quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Jonas - Lição 10

Um Vento, um Verme e uma Planta (Jonas 4:5-11)

Introdução: Você lembra como acabamos a lição da semana passada? Jonas armou o seu guarda-sol, desdobrou sua cadeira de praia reclinável, preparou uma bebida gelada e se esticou para esperar o final do período de 40dias e ver os fogos de artifício começarem sobre Nínive. Jonas passou de mergulhador, para profeta, para espectador. Vamos pular de volta para a nossa história e ver o que Deus vai nos ensinar a seguir.

[Nota do Tradutor: A palavra usada no original para descrever a planta que cresceu junto ao abrigo de Jonas [qiyqayown] só é usada neste relato, em toda a Bíblia. Assim, é praticamente impossível saber exatamente a espécie da planta da nossa história. A versão Almeida, usada no Brasil, traduz o termo como “aboboreira”, enquanto que a Bíblia na Linguagem de Hoje e a Nova Versão Internacional citam o termo genérico “uma planta”. A versão inglesa King James usa uma palavra que poderia ser traduzida como “cabaceira” enquanto que a Nova Versão Internacional em inglês, utilizada pelo Dr. Cameron traduz como “videira”. O texto do verso 6 parece sugerir tratar-se de uma trepadeira, seja qual for a planta específica. De qualquer forma, mantendo a tradição brasileira da versão Almeida, estarei traduzindo como “aboboreira”, onde o Dr. Cameron usa a palavra “videira”.]

I. A Aboboreira

A. Leia Jonas 4:5-6. O verso 5 nos diz que o abrigo de Jonas (seu guarda-sol de praia) lhe deu sombra. Por que Jonas precisaria de mais sombra da aboboreira? Algum “especialista em sombra” sabe a resposta? (Você já se sentou à sombra de uma construção, em comparação à sombra de uma árvore? A árvore é muito mais fresca, porque ela exala umidade através de suas folhas. A aboboreira seria muito mais fria do que qualquer abrigo que Jonas construísse.)

1. Na semana passada decidimos que Jonas estava aguardando para que Deus mandasse descer fogo sobre os habitantes de Nínive.Por que Deus iria querer deixar Jonas mais confortável enquanto ele está em estado de rebelião? Se Jonas vai ficar sentado com raiva, esperando para ver os ninivitas queimarem, por que não deixar ele assar um pouco?

2. Dizemos que “nosso pão e nossa água” serão certas com Deus (Isaías 33:16). Qual é a atitude de Deus com relação ao nosso conforto?

3. Jonas construiu seu abrigo (guarda-sol de praia) enquanto Deus “construiu” a aboboreira. Que lição você vê nisto? (Deus ainda está perseguindo Jonas. Jonas sai batendo os pés para o deserto, constrói um abrigo e senta, esperando que Deus mude de idéia e transforme os ninivitas em criaturas crocantes. Isto é completamente “eu faço minhas próprias coisas, construo meus próprios confortos e espero que Deus se adapte às minhas soluções.” A primeira coisa que Deus faz é mostrar a Jonas que a solução de Deus para o problema do conforto é superior.)

B. Olha a última parte do verso 6. Qual é a atitude de Jonas a respeito de Deus ter providenciado a aboboreira? (Ele ficou muito contente.)

1. Jonas sabia que Deus havia providenciado a aboboreira?

2. Que parte da felicidade de Jonas com a aboboreira provém do fato de saber que Deus a havia providenciado, em oposição ao aspecto prático, do conforto com a aboboreira? (Jonas estava com raiva de Deus. Sua raiva o levou a fazer as “coisas do seu próprio jeito”. Agora ele vê que Deus parece estar lhe ajudando nas “coisas do seu próprio jeito” e eu acho que esta seja a razão pela qual Jonas ficou tão contente. Ele acha que Deus está começando a ser razoável a respeito de queimar os “vilões”.)

II. O Verme e o Vento

A. Leia Jonas 4:7. Quem providenciou o verme? (Deus).

B. Leia Jonas 1:17 e 4:7 juntos. Que paralelos você vê entre o grande peixe e o pequeno verme? (Deus providenciou a ambos. Deus usou a ambos para chamar a atenção de Jonas. O grande peixe foi usando para salvar Jonas de se afogar. O pequeno verme foi usado para deixar Jonas desconfortável. Este desconforto foi planejado para salvar a vida espiritual de Jonas.)

1. Você alguma vez já pensou que Deus não está interessado nas pequenas coisas da tua vida? Se isto é uma preocupação para você, como você explica que Deus estivesse envolvido com este verme e a aboboreira?

C. Leia Jonas 4:8. Você lembra que Jonas construiu o seu próprio abrigo (4:5)? Como o abrigo de Jonas o protegia contra o sol e vento escaldantes “enviados por Deus”?

1. Por que Deus enviou um vento escaldante e um sol abrasador?

2. Você acredita que Jonas entendeu que tanto a aparição da aboboreira quanto a sua destruição eram eventos sobrenaturais?

3. Coloque-se no lugar de Jonas. É óbvio para você que Deus não está cuidando dos Seus interesses? Deus deveria estar fazendo chover fogo sobre Nínive neste mesmo instante. Em vez disso, Deus está pregando peças, matando a tua sombra e aumentando o calor. O que você acha das ações de Deus? Por que Deus parece ser um brincalhão, em vez de ser um juiz para os ímpios?

D. Compare Jonas 1:12, Jonas 4:4 e Jonas 4:8. Em todas as três situações os planos de Jonas e os planos de Deus são bem diferentes. Quando Jonas vê que o plano de Deus está avançando, fica com raiva (ou resignado) o bastante para dizer apenas “Deixe-me morrer”. Pense nas vezes em que você já esteve deprimido. Parte do problema era que o teu plano para a tua vida era contrário ao plano de Deus para a tua vida?

1. Você vê Jonas como estando com raiva ou deprimido nestas situações?

2. Qual é a reação de Deus a este tipo de conversa? (Deus continua a perseguir Jonas.)

III. A Questão Principal

A. Leia Jonas 4:9. O que este texto revela a respeito do estado metal de Jonas? (Jonas diz que está com raiva. Eu não tenho experiência com doenças mentais, mas me parece estranho que alguém esteja com raiva o suficiente para morrer.)

1. O que você acha da resposta de Jonas?

2. Qual você acha que seria a resposta correta para a pergunta de Deus no verso 9?

B. Vamos olhar mais de perto a atitude de Jonas com relação à perda da aboboreira e a pergunta de Deus. Como Jonas se encaixaria como membro de um grupo de ambientalistas modernos? Você tem a percepção de que alguns ambientalistas modernos cuidam mais das plantas e dos animais do que das pessoas?

1. Por que Jonas acha que ele deveria ser abrigado [do calor] pela aboboreira enquanto os ninivitas seriam queimados? (Eu não acho que Jonas está preferindo de forma intencional a aboboreira mais do que as pessoas. Acho que ele está sendo simplesmente egoísta e está preocupado que o seu nível de conforto pessoal tenha decaído. Contudo, a pergunta de Deus aponta para a questão central: Como você pode estar preocupado com a morte da aboboreira e não estar preocupado com a morte de uma cidade inteira, cheia de gente? Esta é uma pergunta que cada pessoa que seja pró-ambientalista ou pró-aborto precisa ser capaz de responder diante da pergunta de Deus.)

C. Quando enfrentamos uma situação onde a nossa “aboboreira” morreu, deveríamos nos lembrar que não temos a nossa aboboreira, mas ainda temos o nosso Deus?

D. Leia Mateus 26:38. Jonas e Jesus dizem palavras muito semelhantes. Contraste a atitude de Jesus e a atitude de Jonas, as quais produziram estas palavras. (Jonas tem a atitude do Diabo. Ele é egoísta e está preocupado que as pessoas não estejam sendo destruídas.Jesus está no processo de dar a Sua vida para que todos nós possamos ser salvos. O contraste é absoluto.)

E. Leia Jonas 4:10-11. A maior parte da lição da próxima semana se concentra nestes dois versos. Por esta razão, não quero entrar em muitos detalhes aqui. Compare para mim o papel de Jonas na vida e no cuidado da aboboreira e o papel de Deus na vida e no cuidado dos ninivitas. (Jonas não tinha nada a ver com a vida e o cuidado da aboboreira. Mesmo assim, quando ela se foi, ele ficou com tanta raiva que poderia morrer. Deus criou e sustentou os ninivitas. Deus nos diz que Ele está profundamente interessado em nossa vida e salvação.)

1. Por que Deus menciona o “gado” no verso 11? (Considero que isto é significativo. Deus nos diz que Ele Se preocupa com os animais. Deus também está colocando um argumento lógico para Jonas. Deus diz, “Você está preocupado com a perda de uma planta, porque não estar preocupado com as formas superiores de vida, como os animais e as pessoas?” Os valores de Jonas estavam completamente de cabeça para baixo.)

F. Amigo, você apreciaria um Deus que tivesse a atitude de Jonas? Louvado seja Deus, porque Ele revela explicitamente a nós o quanto Se preocupa com nossa vida e nossa salvação!

IV. Próxima Semana: A Última Palavra

=============================== Copr. 2003, Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da New International Version (NIV), copr. 1973, 1978, 1984 da Sociedade Bíblica Internacional, a menos que indicado de outra forma. Citações da NIV são usadas com permissão da Zondervan Bible Publishers. As respostas sugestivas são encontradas entre parênteses . O comentário assume que o professor está usando um quadro-negro ou algum outro auxílio visual. ===============================

Nenhum comentário: