A Última Palavra (Jonas 4:10-11)
Introdução: Na semana passada, quando deixamos Jonas, da mesma forma como em outros pontos da história, ele era um homem zangado e infeliz.Jonas disse a Deus que a perda da planta que lhe dava sombra e o clima quente o tinham deixado zangado “a ponto de desejar a morte” (Jonas 4:9). Deus fornece uma dose de lógica a Jonas para acalmá-lo e converter seu coração. Vamos mergulhar na nossa história e ver como Deus lida com santos zangados.
I. A Preocupação de Jonas
A. Leia Jonas 4:10. Deus diz que Jonas estava preocupado com a aboboreira. Por que Jonas estava preocupado? Ele era um amante das plantas? (Duvido que Jonas tivesse qualquer consideração pela planta em si. A preocupação real de Jonas era consigo mesmo – que ele tinha perdido sua excelente sombra.)
1. Existe alguma razão lógica que você possa pensar, pela qual Jonas poderia estar com tanta raiva pela perda de sua sombra que quisesse morrer? (Na semana passada discutimos o ponto de vista de Jonas sobre a sombra da aboboreira. Sem dúvida ele pensava que ela tinha uma origem sobrenatural. Portanto, Deus estava lhe prestando um favor. Com a morte da aboboreira e seu extremo desconforto, Jonas agora cria que ele não desfrutava mais do favor divino. Esta parece ser a única explicação lógica para a raiva extrema de Jonas.)
a. Jonas havia realmente perdido o favor de Deus? (Não. Deus estava tentando ensinar uma lição a Jonas.)
B. No verso dez Deus diz duas coisas a respeito de Jonas e a aboboreira: Jonas não teve nada a ver com o crescimento da aboboreira e ela só existiu por um dia. Deus está colocando os fatos corretamente? (Sim.)
1. Qual questão Deus está colocando ao chamar a atenção de Jonas para estes fatos? (Deus está mostrando a Jonas quão pequena é esta perda. Jonas não havia investido nada na planta e Jonas não desfrutava da sombra da aboboreira dois dias antes. Como um desejo de morrer pode ser uma reação razoável a um “soluço” tão pequeno da vida?)
a. Você alguma vez já se viu com uma raiva além do razoável a respeito de uma coisa muito pequena na vida?
C. Recorde a última vez que você ficou furioso com alguém que você amava. Era acerca de alguma coisa que poderia mudar o curso da tua vida?
1. E a última vez que você esteve com raiva de Deus, era acerca de alguma coisa que poderia mudar o curso da tua vida?
D. Você realmente acha que Jonas estava com raiva por causa da aboboreira? Ou ele estava com raiva por causa de toda a seqüência de eventos e a aboboreira foi “a última gota”? (Jonas já tinha tido duas “últimas gotas” antes – por exemplo, Jonas 1:12 e 4:3. Contudo, Deus continua com uma pergunta que esclarece este assunto. Voltaremos a esta pergunta em seguida.)
II. A Preocupação de Deus
A. Leia Jonas 4:11. Por que Deus compara Nínive com a aboboreira? (Isto mostra que Deus compreende que Jonas não está com raiva por causa da aboboreira, Jonas está com raiva por causa de toda a seqüência de eventos. Deus quer que Jonas veja toda a cena – que inclui considerar as vidas dos habitantes de Nínive.)
B. Por que você acha que Deus tem que ficar falando a todo momento para Jonas pensar acerca das vidas dos ninivitas? Isso não é uma coisa de seria óbvia? (A única coisa que faz sentido é que Jonas considerava este povo como sendo inferiore. Eles não eram judeus, não desfrutavam do favor de Deus e, pior, eram inimigos de Israel. Jonas provavelmente não gosta de ouvir que Deus está preocupado com eles. Provavelmente ele não gosta da comparação não muito sutil entre os ninivitas e a sua própria rebelião.)
C. Note no verso 11 a referencia às mãos. Sempre que eu digo a alguém para virar ou olhar para a direita e eles olham para a esquerda, eu digo “A tua outra direita”. Este era um grande problema em Nínive?
1. Será que uma grande parte da população era ambidestra?
2. Há várias semanas atrás discutimos o fato de que o exército assírio estava perdendo batalhas. Será que descobrimos o problema: quando na batalha, eles recebiam ordens para marchar para a direita ou para a esquerda e sempre iam para o lado errado?
3. Sobre o que Deus está falando quando diz que essas pessoas não sabiam distinguir sua mão esquerda da mão direita? (Nossa lição (segunda-feira) sugere que isto significa que os ninivitas não possuíam o tipo de orientação moral que o Senhor deu aos israelitas. Talvez seja isso que Ele quer dizer. Vários comentários interpretam isto como significando a quantidade de crianças na cidade que estavam abaixo da idade de serem contadas. Eles estimam a população de Nínive em 600.000 pessoas. Portanto, cerca de 20% são crianças. Eu gosto da interpretação das crianças porque os adultos em Nínive mostraram sua capacidade de distinguir o certo e o errado quando se arrependeram. A versão da Bíblia na Linguagem de Hoje realmente traduz esta expressão como “120.000 crianças inocentes.”)
a. Por que Deus estaria especialmente preocupado com as crianças? (Elas seriam destruídas sem ter a oportunidade de fazer uma escolha moral apropriada.)
b. Por que Jonas estaria especialmente preocupado com as crianças? (Lembre da nossa conclusão de que Jonas não se preocupava com os ninivitas, em parte porque eles eram os inimigos? Isto deveria lembrar a ele que nem todos naquela grande cidade eram um perigo para Israel.)
c. Qual lição maior este texto nos ensina a respeito do juízo final de Deus e se nós teremos ou não um julgamento justo? Este texto nos mostra que Deus é muito sensível à questão de se os que estão sendo julgados compreendem claramente as questões que governam nosso futuro.)
D. No final do verso 11 temos Deus dizendo “Não hei de eu ter compaixão da grande cidade de Nínive”? Compare a preocupação de Jonas acerca da aboboreira com a preocupação de Deus acerca de Nínive. (Deus criou e cuidou do povo de Nínive. Ele tem uma razão legítima para estar preocupado com o povo daquela grande cidade.)
E. A última parte de Jonas 4:11 menciona os animais da cidade de Nínive. Leia Jó 39:1-4. Este é Deus falando com Jó. Que ponto Deus está levantando com Jó? (Deus está dizendo a Jó o que Deus sabe sobre os animais e que Jó não sabe.)
1. Por que Deus pensa que saber estas coisas sobre os animais seja um sinal de Sua grandeza. (Isto demonstra que Deus tem uma preocupação especial com toda a criação – inclusive os animais. Deus se preocupa tanto com os animais que conhece todos este detalhes peculiares de cada um deles.)
F. Leia Mateus 8:30-32. Como você explica neste contexto a preocupação de Deus para com os animais?
G. Leia I Samuel 15:2-3. Como você explica estas instruções de Deus? (O livro de Jonas nos dá uma visão mais de perto, mais íntima, do pensamento de Deus. A história de Jonas me convence de que o que não importa o que Deus sabia quando deu a ordem de I Samuel 15, Ele deve ter sido justo.)
III. O Futuro de Jonas
A. Veja novamente Jonas 4:11. O livro de Jonas termina com uma pergunta. Qual é a tua resposta para a pergunta de Deus?
1. Qual você acha que tenha sido a resposta de Jonas?
B. Como o livro termina com uma pergunta, nós não sabemos como Jonas respondeu, afinal. Você acha que Jonas terminou concordando com Deus?
1. Por que você acha que Deus não nos disse da decisão final de Jonas? (A razão pela qual não nos é dito como isto terminou para Jonas é que esta informação não é importante (exceto para o próprio Jonas). Quando você assiste um mágico, o que importa é observar os movimentos importantes! O que Jonas está fazendo não é o movimento importante para ser observado neste livro. Ao contrário, o movimento importante é como Deus lida com um profeta infeliz, egoísta, furioso e complicado como Jonas. Deus constantemente se aproxima de Jonas com amor e lógica. Ele não abandona Jonas e não abandona o povo de Nínive. Assim como Deus perseguiu, se relacionou e tentou salvar Jonas e os ninivitas, da mesma forma Deus persegue, se relaciona e tente salvar a cada um de nós.)
C. Amigo, Deus está te perseguindo. Você irá se arrepender e dar o seu coração a Ele?
IV. Próxima Semana: O Sinal do Profeta Jonas
=============================== Copr. 2003, Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da New International Version (NIV), copr. 1973, 1978, 1984 da Sociedade Bíblica Internacional, a menos que indicado de outra forma. Citações da NIV são usadas com permissão da Zondervan Bible Publishers. As respostas sugestivas são encontradas entre parênteses . O comentário assume que o professor está usando um quadro-negro ou algum outro auxílio visual. ===============================
Nenhum comentário:
Postar um comentário