terça-feira, 23 de setembro de 2008

Sua Maravilhosa Cruz - Lição 05

À Sombra do Calvário (João 1; Marcos 10; Lucas 18; Atos 1; Mateus 20)

Introdução: Vamos desastres todo o tempo. Alguns são de proporções épicas, tais como os tsunamis que mataram mais de 250.000 pessoas há poucas semanas atrás na Ásia. Alguns, como a câncer, atingem uma família específica com força devastadora. Na semana passada, falei com a esposa de um homem que está lutando contra uma forma muito agressiva de câncer cerebral. Por que essas coisas acontecem? Esta esposa me disse que não podia ver a razão para isto estar acontecendo com a sua família. Ela estava interessada em saber o que eu pensava sobre isto. Quando eu era jovem e menos sábio, poderia arriscar uma explicação. Agora, creio que é mais sábio explicar a atitude de Deus em vez de explicar a estratégia específica de Deus. Este é o assunto de nossa lição esta semana – então vamos mergulhar nela!

I. O Plano de Batalha

A. Leia João 1:29. Por que João chamaria Jesus de “o Cordeiro de Deus”? (Já discutimos isto em lições anteriores desta série: João está se referindo ao cordeiro sacrifical, que era uma parte essencial do sistema sacrifical do santuário do Antigo Testamento.)

B. Leia João 1:35-37. Aprendemos mais tarde (João 1:40-42) que um destes dois discípulos é André, que partilhou o encontro com Pedro. Ambos decidem se tornar discípulos de Jesus. Você também tomaria a mesma decisão?

1. Se você disse “sim”, quais são os benefícios positivos em seguir alguém que foi escolhido para a morte, para que outros possam viver?

a. Vendo as coisas por ele lado, você acha que André e Pedro tomaram uma decisão com base em informações completas? Eles entenderam o que estavam fazendo? (João 1:41 mostra André identificando Jesus como “o Messias”. De alguma forma, parece que ele identificou o fato de morrer com o Messias.)

C. Leia Marcos 8:31-33. Isto acontece muito tempo depois. Que compreensão Pedro tem agora acerca do futuro de Jesus? (Ele tem tanta certeza de que Jesus não será morto que repreende Jesus por dizer isto.)

D. Leia Marcos 10:32-34. O que Jesus está predizendo? (Seu próprio julgamento, crucifixão e ressurreição.)

1. Leia Marcos 10:35-37. Que explicação você tem para este pedido?

a. Você acha que eles compreenderam a missão de Jesus estavam se referindo ao reino de Jesus no céu?

b. Ou será que ele compreenderam tudo errado e estavam se referindo a um reino aqui na terra?

E. Leia Lucas 18:31-33. Você entende o que Jesus está dizendo para os Seus discípulos? Quão claro é isto?

1. Leia Lucas 18:34. Como os discípulos podem não entender uma declaração tão clara como esta?

a. O que você acha que significa “lhes estava oculto”? Quem estava escondendo o verdadeiro significado? (Deus certamente não estava escondendo o significado deles. Deus estava tentando torná-lo claro a eles. O comentário Word Pictures in the New Testament nos diz que por três vezes Lucas tenta explicar a falha contínua dos discípulos em compreender Jesus. Lucas quer que saibamos que eles não entenderam.)

F. Leia Atos 1:1-3 e 6. O que você acha que os discípulos entenderam neste ponto da história?

G. Temos uma coisa notável diante de nós. Jesus tinha dito aos Seus seguidores, clara e repetidamente, desde o início de Seu ministério, que Ele iria morrer. Ainda assim, Seus discípulos pareciam incapazes de compreender o plano de batalha. Por que você acha que aconteceu isto? (Eles estavam cegos para o verdadeiro plano de Deus, por suas próprias ambições e suas próprias preferências. O comentário Word Pictures in the New Testament nos diz que “As palavras de Cristo acerca de Sua morte iam de encontro a suas esperanças e suas crenças.”)

H. O que a missão de Jesus na terra nos ensina acerca de nossa capacidade de compreender a estratégia e o pensamento de Deus? (À primeira vista, parece ser uma tragédia terrível que Deus se tornasse homem, e então fosse torturado e assassinado pelos seres humanos. Assim como era impensável para Pedro que Jesus viesse a morrer, da mesma forma as tragédias que ocorrem em nossas vidas são impensáveis para nós. Jesus não morreu porque, de forma abstrata, Jesus tivesse dito, “Ei, acho que eu vou me matar.” Foi o problema do pecado que criou a razão e a necessidade para a Sua morte.)

I. O que a reação dos discípulos nos ensina a respeito de nossa capacidade de compreender a estratégia e o pensamento de Deus? (Ela nos mostra que é muito difícil para os seres humanos entender a vontade de Deus porque o nossa capacidade de julgamento está obscurecida por nossas próprias preferências e ambições. Nós não vemos o “quadro completo”, vemos apenas o que está acontecendo em nosso pequeno canto da vida.)

II. A Atitude da Batalha

A. Vamos continuar com a história dos discípulos (e sua mãe) que pediram a Jesus para que tivessem as posições principais no reino que eles esperavam que Jesus fosse estabelecer na terra. Leia Mateus 20:24. Por que os outros discípulos ficaram “indignados”? (Eles tinham a mesma ambição! Estavam preocupados porque esses dois haviam pedido primeiro.)

B. Leia Mateus 20:25-28. Qual é a atitude de Jesus?

1. Qual deveria ser a nossa atitude?

2. Como esta atitude poderia ser aplicada às tragédias na nossa vida?

C. Estou convencido que a ordem dos relatos do evangelho é inspirada por Deus assim como a mensagem dos evangelhos é inspirada. Vamos continuar com a próxima história de Mateus. Leia Mateus 20:29-31. Por que a multidão repreendia os homens cegos? (Eles estavam transtornando e perturbando a multidão.)

1. A multidão estava considerando os interesses de quem? (Os seus próprios. Ela não se preocupava com os interesses dos cegos.)

2. Os cegos estavam considerando os interesses de quem? (Os seus próprios. Eles não se preocupavam com as sensibilidades da multidão.)

D. Leia Mateus 20:32-34. Jesus está preocupado com os interesses de quem?

E. Vamos ajuntar tudo o que aprendemos. Quando ocorre uma tragédia, é provável que compreendamos a estratégia específica de Deus? (Não.)

1. O que, geralmente, é a causa para as tragédias? (A entrada do pecado em nosso mundo. Jesus não morreu porque Ele quisesse morrer, Ele morreu porque a entrada do pecado fez da Sua morte a melhor solução para o problema.)

2. Quando ocorre uma tragédia em nossa vida, o que podemos saber com certeza absoluta? (Qualquer que seja o plano que esteja sendo seguido em nossa vida, sabemos que a atitude de Deus com relação a nós é de auto-sacrifício. A instrução de Jesus aos Seus discípulos com respeito à atitude demonstra que Ele (e nós) veio para servir. A história dos homens cegos mostra a compaixão de Jesus com relação ao sofrimento. Isto deveria nos levar a decidir que não precisamos compreender o “quadro completo”, ou a estratégia específica de Deus para lidar com o pecado. Em vez disso, precisamos apenas confiar nEle.)

F. Amigo, a tragédia da morte de Jesus na cruz foi planejada. Isto mostra que o plano de batalha de Deus para lidar com o pecado é o auto-sacrifício. Qualquer que seja a tragédia que ocorra em nossa vida, podemos saber que Deus não está tirando vantagem de nós. Ele não está nos ferindo para Seu próprio benefício. A Sua atitude é morrer por nós. Nós não somos Deus. Não temos a Sua inteligência ou Seu conhecimento. O que temos é uma compreensão da Sua atitude com relação a nós. Você vai concordar em simplesmente confiar em Jesus, não importa o que aconteça na tua vida?

III. Próxima Semana: A Semana da Paixão

=============================== Direito de Cópia de 2005, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: