quarta-feira, 10 de setembro de 2008

A Promessa – A Eterna Aliança de Deus - Lição 03

"Para Perpétuas Gerações" (Gênesis 4, 6 e 9)

Introdução: Depois que Adão e Eva pecaram, o curso da humanidade realmente entrou em uma espiral descendente. Esta semana olharemos dois lados da reação de Deus ao pecado. Um lado é o julgamento, o outro lado é uma busca por um relacionamento especial, protetor com aqueles que rejeitam o pecado. Vamos mergulhar na nossa lição e aprendermos acerca do relacionamento especial de Noé com Deus.

I. A Disseminação do Pecado

A. Leia Gênesis 4:8-9. Relacione para mimos pecados que você encontra nestes dois versos?

1. Como nós passamos, em uma geração, do pecado original de não confiar em Deus para o pecado de assassinato?

B. Leia Gênesis 4:10-16. Deus não executou Caim como punição pelo assassinato. Mais do que isso, Deus protegeu Caim colocando uma marca nele. Como Deus mostrou tal misericórdia para com Caim?

1. Por que Caim pensou que Deus estava sendo severo?

2. Qual punição seria imposta a qualquer um que matasse Caim?

C. Se você continuar em Gênesis 4, lerá a respeito dos descendentes de Caim. Leia Gênesis 4:19-22. O que te impressiona nestes versos? O que se destaca? (Temos o primeiro exemplo de poligamia. Podemos ver que um estilo de vida pecaminoso está se formando. Mas também vemos grandes avanços no aprendizado e na cultura. Temos a introdução dos instrumentos musicais e a invenção de ferramentas de bronze e ferro. Vemos também que o homem está domesticando animais. Isto nos dá um quadro de um grupo de pessoas inteligentes que pode estar se afastando de Deus.)

D. Leia Gênesis 4:23-24. O que você pensa da atitude de Lameque com relação a assassinato?

1. O que ele está dizendo nestes versos? (Obviamente ele matou alguém. Parece que ele está alegando auto-defesa como motivo para os assassinatos. Qualquer que seja a extensão da sua justificativa para o assassinato, obviamente está preocupado com vingança contra ele. Por causa disso ele recita a proteção que Deus deu a Caim (Gênesis 4:15), e diz que Deus deveria estar mais ansioso para proteger e ele (Lameque), porque seu crime foi em auto-defesa e não um assassinato como no caso de Caim.)

E. Que impressão geral você tem dos descendentes de Caim? (Inteligentes, alguns são maus, mas tem algum conhecimento de Deus.)

II. Noé

A. Leia Gênesis 6:5-6. Qual era o estado da civilização durante o tempo de Noé?

1. Qual foi a atitude de Deus acerca de Sua criação?

B. Leia Gênesis 6:7-8. Noé era como os que estavam ao seu redor?

1. O que tornava Noé diferente? (Leia Gênesis 6:9)

a. Note que este verso diz que Noé “andava com Deus”. Deus é o parceiro de exercícios físicos de Noé? Se não, o que isto significa? (I João 1:6-7 lança uma luz sobre isso. “Caminhar” significa os hábitos da vida. O que você faz habitualmente? Qual é o teu rumo? Você “anda” nas trevas ou na luz? O hábito de Noé era estar de acordo com a vontade de Deus. Esta era a direção de sua vida.)

(1) Você acha que a “caminhada” de uma pessoa se refere primariamente às ações ou aos pensamentos?

b. Compare com a “caminhada” dos ímpios em Gênesis 6:5. Em qual aspecto da vida dos ímpios Deus se concentrou? (Seus pensamentos.)

c. Como os teus pensamentos se encaixam nestes dois exemplos opostos? Quer você tenha ou não se comportado na tua vida quotidiana, teus pensamentos são na maior parte ímpios ou estão em sintonia com Deus?

C. Em Gênesis 6:13-17 Deus revela a Noé que vai destruir a terra com um dilúvio. Deus dá a Noé instruções exatas sobre como construir um barco gigante, de forma que Noé, sua família e um conjunto representativo dos animais possam sobreviver. Leia gênesis 6:18. Quais você acha que eram os termos do desta concerto com Noé?

1. Sabemos a partir de Gênesis 6:9 que Noé já era “justo e perfeito em suas gerações”. Se Noé já era justo, quais seriam os termos da aliança?

2. Sabemos, a partir de Gênesis 6:8 que Noé já tinha achado “graça aos olhos do Senhor”. Se Noé já era favorecido, quais seriam os termos da aliança?

3. Os termos da aliança seriam, construa e entre na arca e Eu (Deus) te salvarei da destruição? (Basicamente, penso que este é, pelo menos o começo dele.)

4. Sabemos, pela primeira lição desta série que Deus criou o mundo apenas falando. Deus é uma pessoa de “alta tecnologia”. Por que todo este trabalho exigido de Noé? Por que não apenas reunir todas as pessoas e animais que seriam salvas em algum lugar pré-designado e colocar algum campo de força em volta deles para afastar a água? Que tal colocá-los numa caverna secreta nas montanhas e selar a entrada?

a. Se você tivesse que construir um berço, por que ele teria que ter estas especificações exatas? Por que não fazê-lo simplesmente do tamanho que desse certo com a madeira da região?

b. Há uma lição para nós em todos estes “por quês”? (Seguir a aliança com Deus não é necessariamente a forma mais fácil e conveniente. Ele tem instruções e quer que as sigamos.)

D. Coloque-se no lugar de Noé. Você aceitaria esta oferta de aliança?

1. Lembre-se que todos os teus lugares favoritos serão destruídos, todos os canais de TV e estações de rádio desaparecerão, todas as pessoas que você conhece (exceto os familiares), não existirão mais. Teus restaurantes e shopping centers favoritos – eliminados. Sem eletricidade, sem gás, sem aviões, sem carros, sem computadores, sem motocicletas, sem refrigerante.

a. Gênesis 9:20-21 registra que depois do dilúvio Noé ficou bêbado. Você acha que ele estava celebrando o seu livramento ou se sentindo triste porque todas essas “coisas” tinham sido destruídas? (Esta não é uma questão completamente séria. O texto nos fala que isto aconteceu algum tempo depois do término do dilúvio, porque Noé estava bebendo o suco das uvas que ele havia plantado depois do dilúvio. A parte séria da idéia é que, como Ló (Gênesis 19:18-20), muitos de nós acharíamos difícil deixar a “civilização”.)

2. Deixar o ambiente familiar é sempre um aspecto de um relacionamento especial com Deus?

III. O Sinal

A. Leia Gênesis 9:12-16. Este é a mesma aliança de antes? (Parece ser uma extensão. Deus disse primeiro a Noé, ‘construa a arca e Eu te salvarei’. Agora Deus diz a Noé que ele está a salvo (da água) para sempre.)

B. Qual é o símbolo desta aliança? (O arco-íris)

1. A partir destes versos, por que o arco-íris foi escolhido por Deus como símbolo? (O arco-íris é associado com nuvens e chuva. O sinal da promessa da aliança de Deus aparece quando o sinal da chuva aparece.)

2. Os leitores mais atentos sabem que o arco-íris (ou este espectro de cores) se tornou o símbolo da homossexualidade. Qual é o teu pensamento a respeito disso? (Esta é a maior ironia. Os homossexuais não se reproduzem. A lembrança de que Deus criou um meio para que a vida continue e que Ele nunca voltará a permitir um dilúvio que acabe com toda a vida, é o símbolo adotado por grupo “estéril”.)

C. Havia muitas pessoas vivendo na terra, mas Deus salvou apenas uns poucos. Embora todos pudessem ter entrado na arca, poucos escolheram faze-lo. Você acha que será da mesma forma quando Jesus voltar? Apenas alguns poucos escolherão entrar no céu?

D. Amigo, considerando o crescimento do pecado, a reação de Deus a ele e a decisão de Deus de salvar apenas umas poucas pessoas selecionadas, que lição você aprende para a tua vida? Se sente encorajado a ser fiel?

IV. Próxima Semana: Uma Aliança Eterna

=============================== Copr. 2003, Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da New International Version (NIV), copr. 1973, 1978, 1984 da Sociedade Bíblica Internacional, a menos que indicado de outra forma. Citações da NIV são usadas com permissão da Zondervan Bible Publishers. As respostas sugestivas são encontradas entre parênteses . O comentário assume que o professor está usando um quadro-negro ou algum outro auxílio visual. ===============================

Nenhum comentário: