terça-feira, 23 de setembro de 2008

Sua Maravilhosa Cruz - Lição 03

Jesus e o Santuário (Levítico 4, Hebreus 9, Isaías 53)

Introdução: Considere um dos principais argumentos contra o fato de Jesus ser Deus. Ele nasceu de um casal obscuro, foi criado em uma aldeia de reputação duvidosa e ainda jovem, morreu como um criminoso. Para uma pessoa sem educação formal, este não é um currículo que te colocaria no caminho de ser um herói da história, muito menos de ser Deus. É a qualificação de “sem educação formal” que é tão importante aqui. Por milhares de anos, Deus tem estado tentando educar os humanos que o Messias estava vindo para morrer. Vamos pular para dentro da nossa lição e aprender mais sobre o antigo plano de educação de Deus!

I. Cuidando do Problema do Pecado: Simbolicamente

A. Leia Levítico 4:22. Você já ouviu a expressão, “ignorância da lei não é desculpa”? Como isto se aplica à lei de Deus? (O texto diz que os líderes são culpados mesmo por pecados não intencionais. Você não precisa ter a intenção, para ser culpado do pecado.)

B. Leia Levítico 4:23. Este próximo verso modifica a conclusão que acabamos de chegar sobre ser culpado do pecado, mesmo não tendo intenção? (Talvez esta seja apenas uma regra de bom senso. Mas, parece indicar que não temos obrigação de buscar o perdão do pecado até que tenhamos consciência de que o que estamos fazendo viola a lei de Deus.)

C. Vamos colocar Levítico 4:24 junto com Levítico 4:23. Qual é a solução de Deus para o problema dos líderes que pecam? (Uma vez que você toma consciência de teu pecado, deve trazer a Deus uma oferta pelo pecado, sacrificando um bode.)

D. Leia Levítico 4:25-26. O que mais é exigido para o perdão? (O contexto para este texto se encontra em Êxodo. Em Êxodo, capítulos 26 e 27, Deus dá a Moisés as instruções para a construção de um santuário (templo) para que Deus possa habitar entre os seres humanos (Êxodo 25:8). Nos capítulos 28-30 de Êxodo, Deus estabelece um sacerdócio e um sistema de sacrifícios para este santuário. Quando Levítico 4:25-26 se refere aos “pontas do altar dos holocaustos” e ao “sacerdote”, aqueles que ouviam estas instruções saberiam que isto se referia ao sistema do santuário que Deus estabeleceu em Êxodo. Portanto, o perdão dos pecados exigem não apenas o sacrifício de um animal, mas que o sangue do sacrifício fosse aplicado ao santuário, da forma adequada, pelo sacerdote designado.)

E. Leia Levítico 4:27-31. Como os pecados das pessoas comuns eram perdoados? (Da mesma forma como os pecados de um líder eram perdoados. Apenas as especificações do animal eram diferentes.)

F. Você notou que todos estes textos se referem ao pecado “não intencional”? Como este texto faz você se sentir? É possível que Deus tenha estabelecido somente um plano para o perdão de pecados não intencionais?

1. Leia Levítico 5:1. Este é um pecado não intencional?

2. Leia Levítico 6:1-3. Estes são pecados não intencionais? (Estes são pecados claramente intencionais.)

a. Leia Levítico 6:4-7. O que você precisa fazer para ser perdoado de pecados intencionais? (É exigida a morte de um animal, assim como os pecados não intencionais. Porém, também é exigida a restituição quando uma propriedade foi tomada, além de uma multa de 20%.)

b. O que você acha da multa de 20% sobre o pecado?

(1) Por que você acha que Deus impôs esta multa? (Para dissuadir a prática do pecado.)

(2) A restituição e esta multa de 20% é o que diferencia os pecados intencionais dos pecados não intencionais?

G. Leia Levítico 17:10-12. Que papel o sangue desempenha no sistema sacrifical do santuário? (Levítico 17:11 nos diz que a “vida” está no sangue, e é o sangue que faz a expiação pelos pecados. A moderna ciência médica tem demonstrado a importância da circulação do sangue para trazer oxigênio, e portanto, vida, às células de nossos corpos.)

1. Posso compreender logicamente porque Deus diria que os israelitas não podiam ingerir o sangue do animal que havia sido sacrificado. Porém estes versos proíbem a ingestão do sangue de qualquer animal. Que lógica você vê nisto? (Este texto demonstra que Deus está nos ensinando uma coisa que vai além do sacrifício de animais. Vinculando a expiação em geral ao sangue é parte do desdobramento de nossa educação de que o sangue do Messias faz a expiação pelos nossos pecados.)

H. Se o sangue faz expiação pelos pecados, por que a restituição é exigida no caso de pecados intencionais envolvendo propriedades? (Como as “obras”, hoje em dia, isto revela a atitude do coração.)

II. Cuidando do Problema do Pecado: A Realidade

A. Leia Hebreus 9:19-22. O que o escritor de Hebreus está descrevendo aqui? (Um aspecto da parte do santuário do sistema sacrifical do Antigo Testamento que temos estado estudando.)

1. Que papel o livro de Hebreus diz que o derramamento de sangue desempenha no perdão dos pecados? (Sem o derramamento de sangue não há perdão dos pecados.)

B. Leia Hebreus 9:23-26. O sangue dos animais no sistema do Antigo Testamento simbolizava o sangue de quem? (Jesus.)

1. Leia Hebreus 9:27-28. Como este texto diz que Jesus morreu? (Ele foi sacrificado. Assim como os sacrifícios de animais no Antigo Testamento, Jesus derramou o seu sangue para o perdão dos nossos pecados.)

III. Cuidando do Problema do Pecado: A Lógica

A. Embora a natureza da morte de Jesus tenha sido predita com milhares de anos de antecedência, explique logicamente por que a morte de Jesus era exigida para o perdão dos pecados? (Veja novamente Hebreus 9:26. Este texto diz, em parte, “para aniquilar o pecado mediante o sacrifício de si mesmo.” Hebreus 9:28 diz, em parte, que “Cristo foi oferecido em sacrifício uma única vez, para tirar os pecados de muitos.” O sacrifício de Jesus retira os nossos pecados.)

1. Podemos ver a afirmação de que o sacrifício de Jesus retira os nossos pecados. Mas, me diga, por que razão isto seria verdade? (A lógica deste processo sempre foi muito complicada para mim. Começamos com a regra que o pecado causa a morte. (Gênesis 2:15-17.) Portanto, aqueles que pecam, morrem – isso faz sentido do ponto de vista lógico. A única lógica que eu vejo para a morte de Jesus é um conceito muito simples: Jesus concordou em sofrer a penalidade da morte em nosso lugar. Ele concordou em morrer por nós.)

2. Satanás teria que concordar com esta substituição – em vez de nós morrermos, Jesus morre? (Deus é a pessoa que foi ofendida pelo pecado. Portanto, seria Deus quem teria que concordar com isso.)

B. Assuma que você concorda comigo na lógica de Jesus morrer em nosso lugar. Por que era necessário que Jesus tivesse uma vida perfeita? (Duas sugestões: Primeira, se Jesus tivesse pecado, Ele teria que morrer pelo Seu próprio pecado. Ele só podia Se oferecer para ser o nosso substituto porque não estava sob a sentença de morte. Segunda, todo este conceito de que o “pecado resulta em morte” não seria justo se os seres humanos não tivessem outra escolha além de pecar. Jesus mostrou que Adão e Eva tinham uma escolha. Jesus mostrou que a ordem de Deus ao primeiro casal para que obedecessem à Sua lei era razoável e possível. Portanto, na vida de Jesus vemos tanto uma vindicação da lei de Deus quanto o pagamento da penalidade do pecado, a qual os seres humanos trouxeram sobre si próprios.)

C. Embora devêssemos ler todo o capítulo 53 de Isaías, vamos nos concentrar em Isaías 53:1-5. Sobre quem Isaías está escrevendo? (Esta é uma profecia sobre Jesus.)

1. Considerando estes versos, eles descrevem poder, beleza ou autoridade? (Não.)

2. Isaías 53:1chama a mensagem destes versos de “braço do Senhor”. A que este braço do Senhor se refere? (Ao poder de Deus. Aos músculos de Deus.)

a. Como este quadro, ao qual falta beleza, poder ou autoridade pode se referir ao poder de Deus? (Isto é parte da lógica de Deus. Seu “poder” vem através do auto-sacrifício. Ele vence a batalha contra o pecado dando a Si mesmo em benefício de outros.)

b. Você já tentou aplicar este princípio à tua vida?

D. Amigo, quando você considera que o sistema sacrifical do Antigo Testamento requeria o derramamento de sangue para o perdão dos pecados, nota que a natureza da morte de Jesus estava perfeitamente predita. Esta á uma evidência extraordinária de que Jesus é o Messias. Contudo, a lógica deste processo nos ensina uma lição importante sobre a vida. Você já sentiu o poder do auto-sacrifício?

IV. Próxima Semana: Um Corpo Me Formaste

=============================== Direito de Cópia de 2005, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: