O Sinal do Profeta Jonas (Mateus 12)
Introdução: Você alguma vez já ouviu a expressão “Tudo tinha terminado, exceto pelos gritos”? É aí que estamos em nosso estudo sobre Jonas. Nossa história de Jonas acabou. Se eu fosse dar uma nota para Jonas como profeta, seria uma nota bem baixa. E você? O que você acha de Jonas? Quando for dar uma nota para Jonas considere tanto a sua atitude quanto os resultados de seu trabalho. Como você acha que Deus considera Jonas? Esta última pergunta nos dirigirá em nosso estudo hoje. Que tipo de “gritos” se seguem à história de Jonas? Vamos mergulhar em nossa Bíblia e descobrir o que Jesus tem a dizer sobre Jonas!
I. Sinais para os Seguidores?
A. Leia Mateus 12:38. O que estes líderes judaicos estão pedindo? Eles estão pedindo um autógrafo para Jesus? (Eles querem que Jesus realize algum tipo de milagre, para que Ele seja provado diante deles.)
1. Se você fosse Jesus, este pedido seria um insulto?
2. O que existe, se é que existe algo, de errado com este pedido?
B. Leia Mateus 12:39. Jesus aparentemente não pensava que este pedido era apropriado. O que Jesus disse que havia de errado com o pedido por um sinal? (Jesus disse que eles eram uma “geração ímpia e adúltera.”)
1. Espere um minuto! Leia Lucas 19:10. Eu pensava que estas pessoas (ímpios e adúlteros) eram as pessoas para as quais Jesus queria estar falando!
a. Será que Jesus esqueceu momentaneamente de Sua missão?
C. Volte um pouco em Mateus 12 e leia os versos 22-23. Isto não é um sinal?
D. Volte mais um pouco e leia Mateus 12:13-14. Isto não é outro sinal?
1. Você notou a reação do público a cada um destes milagres? Que comparação você faz entre a atitude do “povo comum” e a atitude dos líderes judaicos? (Jesus estava dando sinais. Quando os líderes viram estes sinais, eles decidiram matar Jesus (Mateus 12:14). Quando o povo comum viu os mesmos sinais, ficaram se perguntando se Jesus seria o Messias (Mateus 12:23).
E. O que estes textos nos revelam acerca da razão pela qual Jesus se recusou a dar um sinal em Mateus 12:39? Jesus estava disposto a dar um sinal para aqueles que verdadeiramente buscavam o conhecimento. Contudo, não daria sinais para aqueles que simplesmente os exigiam e cujas mentes já haviam decidido rejeitá-Lo.
1. Você encontra uma lição nisto para o teu trabalho hoje?
a. Ou esta é uma área na qual apenas Jesus pode julgar?
II. O Sinal de Jonas Versus o Sinal de Jesus
A. Leia Mateus 12:39 novamente. Jesus recusou completamente dar um sinal àquelas pessoas que não queriam aprender? (Não. Jesus disse que eles teriam o “sinal” de Jonas.)
B. Leia Mateus 12:40-41. Quando Jesus esteve três dias no coração da terra? (Depois de Sua crucifixão e antes de Sua ressurreição.)
1. Isto foi um sinal para os descrentes? (Este era o sinal definitivo. Jesus, voltando da tumba e ressuscitando para a vida eterna está no coração do evangelho. Esta é a vitória final de Deus – derrotando a morte e o mal.)
C. Jesus compara a crucifixão, descanso na tumba e ressurreição que estavam diante dEle com Jonas ter sido engolido, mantido na barriga e vomitado pelo peixe. Vamos comparar Jonas com Jesus.
1. Como você compara a missão de Jonas com a de Jesus?
2. Como você compara as preocupações de Jonas e de Jesus acerca de sua recepção? (Conforme estudamos nestas lições, os assírios eram selvagens. Eles amputavam membros, esfolavam as pessoas e as emparedavam vivas em muralhas. Porém, foi Jesus, e não Jonas, quem experimentou uma morte brutal nas mãos de seus ouvintes.)
3. Como você compara a reputação dos ouvintes de Jesus e de Jonas?
4. Como você compara as atitudes de Jesus e de Jonas em apresentar a palavra de Deus?
5. Como você compara as diferenças culturais enfrentadas por Jesus e Jonas? (Um tema de nosso estudo foi que Jonas relutou para testemunhar ao inimigo. Aos seus olhos, seus ouvintes não mereciam esta mensagem.)
a. Como você compara isto com o cenário da origem de Jesus? (Jesus era o nosso Criador. Havia uma diferença muito grande no nosso “merecimento”.)
6. Como você compara as esperanças de Jesus e de Jonas? O que cada um deles esperava realizar?
7. Como os três dias de Jonas dentro do peixe se comparam com os três dias de Jesus dentro da terra? (Vejo pelo menos dois paralelos. Jonas mudou de idéia e concordou em testemunhar aos ninivitas durante os três dias. Esta mudança trouxe salvação aos ninivitas. Os três dias de Jesus e a Sua ressurreição trouxeram salvação a nós. Jonas escapou da morte enquanto estava no peixe. Nós escapamos da morte através do fato de Jesus ter estado dentro da terra.)
8. Em que os três dias de Jonas dentro do peixe são diferentes dos três dias de Jesus dentro da terra? (Jonas foi jogado ao mar por marinheiros que não queriam fazer isto, nem ofender ao Deus de Jonas. Jesus foi levado à morte por romanos e judeus que queriam fazer isto (ou eram ignorantes). Jonas estava fugindo de sua missão quando foi lançado na água. Jesus estava cumprindo Sua missão quando foi morto. Jonas acabou indo parar no peixe por causa de sua rebelião. Jesus veio à terra como resultado de Sua obediência.)
9. Como você compara os resultados para as cidades que foram o alvo primário das mensagens de Jonas e Jesus? (Depois da experiência de Jonas no peixe toda a cidade de Nínive se arrependeu e foi poupada. Depois da experiência de morte e ressurreição de Jesus, a maior parte da cidade de Jerusalém não se arrependeu e foi destruída cerca de 40 anos depois.)
10. Você consegue pensar em mais comparações entre Jesus e Jonas?
D. O que você acha que os ouvintes de Jesus estavam pensando quando ouviram Suas palavras em Mateus 12:41? Os líderes judaicos teriam se ofendido com a referencia de Jesus ao arrependimento dos ninivitas? (Sim. Jesus estava sugerindo que os cidadãos pagãos de Nínive eram espiritualmente mais alertas do que o povo escolhido de Jerusalém.)
1. A afirmação de Jesus é verdadeira? (Completamente. Lembre-se, especialmente, que a cidade de Nínive se arrependeu depois de apenas um dia de advertência e o arrependimento foi completo – de cima a baixo. Jonas 3:4-5.)
a. Existe alguma lição ou advertência para nós nas palavras de Jesus? (Ser complacente com a nossa “justiça” é perigoso.)
III. Alguém Maior
A. Mateus 12:41 termina com a afirmação de Jesus de que Ele é maior do que Jonas. Liste de que formas Jesus é maior do que Jonas. (Jesus é Deus, enquanto Jonas é um mero homem. Jesus obedeceu a Deus o Pai, enquanto Jonas não o fez. Jesus procurou buscar e salvar o perdido. Jonas procurou evitar e destruir o perdido. Jesus deu Sua vida pelo mundo. Jonas deu apenas algumas semanas pela sua missão. Jesus tinha uma mensagem de graça. Jonas tinha uma mensagem de destruição. Conforme discutimos, Jonas provavelmente omitiu de sua mensagem especificamente a parte referente à graça. Jesus queria que vivessem. Jonas queria que morressem.)
B. Leia Mateus 12:42. Quem é a “Rainha do Sul”? (Leia rapidamente I Reis 10:1-9. Esta é a rainha de Sabá.)
1. Este foi mais um “insulto” aos ouvintes de Jesus? Salomão era um grande rei e a rainha era (mais uma vez) uma pagã que ouviu.)
2. Como Salomão e Jesus se comparam em sabedoria?
3. Por que a Rainha de Sabá vai se levantar no juízo e condenar estes que estão desafiando Jesus? (A rainha viajou uma grande distancia para ouvir as sábias palavras de Salomão. Os que desafiavam a Jesus não queriam ouvir as sábias palavras de Jesus mesmo estando Ele bem ali.)
a. E você? As palavras de Jesus estão facilmente disponíveis para você? Você está fazendo algum esforço para ouvir Àquele que é maior do que Salomão ou Jonas?
C. Amigo, você está procurando por sinais adicionais de Deus ou já viu o bastante? Se viu o bastante, se arrependa e converta sua vida para Jesus. Siga o exemplo dos cidadãos de Nínive e não o exemplo daqueles que haviam sido abençoados com um grande conhecimento de Deus, mas possuíam corações duros.
IV. Próxima Semana: Um Retrato de Deus
=============================== Copr. 2003, Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da New International Version (NIV), copr. 1973, 1978, 1984 da Sociedade Bíblica Internacional, a menos que indicado de outra forma. Citações da NIV são usadas com permissão da Zondervan Bible Publishers. As respostas sugestivas são encontradas entre parênteses . O comentário assume que o professor está usando um quadro-negro ou algum outro auxílio visual. ===============================
Nenhum comentário:
Postar um comentário