Manassés e os Primeiros Dias de Josias (II Reis 20-21, II Crônicas 33-34)
Introdução: Você já leu alguma história onde a narrativa fica mudando constantemente? Cada capítulo salta para uma pessoa diferente, em vez de contar a história em seqüência? Nossas lições tem sido desta forma. Assim, vamos acertar nossas bússolas. Israel (as dez tribos do Norte) está acabado. Judá (o reino do Sul) se encaminha rapidamente para a destruição. Nossa lição desta semana e a próxima nos dão os capítulos finais da história de Judá. A última vez que estudamos Judá, ele estava indo bem, sob o rei Ezequias. Lembrem que (II Reis 19) o rei Senaqueribe da Assíria marchou sobre Judá com um exército de mais de 185.000 homens. Ezequias se voltou para Deus e Deus enviou um anjo que destruiu o exército de Senaqueribe. Vamos retomar nosso estudo a partir daí!
I. Os Últimos Dias de Ezequias
A. Leia II Reis 20:1-3. Você já ouviu alguma vez estas palavras de um médico? Você já se assustou ao pensar (erroneamente, por sinal) que estava morrendo?
1. Como você reagiu ao pensamento da tua própria morte?
2. As tuas reações foram como as de Ezequias?
B. Leia II Reis 20:4-6. Agora me diga como você se sentiria se fosse Ezequias?
1. O que esta pequena história nos diz acerca de Deus?
2. Deus conhecia as boas (e más) obras de Ezequias antes disso. Como Ezequias pôde mudar a mente de Deus em um período de poucos minutos?
C. Leia II Reis 20:7. Descobrimos agora que Isaías é um médico! Por que Isaías teve que tratar Ezequias com um emplastro, se Deus havia dito que ele viveria por mais 15 anos?
1. Há uma lição para nós hoje quando nos deparamos com doenças terríveis? (Fé em Deus e tratamento médico parece ser a fórmula de Deus para a cura.)
D. A Bíblia prossegue dizendo que Deus deu a Ezequias um sinal de que Ele o curaria. Este sinal era que a sombra lançada pelo sol voltaria em vez de avançar (II reis 20:8-11). O filho do Rei da Babilônia ouviu falar da doença e da cura de Ezequias e os “cientistas” da Babilônia aparentemente observaram a mudança na direção do sol (II Crônicas 32:31), e assim Babilônia enviou alguns mensageiros com um presente e com instruções para descobrirem o que estava acontecendo com Ezequias e o seu Deus. Ezequias estava se sentindo tão bem por causa de sua recuperação e do interesse dos babilônios que decidiu mostrar a estes mensageiros toda a riqueza de seu país. Vamos ler II Reis 20:15-18. Esta “apresentação” de Ezequias foi um grande erro?
E. Leia II Reis 20:19. Que tipo de pessoa é Ezequias? Este texto certamente nos dá um vislumbre de seu caráter!
II. Manassés
A. Leia II Reis 21:1-3. Manassés tem 12 anos de idade quando assume o trono após a morte de seu pai (Ezequias). Ele nasceu antes ou depois da terrível doença de Ezequias? (Depois.)
1. Vamos considerar isto por um momento. Ezequias vai morrer. Ele implora a Deus, que, em apenas alguns minutos, parece mudar de idéia e dá a Ezequias mais 15 anos. Durante estes 15 anos extras as sementes para a destruição de Judá são plantadas e nasce o sucessor de Ezequias. Deus deveria ter tomado mais alguns minutos para considerar o pedido de Ezequias? (Não, não podemos assumir que esta “reflexão” melhoraria a qualidade do pensamento de Deus.)
a. Se não assumimos que Deus poderia se beneficiar com uma reflexão mais demorada, o que há para concluirmos? (A poderosa mensagem que encontro é que Deus nos ouve, que Ele se importa conosco, e que Ele é misericordioso conosco.)
(1) Você consegue descobrir alguma outra lição aqui? (Não implore a Deus para que Ele mude de idéia!)
b. Sempre houve uma grande tensão em minha mente sobre a questão de pedir a um milagre e a vontade de Deus. Às vezes temo que dizermos “Seja feita a Tua vontade” reflita uma falta de fé de que Deus a realizará. Como é possível “testar” o teu Deus e a Sua vontade se você está disposto a aceitar qualquer que seja o resultado? Por que pedir as coisa a Deus, se Ele vai fazer a vontade Dele, de qualquer maneira? Por outro lado, se a tua fé e o teu pedido podem mudar o curso da história, é uma idéia inteligente pedir a Deus por uma “alteração de curso”? (Esta história mostra duas coisas. Primeiro, que a nossa fé pode fazer com que Deus mude o curso da história. Por outro lado, se realmente temos fé no julgamento de Deus, só vamos pedir de acordo com a “Sua vontade”.)
B. Vamos mudar para o relato de II Crônicas. Leia II Crônicas 33:6-7, 9. Quão mau foi o rei Manassés? (Deus menciona, de forma destacada, seu pecado de sacrifício de crianças, seu espiritualismo e a sua profanação do templo. O verso 9 termina com a citação de irônica de que o “Povo de Deus” era pior do que “o mundo”.)
1. É importante ser um “povo peculiar” (I Pedro 2:9 – Almeida)? (Quando eu era garoto, esta declaração sobre o “povo peculiar” sempre era feita para mim. Quando era adolescente, eu geralmente concordava que alguns de meus colegas na igreja eram, realmente, “peculiares”. Sempre me davam a advertência sobre o “povo peculiar” quando se tratava de se vestir como “o mundo”. O âmago desta mensagem, como demonstrada pela condição de Judá, não é uma questão exterior, mas uma questão de coração. Adorar apenas a Deus, obedecer aos Seus mandamentos, não sacrificar seus filhos a “outros deuses”, são coisas que estão no âmago de sermos “um povo pertencente a Deus” (I Pedro 2:9 – NVI).)
C. Leia II Crônicas 33:10-11. Primeiro, Deus falou ao Seu povo acerca de seu pecado. Eles foram estúpidos (ou arrogantes) demais para prestar atenção à palavra de Deus, assim receberam o tratamento do “gancho no nariz”. Que lição há aqui para nós hoje?
1. Você já esteve pessoalmente na escola de educação do “gancho no nariz”?
D. Leia II Crônicas 33:12-13. Deus coloca um gancho no nosso nariz porque quer nos ferir?
1. Que lição aprendemos, novamente, sobre a misericórdia de Deus?
E. Leia II Crônicas 33: 15-16. Como o episódio do “gancho no nariz” funcionou para Manassés? (Embora fosse doloroso e humilhante, isto mudou o curso da vida dele. Parece que a sua vida, deste ponto em diante, demonstrou um bom relacionamento com Deus. Digo “parece” porque o relato de II Reis 21 não menciona a reabilitação de Manassés.)
1. Você já notou que o mal na vida de uma pessoa eclipsa o bem? (Quando eu era jovem, meus pais falavam de um pastor que, depois de liderar a igreja por 20 anos, fugiu com “outra mulher”. Todos os seus anos de ministério foram anulados por este ato errado. Isto pode explicar o fato de II Reis não mencionar o final bom da vida de Manassés.)
III. Josias
A. Manassés teve um filho mau, o rei Amom, que foi morto em um golpe no palácio, depois de apenas dois anos no cargo. Então um contra-golpe colocou Josias, o filho do rei Amom, no trono. Vamos ler a respeito de Josias em II Crônicas 34:1-2. Certamente eu creio em não se desviar para a “esquerda”, mas porque não para a “direita”?
1. O conceito de “caminho do meio” é um conceito Bíblico? Ou este era o problema que afligia os reis de Israel – que eles tomavam o “caminho do meio”, adorando ao Deus verdadeiro e aos outros deuses ao mesmo tempo? (Não estou certo de qual seja o significado do texto aqui, mas tenho observado no decorrer doa anos uma tendência dos “novos convertidos” irem a extremos. Tenho um bom amigo que estava fora da igreja por anos. Agora ele é um líder na igreja, mas tem se envolvido em elevar textos “extra-bíblicos” acima da Bíblia. Penso que há um perigo nisto.)
B. Em II Crônicas 34:3-7 descobrimos que Josias, quando completou 16 anos, começou a destruir todos os Baalins e outros ídolos, e até os reduziu a pó. Leia II Crônicas 34:8. Havíamos discutido anteriormente que o pecado é progressivo em sua natureza. E o que você acha da retidão? Ela também é progressiva em sua natureza? (Josias está empenhado em trazer a nação de volta para Deus! Penso que a retidão, assim como o pecado, é progressiva. Estamos caminhando, seja na direção de Deus ou nos afastando dEle, a cada dia.)
C. A obre de restauração do templo continuou. O dinheiro para o pagamento dos trabalhadores era mantido no templo. Vamos ler II Crônicas 34:14-15 para descobrir que coisa notável aconteceu quando o sumo sacerdote entrou no templo para pegar o dinheiro para pagar os trabalhadores. O que foi achado? (O Livro da Lei. Wycliffe sugere que este provavelmente era o rolo oficial do Pentateuco, que era normalmente mantido ao lado da arca. Veja Deuteronômio 31:24-26. Os escritos de Moisés, os cinco primeiros livros do Antigo Testamento, são chamados de “Pentateuco”.)
1. Como você acha que ele se perdeu? (Creio que ele foi escondido por um sacerdote porque este temia que um dos reis maus poderia destruir a Bíblia se a encontrasse.)
2. Existe um princípio de vida espiritual refletido neste achado? (Sim, conforme fazemos a vontade de Deus e buscamos andar mais próximos a Ele, Ele nos dará uma maior revelação de Sua vontade.)
D. Amigo, nosso Deus se preocupa conosco e quer nos atrair pra mais perto dEle. Você está disposto a confiar em Deus e andar com Ele?
IV. Próxima Semana: Cai a Cortina Sobre o Reino do Sul
=============================== Copr. 2002, Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da New International Version (NIV), copr. 1973, 1978, 1984 da Sociedade Bíblica Internacional, a menos que indicado de outra forma. Citações da NIV são usadas com permissão da Zondervan Bible Publishers. As respostas sugestivas são encontradas entre parênteses . O comentário assume que o professor está usando um quadro-negro ou algum outro auxílio visual. ===============================
Nenhum comentário:
Postar um comentário