Como Jesus Perdoou (Lucas 5, 23; João 21)
Introdução: Na semana passada fui a uma maravilhosa apresentação de Páscoa em uma igreja da minha cidade. A produção foi o que se poderia esperar de uma companhia profissional – realmente de primeira classe. A qualidade da apresentação permitiu que eu me imaginasse estando presente durante a vida e crucifixão de Jesus. Tive novos vislumbres destes eventos. As cenas finais não apenas quebrantaram o meu coração, mas me impressionaram novamente com a incompreensível natureza do espírito perdoador de Jesus. A crucifixão, acima de tudo, mostra a profundidade da malignidade de Satanás, a importância da lei de Deus e o incrível amor e perdão estendido por Deus a nós. Vamos entrar em nosso estudo desta semana e nos concentrarmos em como Jesus tratou o pecador Pedro!
I. Pedro – Indigno I
A. Leia Lucas 5:1-3. Por que Jesus queria entrar no barco? (Ele estava sendo apertado pela multidão e queria que todos pudessem vê-Lo e ouvir Seus ensinos.)
1. Simão (Pedro) fazia parte da multidão que veio para ouvir a Jesus? (Parece que não fazia parte. Ele estava lavando as suas redes.)
2. Coloque-se no lugar de Pedro. Qual seria a tua reação inicial à multidão vindo na tua direção? (Eu vejo irritação. Você está tentando fazer o teu trabalho, tentando lavar e secar tuas redes e uma multidão chega, pisando em tudo.)
3. Parece que neste ponto Pedro é um discípulo? (Não. O verso 2 nos fala que “pescadores” deixaram os barcos na praia. Um dos barcos pertencia a Pedro. Mateus 4:18-20 e Marcos 1:16-18 tem um breve relato do chamado de Jesus a Pedro. Porém, este parece ser o contato inicial.)
4. Agora, a causa daquela multidão estar ali pede emprestado teu bote e teus serviços. Você é Pedro, qual é a tua reação? (Lavar redes é um serviço chato. Meu sentimento é que Pedro tinha ouvido falar de Jesus e sua irritação inicial com a multidão vindo na direção dele é substituída pela curiosidade a respeito de Jesus. Provavelmente ele aprecia estar na posição de destaque.)
B. Leia Lucas 5:4-5. Diga-me, por que Jesus disse a Pedro para ir pescar novamente – depois que Pedro tinha pescado a noite inteira? (Vejo várias razões. Jesus pediu o barco emprestado. Ele está pagando o empréstimo a Pedro. Pedro é um pescador, e Jesus não é. A abordagem de Jesus a Pedro é nos termos de seu próprio negócio. Finalmente, Jesus tinha em mente provar a Pedro que Ele não era um pregador comum.)
1. Por que Pedro fez o que Jesus pediu?
2. O que estaria passando pela tua mente se você fosse Pedro? (Uma coisa estranha que tenho observado em minha vida é que as pessoas darão crédito às afirmações feitas por alguém que seja letrado, mas que esteja falando de um assunto fora da sua área de educação. Por exemplo, um médico que fale de política. O que ele sabe de política? Não mais do que qualquer pessoa. Logicamente, Pedro poderia ter dito para si mesmo, “Eu sou o pescador aqui, o que este cara sabe sobre pesca? Acabamos de lavar nossas redes. Por que eu iria sair novamente, só para ter que lavar minhas redes de novo?” De alguma forma, Pedro viu Jesus como uma autoridade e isto levou Pedro a fazer o que Jesus pediu.)
C. Leia Lucas 5:6-8. Acontece que Jesus estava certo. Por que Pedro diria “Retira-te de mim”? Por que não dizer, “Você não gostaria de ir pescar comigo todos os dias?”
1. Por que Pedro começa a falar sobre seus pecados? (Pedro sabia que isto era um milagre e não uma dica esperta de pescaria. Uma vez que era um milagre, ele sabia que estava na presença de alguém que tinha um relacionamento especial com Deus. Daí a afirmação de Pedro sobre a sua indignidade de estar perto de Jesus.)
a. Pedro estava certo? Ele era realmente indigno de estar ao lado de Jesus?
D. Leia Lucas 5:9-11. Pedro disse que tinha medo de Jesus?
1. Se você estivesse nas sandálias de Jesus, e Pedro simplesmente chegasse se ajoelhando e dizendo “Afasta-te de mim, sou pecador”, o que você teria, logicamente, dito a Pedro?
a. “Você não precisa se ajoelhar?”
b. “Teus pecados estão perdoados?” (Pedro estava realmente dizendo a Jesus, “Sou indigno de estar perto de ti.” Jesus responde, “Você não apenas é digno de estar perto, você é digno de Me ajudar na Minha obra.”)
(1) O que isto diz acerca do perdão de Jesus para os pecados? Sua abordagem para com os pecadores?
c. Como Pedro poderia ser digno de ajudar Jesus? (Dignidade não era uma questão da situação de Pedro na vida (a qual era baixa), mas sim do seu reconhecimento do pecado.)
(1) Pedro realmente se arrependeu de seus pecados? (Lembre-se que na semana passada aprendemos que o arrependimento significa uma “mudança de mentalidade”, mudança na tua atitude. O verso 11 nos diz que eles deixaram tudo (inclusive a grande pescaria) e seguiram a Jesus. Claramente uma mudança de atitude.)
II. Pedro – Indigno II
A. Leia João 21:1-3. Vamos parar um momento e situar isto no tempo. A história da pescaria que acabamos de ver foi quando Pedro foi chamado para se tornar um discípulo de Jesus. Esta nova história acontece depois que Pedro negou a Jesus em Seu julgamento. (Veja Lucas 22:31-34; 54-62), depois que Jesus foi crucificado e depois de Jesus ter ressuscitado. Como foi a pesca agora? (Ridícula)
B. Leia João 21:4-6. Por que Pedro aceitou o conselho de pesca deste estranho? (Estou começando a crer que Pedro aceitava conselhos de pesca de qualquer um. Deve ter sido uma coisa fácil de fazer. Jogar as redes do outro lado, então ele fez isso para agradar este estranho.)
C. Leia João 21:7-8. Por que João (o discípulo ao qual Jesus amava) reconheceu a Jesus? (Alguma coisa acendeu na mente de João. João estava presente no primeiro milagre da pesca (Lucas 5:9-10) e este certamente parecia semelhante.)
1. Quando João anunciou que Jesus estava na praia, qual foi a reação de Pedro? (Ele vestiu suas roupas e pulou na água para ir encontrar com Jesus.)
2. Por que Pedro reagiu desta forma? Lembre que ele havia negado a Jesus, negado até que ele conhecesse Jesus, logo depois de vangloriar-se para Jesus que estava disposto a morrer com Ele ou ir preso com Ele. Por que Pedro não disse “Afasta-te de mim, sou um homem pecador”? Em vez disso, ele veio nadando até Jesus. (Isso demonstra o quanto a atitude e mentalidade de Pedro haviam mudado durante os anos que ele havia passado com Jesus. Pedro compreendeu que apesar da sua terrível negação, Jesus ainda o amava e o havia perdoado incondicionalmente.)
D. Leia João 21:15-17. Por que Jesus perguntou a Pedro se ele O amava MAIS do que os outros? (Em Mateus 26:33 lemos que quando Pedro prometeu a Jesus que nunca O negaria, ele disse “mesmo que todos O abandonem... eu nunca te abandonarei.” Pedro estava realmente dizendo que ele amava a Jesus mais do que os outros discípulos. Jesus estava testando a presunção de Pedro e Pedro passa no teste dizendo simplesmente (João 21:15) “eu te amo” – e não “eu te amo mais do que os outros te amam.)
1. Por que Jesus faz a Pedro a mesma pergunta três vezes? (Em parte porque Pedro negou a Jesus três vezes.)
2. Por que Jesus diz a Pedro três vezes para tomar conta de seu rebanho [os crentes]? (Jesus estava restituindo publicamente a Pedro a uma posição importante na pregação do evangelho.)
a. Você sente que já negou a Jesus no passado através de teus atos ou tuas palavras? O que esta história sobre Pedro te ensina a respeito do perdão de Jesus?
III. O Perdão Supremo de Jesus
A. Leia Lucas 23:32-37. Como você se sente quando as pessoas caçoam de você e riem de você? Como você se sente quando as pessoas não te demonstram respeito? Como você se sente quando as pessoas te ferem deliberadamente?
1. Como você reage, se na fez nada para merecer este tratamento ruim?
2. Quando estas coisas acontecem com você (ou, se somente uma destas coisas acontece com você) e você tem o poder para parar isto ou se vingar, o que você faz?
3. No verso 34 Jesus diz para perdoarmos estas pessoas. Lemos aqui que estas pessoas pediram perdão?
4. Você concorda com Jesus que as pessoas que o atormentavam não sabiam o que estavam fazendo? (Certamente eles sabiam que estava zombando e torturando a Jesus. Contudo, se eles soubessem que se tratava do próprio Deus, tenho certeza que não teriam feito isso.)
a. É uma resposta satisfatória dizer que eles não sabiam que Jesus era Deus e que, portanto, deveriam ser perdoados? O que muda se eles soubessem que Jesus era Deus? (O que muda é que eles deixariam de zombar por medo e não por princípio. Eu tive muita dificuldade em ver uma razão para perdoá-los baseado no fato que eles eram opressores – dispostos a zombar e torturar alguém que eles pensavam que não podia se vingar.)
5. Você consegue se imaginar no lugar de Jesus, e dizer, sem que ninguém te peça perdão, “Pai, perdoa-os”? (Não. Eu estou (você está) a milhões de quilômetros de distancia do incompreensível amor e misericórdia que Jesus demonstrou a estes opressores que O feriram naquele dia.)
B. Amigo, você feriu a Jesus? Você O negou? Você se afastou dEle? Se Jesus estava disposto a perdoar aqueles que zombaram dele, o torturaram e o mataram, então Ele está disposto a te perdoar dos teus pecados!
IV. Próxima Semana: Perdão e Culpa
=============================== Copr. 2003, Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da New International Version (NIV), copr. 1973, 1978, 1984 da Sociedade Bíblica Internacional, a menos que indicado de outra forma. Citações da NIV são usadas com permissão da Zondervan Bible Publishers. As respostas sugestivas são encontradas entre parênteses . O comentário assume que o professor está usando um quadro-negro ou algum outro auxílio visual. ===============================
Nenhum comentário:
Postar um comentário