Introdução à Aliança (Gênesis 6 e 12; Êxodo 3 e 6; Deuteronômio 4 e 6; Jeremias 31)
Introdução: Amostras As pessoas me oferecem amostras o tempo todo.Mandam amostras pelo correio, Colocam amostras nos jornais. Oferecem amostras nas esquinas. Tentam-me com elas nas lojas. Por que os comerciantes distribuem amostras? Eles esperam me atrair a comprar o seu produto. Nossa lição desta semana também é uma amostra. Vamos dar amostras de quatro contratos entre Deus e o homem. Vamos pular para dentro da nossa lição e ver se isto nos encoraja a estudar estas promessas com mais profundidade durante este trimestre!
I. O Contrato de Noé
A. Leia Gênesis 6:13 e 18. Deus oferece a Noé e sua família uma “aliança” – que poderíamos chamar de “contrato”. Esta aliança entre Noé e Deus é diferente dos nossos contratos? Se é, em que parece diferente? (Gênesis 6:18 é a primeira vez na Bíblia que “berit”, a palavra hebraica traduzida como “aliança” aparece. O Comentário de Vines nos diz que esta palavra hebraica é considerada o paralela ou equivalente a “palavra”, “estatuto”, “testemunho”, “lei”, “testamento”, e “bondade”. Isto nos dá uma definição mais ampla deste termo do que apenas vê-lo como um contrato.)
B. Você teria aceito esta oferta de contrato?
C. Leia Gênesis 6:22. Enquanto considera este verso e a história de Noé, quais você acha que eram os termos do contrato entre Noé e Deus?
1. Se Noé não houvesse obedecido a Deus, eles ainda teriam um relacionamento de contrato?
II. O Contrato de Abrão
A. Leia Gênesis 12:1-3. Assumindo que Deus viesse até você com esta oferta, você aceitaria alegremente?
1. Qual seria a parte mais difícil desta oferta? (Deixar o teu ambiente familiar.)
2. Por que voe acha que Deus queria que Abrão abandonasse seu ambiente familiar? Que sentido isto tem? (O texto nem mesmo menciona para onde Abrão estava indo. (“vai para a terra que Eu te mostrarei”). Aparentemente Deus queria ter um relacionamento mais focalizado com Abrão.)
B. Leia Gênesis 12:4-5. Abrão aceitou a oferta de Deus. Você acha que Abrão tinha um relacionamento com Deus antes que Deus viesse com esta oferta em Gênesis 12:1-3? (Sim. Ninguém aceitaria tal oferta a menos que tivesse confiança na pessoa que estava fazendo a oferta.)
1. Na semana passada discutimos que Adão pecou porque escolheu Eva acima de Deus. Como você compararia a decisão de Abrão de seguir a Deus com a decisão de Adão de ficar com Eva? (Elas são exatamente opostas. Abrão passou no teste no qual Adão falhou – porém o teste de Abrão não foi tão severo.)
C. Leia Gênesis 11:31. Você acha que Deus fez a mesma oferta para Tera, pai de Abrão? (Alguma coisa fez com que Tera partisse para Canaã. Se você olhar em Neemias 9:7-8, ali diz que Deus tirou Abrão de “Ur dos caldeus”. Isto mostra que o plano de Deus para Abrão estava em ação quando seu pai deixou Ur – muito antes da promessa de Gênesis 12:1-3 quando Abrão estava em Harã. O ponto importante aqui é que isto tende a mostrar um relacionamento duradouro entre Deus e Abrão.)
D. Deus ofereceu a Noé um contrato para evitar o dilúvio. Ele ofereceu a Abrão um contrato para ser o pai de uma nação. Existe um ponto em comum entre estas duas ofertas?
III. O Contrato de Moisés
A. Leia Êxodo 3:10-12. Você acha que Moisés queria aceitar o contrato que Deus estava oferecendo a ele?
B. Leia Êxodo 6:2-4. O contrato de Deus com Moisés tem algo a ver com Seu contrato com Abrão? (É uma continuação do mesmo contrato.)
C. Considerando os contratos oferecidos a Noé, Abrão e Moisés, em que eles são diferentes e em que eles são semelhantes? (A Noé e Moisés foi oferecida um contrato de “missão de salvamento”. Moisés e Abrão estavam envolvidos em aspectos diferentes do mesmo contrato.)
IV. O Antigo Contrato
A. Leia Deuteronômio 4:12-13 e 6:4-9. Este contrato tem alguma coisa semelhante aos outros contratos que acabamos de ver? (Como estamos apenas vendo “amostras” nesta semana, este contrato parece ser inteiramente diferente.)
B. Os outros contratos que vimos foram celebrados com pessoas específicas. Este contrato não. Por que isto? (Enquanto olhamos cada um destes contratos sucessivos, ele parecem estar ficando cada vez mais abrangentes. Eles estão cada vez menos focados em um indivíduo.)
C. Quando você considera apenas Deuteronômio 4:12-13, qual é a nossa obrigação sob esta aliança? (Obedecer os mandamentos.)
1. Por que você acha que Deus escreveu os mandamentos em tábuas de pedra? Se temos alguma dúvida sobre o que Deus queria que Seu povo fizesse com os Dez Mandamentos, isto elimina a dúvida. Deus os escreveu de uma forma muito permanente, para que o Seu povo não tivesse dúvidas sobre o que Ele queria que eles fizessem.)
D. Qual é a tua obrigação sob Deuteronômio 6:4-9? É diferente do que a obrigação sob Deuteronômio 4:12-13? (O que é semelhante é que nos dois casos Deus dá instruções sobre como mantermos nossa atenção em Seus mandamentos. O que é diferente á o mandamento de Deus a respeito do amor. Dizer a alguém “Faça isso” é substancialmente diferente de dizer a alguém “Me ame”. Juntos, porém, eles criam um quadro de um relacionamento claro, duradouro no qual cumprimos nossas obrigações por amor.)
V. O Novo Contrato
A. Leia Jeremias 31:31-33. Deus fala a respeito dos Dez Mandamentos e então diz que vai fazer uma nova aliança com Israel. Os fabricantes de carro nos falam a respeito de seus “novos” modelos, mas raramente o modelo é totalmente novo. O que é novo e o que é velho nesta nova aliança? (O que é velho é que Deus ainda está falando acerca de Sua lei. O verso 33 explica a diferença: sob esta nova aliança a lei será escrita nos corações das pessoas.)
1. O que significa ter a lei de Deus escrita em nossos corações?
2. Mantenha teu marca-páginas em Jeremias 31:33 e volte para Deuteronômio 6:6. Compare cuidadosamente estes dois versos. Que diferença você vê entre a descrição que Deus faz do que Ele tinha em mente para os Dez Mandamentos e o que Ele tem em mente para a nova aliança? (Espere um pouco! O que determinamos que era “novo” na nova aliança faz parte da antiga aliança também. Estes versos mostram que Deus tinha exatamente o mesmo objetivo em mente o tempo todo. Tanto na antiga quanto na nova aliança Ele queria que a Sua lei estivesse nos “corações” do Seu povo.)
3. Olhe novamente Jeremias 31, e especialmente o verso 32. O que Deus dia que é a diferença entre a antiga e a nova aliança? (Neste texto Deus diz que a diferença é que a antiga aliança não foi obedecida.)
a. Deus está dizendo que a antiga aliança não foi obedecida ou que ela não podia ser obedecida?
(1) O que você acha que Deus quer dizer com a Sua observação (verso 32) “apesar de eu os haver desposado”? (Isto soa como uma observação “embora eu tenha feito o máximo que eu podia”. A versão da “The New Living Translation” diz “embora Eu os houvesse amado como um marido ama sua esposa.” Deus fala como se tivesse esperado que Seu povo guardasse a antiga aliança.)
b. Por que o povo não obedeceu a antiga aliança? (Estes textos criam um argumento muito forte de que o objetivo de Deus para com suas alianças não mudou. Ele quer que a Sua lei seja parte do nosso “coração”. Parece que a antiga aliança não deu certo porque ela não se tornou parte do “coração” do povo. Eles não estavam obedecendo voluntariamente a lei de Deus.)
(1) Uma diferença importante entre a antiga e a nova aliança é a vinda de Jesus à terra como o Messias. Como você acha que isto afetou a “obediência do coração”? (vamos colocar de lado por um momento a importância óbvia da salvação somente pela graça. Apenas o fato de vermos Deus vir à terra, viver como um homem, demonstrar Seu amor por nós através de Seus milagres, Sua vida, Sua morte e Sua ressurreição, deveria ser uma força irresistível para escrever a vontade de Deus em nosso coração.)
B. Vamos continuar lendo: Jeremias 31:34. Que tempo ou lugar este verso está descrevendo? Este é um tempo quando a Comissão Evangelística (Mateus 28:18-20) não se aplica? (A Comissão Evangelística nos fala, entre outras coisas, para ensinarmos os que estão à nossa volta. Jeremias 31:34 diz para não ensinarmos mais. Estes versos em Jeremias devem estar olhando no futuro, para o tempo depois da Segunda Vinda de Jesus.)
1. Se estou certo a respeito destes versos em Jeremias se referirem a nossa nova vida no céu, o que isto fala sobre a lei? Ela é da “antiga” aliança? (Não, a Lei de Deus é para todas as épocas. Penso que existe um erro teológico sério em colocar de lado os Dez Mandamentos. A Lei de Deus não muda sob a nova aliança, o que muda é a forma como nos relacionamos com a lei. Nós agora temos a lei escrita em nosso corações e nossas mentes.)
C. Amigo, a boa notícia no tema que conecta estes contratos é que Deus quer ter um relacionamento conosco.
VI. Próxima Semana: "Para Perpétuas Gerações"
=============================== Copr. 2003, Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da New International Version (NIV), copr. 1973, 1978, 1984 da Sociedade Bíblica Internacional, a menos que indicado de outra forma. Citações da NIV são usadas com permissão da Zondervan Bible Publishers. As respostas sugestivas são encontradas entre parênteses . O comentário assume que o professor está usando um quadro-negro ou algum outro auxílio visual. ===============================
Nenhum comentário:
Postar um comentário