quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Jonas - Lição 04

A "Pomba" Foge (Jonas 1)

Introdução: O nome de Jonas em hebraico significa “pomba”. Quando você pensa a respeito de pombas na Bíblia, geralmente elas estão associadas a boas notícias, certo? Depois do grande dilúvio, uma pomba revelou que a água havia abaixado. Gênesis 8:11. Quando Jesus foi batizado, o Espírito de Deus apareceu na forma de uma pomba, afirmando que Jesus era o Filho de Deus. Mateus 3:16-17. Por outro lado, o Dr. Izak Wessels me mandou uma nota apontando que em Oséias 7:11 a pomba é citada como “ingênua, sem entendimento”. Que tipo de “pomba” era Jonas? Um homem de boas notícias ou um pássaro tolo? Vamos pular para dentro da nossa lição e aprender mais a respeito deste profeta ímpar!

I. Caminho Errado

A. Leia Jonas 1:3. Nínive estava perto da cidade moderna de Mosul, no Iraque. Alguém sabe onde ficava Jope? E Társis, onde ficava localizada? (O Bible Knowledge Commentary nos fala que Jope é a moderna cidade de Jaffa, em Israel. Társis provavelmente seria Tartessus, no sul da Espanha – cerca de 4.100 quilômetros a oeste de Jope.)

1. Jonas está indo na direção certa? (Não. Ele está indo na direção errada – a direção oposta que deveria ir.)

2. Você acha que Jonas desceu ao porto para apanhar qualquer navio que pudesse encontrar? (Não. A seqüência do verso 3 sugere que ele tinha Társis em mente antes de chegar ao porto.)

3. Jonas tinha em mente colocar cerca de 5.000 quilômetros entre ele e o lugar onde ele deveria estar. Por que?

a. Vamos ser práticos aqui. Você preferiria ir para as praias do sul da Espanha ou para o Iraque?

4. Note que o verso 3 nos dá vários detalhes específicos a respeito das ações de Jonas. Primeiro, ele procurou por um navio que fosse para Társis. Segundo, ele comprou uma passagem. Terceiro, ele subiu a bordo. Por que você acha que temos estes detalhes? (Quando eu pego um avião, depois que todos estão assentados, eles anunciam nosso destino. Sem dúvida eles fazem isso por causa de pessoas que podem ter tomado o avião errado por acidente. Todos estes detalhes na história de Jonas nos mostram que não foi por acidente, ele não “tomou o avião errado”. Jonas decidiu, de forma deliberada, fugir. Ele passou por vários “sinais vermelhos”, quando desobedeceu a Deus.)

5. Qual era o objetivo de Jonas com toda esta correria? (Fugir de Deus.)

a. Isto faz algum sentido para você?

b. O que você acha que Jonas tinha em mente? (O Novo Comentário Bíblico nos diz que era comum crer que um deus só tinha poder nos lugares onde ele era adorado. Jonas pode ter imaginado que indo para um lugar tão distante poderia escapar da esfera de influência de Deus.)

6. Por que Deus escolheria uma pessoa como esta para ser Seu mensageiro?

a. O que o fato de que Deus ainda estava seguindo seu “pombo fujão” nos ensina a respeito do nosso Deus?

7. Isso faz com que Deus se pareça com um “sombra”. Isso é bom? (Geralmente, alguém que te segue como uma sombra não tem coisas boas em mente para você. Deus nos segue para nos salvar.)

II. A Tempestade

A. Leia Jonas 1:4-5. Quem Deus está tentando alcançar? (Jonas, que está dormindo.)

1. O que isto nos ensina acerca do poder de Deus para nos alcançar? (Deus está disposto a mudar o curso da natureza para conseguir a nossa atenção. Deus tem o poder da vontade e o poder dos meios.)

2. Se Deus está buscando a Jonas, porque tantas outras pessoas inocentes estão envolvidas?

a. Por que o dono do barco precisa sofrer com os danos ao barco?

b. Por que os que fretaram o barco precisam perder a sua carga?

c. Por que os marinheiros precisam sofrer tal fadiga mental?

3. O que você acha de Jonas estar dormindo pacificamente enquanto todos os outros estão sofrendo por causa de seu pecado? (Isto me lembra das vezes quando estou no semáforo e a pessoa que está na minha frente está distraída e não nota que a luz mudou para verde. Finalmente, ela percebe a tempo de passar pela luz “amarela”. Como resultado, ele passa pelo cruzamento e eu não!)

a. Deus deveria ter um foco mais refinado quando se trata de tratar do pecado? (Da forma como a historia está relatada, nenhum dos outros que foram apanhados no “fogo-cruzado” entre Deus e Jonas conhecia a respeito de Deus. Esta experiência lhes ensinou lições acerca do verdadeiro Deus que foram muito mais valiosos do que quaisquer bens ou tranqüilidade que tenham sido perdidos no processo. Jonas 1:16 soa como se eles estivessem assistindo a uma série evangelística!)

b. O que isto nos ensina a respeito do sofrimento? (Algumas coisas más às vezes são planejadas para nós – assim como Deus planejou apanhar Jonas na tempestade. Mas às vezes as coisas ruins acontecem simplesmente porque vivemos em um mundo no qual o mal e o bem estão empenhados em um combate.)

c. Alguns argumentariam que Deus nunca pretende que “coisas ruins” aconteçam conosco. Eles diriam que Satanás mandou a terrível tempestade, em uma tentativa de matar a Jonas e todos no navio. Deus interveio para o bem, mandando o peixe para salvar a Jonas. Alguma coisa de errado com esta visão? (O primeiro problema com esta visão é que ela contradiz o claro texto bíblico. Jonas 1:4,12 e 14-16 atribuem claramente a Deus o começo e o final da tempestade. O segundo problema é que se você crê que Deus poderia controlar a tempestade, qual é a superioridade moral em Deus permitir que Satanás comece a tempestade em vez de começar a tempestade Ele próprio? Confiar em Deus, em vez de criar desculpas para Ele, é a melhor abordagem.)

4. Como você explica que Jonas estava dormindo durante a tempestade? A primeira coisa que o capitão pergunta a ele (verso 6) é “Como você pode dormir?” Acho que esta é uma grande pergunta! A resposta de Jonas não está registrada. Qual você acha que foi a resposta?

a. Isto se compara a Jesus em Marcos 4:37-39? (Jesus não temia a tempestade. Jonas não está na mesma posição. Parece que existem algumas explicações potenciais para o sono de Jonas. Ele poderia estar cansado porque tinha corrido tanto de Deus. Ele poderia estar dormindo por que cria que finalmente estava a salvo de Deus. Ele poderia estar dormindo porque estava deprimido e não se importava mais com a sua vida.)

B. Amigo, fugir de Deus não e uma opção. Ele não irá forçar a tua vontade, mas te perseguirá. Por que não tornar as coisas mais fáceis para todos e dar teu coração e Ele hoje?

III. Próxima Semana: Profeta Hebreu, Marinheiros Pagãos

=============================== Copr. 2003, Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da New International Version (NIV), copr. 1973, 1978, 1984 da Sociedade Bíblica Internacional, a menos que indicado de outra forma. Citações da NIV são usadas com permissão da Zondervan Bible Publishers. As respostas sugestivas são encontradas entre parênteses . O comentário assume que o professor está usando um quadro-negro ou algum outro auxílio visual. ===============================

Nenhum comentário: