades para exercermos nossa fé e “expandirmos nossas fronteiras”. Porém, é Deus quem está, no final das contas, no controle de quais janelas estão abertas e quais não estão. Não creio que Eliseu teve a opção de ir para o céu numa carruagem. Deus não havia aberto esta janela para ele.)
E. Leia II Reis 13:20b-21. Imagine a cena aqui. Amigos estão carregando um amigo para ser enterrado. O que você acha que os amigos fizeram quando viram as tropas dos moabitas. (Eles fugiram correndo.)
1. Nosso texto diz que em sua pressa para fugir, eles jogaram o corpo do amigo na sepultura de Eliseu. Quando o defunto tocou os ossos de Eliseu, ele reviveu e ficou em pé sobre seus pés. O que você acha que ele fez quando viu as tropas moabitas vindo em sua direção? (Ele teria tido a mesma reação de seus amigos. Sem dúvida ele começou a correr atrás de seus amigos.)
2. Vamos continuar com esta história. Você acha que os amigos se viraram para ver a que distância estavam os moabitas? O que você acha que eles viram quando se viraram? (Seu amigo morto, correndo a toda velocidade atrás deles!)
a. Com que velocidade você acha que os amigos passaram a correr agora? (Acho que eles deram o máximo possível. Ele tinham não apenas os moabitas para se preocupar, mas agora um “fantasma” de seu amigo morto está atrás deles.)
3. Esta é uma história engraçada. Uma das minhas favoritas no Antigo Testamento. Por que ela está aqui, no relato dos últimos dias do reino de Israel? Ela tem alguma lição espiritual para nós? Ou é apenas uma história bizarra que nos faz lembrar de coisas como o Sudário de Turim?
a. Este texto tem algum relacionamento com a história do “Apenas Atire”, que a precedeu? (Sim. Ambas as histórias ilustram o poder de Deus em operação através da fraqueza. Você nunca pode dizer que não pode fazer isto ou aquilo por Deus. Quando Eliseu estava quase morto, ele ainda era o “carro e os cavaleiros” de Israel, porque Deus operava através dele. Ainda mais maravilhoso, Deus foi capaz de operar através de Eliseu quando Eliseu era apenas “ossos”. Israel também estava em seus últimos momentos. Esta história ilustra que não era tarde demais para Israel se voltar para Deus e viver.)
(1) A tua vida espiritual está “morta”? Você é apenas um osso velho e seco – espiritualmente falando? (Se é, ainda há esperança para você!)
III. O Fim
A. II Reis 17 revela o fim da existência de Israel e as razões pelas quais ele acabou. Recomendo que você leia todo o capítulo. Na classe desta manhã, vamos ler apenas os versos finais. Leia II Reis 17:35-37. Qual é o pacto (concerto), que Deus fez com o Seu povo? Quais eram as obrigações de cada lado? (Deus os salvou (os tirou do Egito) e eles adorariam apenas a Deus.)
1. Este pacto, ou algo semelhante, ainda é oferecido hoje? (Penso que sim. Jesus nos salvou da morte eterna. Em troca, Ele pede nossa adoração e lealdade exclusivas.)
B. Leia II Reis 17:40-41. O problema foi que o povo se afastou completamente de Deus? (Não. Eles adoravam a Deus e adoravam aos ídolos.)
1. Como você acha que eles racionalizavam esta prática?
2. Esta prática ainda existe hoje?
C. Amigo, você já deu teu coração completamente a Jesus? Ou, como os Israelitas, você tem “algum Deus”e “algo mais” em teu coração? Você fica “em cima do muro” ou “tem a mente aberta” quando se trata do teu compromisso? Deus nos chama a darmos a Ele todo o nosso coração.
IV. Próxima Semana: Manassés e os Primeiros Dias de Josias
=============================== Copr. 2002, Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da New International Version (NIV), copr. 1973, 1978, 1984 da Sociedade Bíblica Internacional, a menos que indicado de outra forma. Citações da NIV são usadas com permissão da Zondervan Bible Publishers. As respostas sugestivas são encontradas entre parênteses . O comentário assume que o professor está usando um quadro-negro ou algum outro auxílio visual. ===============================
Nenhum comentário:
Postar um comentário