terça-feira, 23 de setembro de 2008

Sua Maravilhosa Cruz - Lição 04

Um Corpo Me Formaste (Filipenses 2, Colossenses 1)

Introdução: Terminamos a nossa discussão da semana passada com a maravilhosa descoberta de que o “braço de Deus” (Seu poder) é o amor que leva ao sacrifício próprio. Nesta semana vamos nos voltar para a natureza do sacrifício de Jesus. O amor de Jesus o levou a abrir mão exatamente do que? Uma obra popular de ficção afirma que Jesus abriu mão apenas de Sua vida. Por que? Por que Jesus era um mero homem. A Bíblia revela uma verdade diferente. Ela nos diz que Deus se tornou homem e viveu entre nós. Esta impressionante verdade sobre como Deus se tornou homem e veio viver conosco é o nosso estudo para esta semana. Vamos pular para dentro deste assunto tão necessário para os dias de hoje!

I. A Natureza de Jesus

A. Leia Filipenses 2:5-7. Paulo demonstra um argumento lógico sobre que tipo de atitude deveríamos ter. Voltaremos ao assunto de atitude mais tarde, vamos nos concentrar agora no ponto de vista que ele coloca sobre Jesus.

1. O que Paulo nos diz sobre o contexto passado de Jesus? (Ele era Deus.)

2. Que status Jesus merece ter? (O mais alto. Ele era “igual a Deus”.)

3. Que status Jesus assumiu? (Ele concordou em de tornar “semelhante aos homens” – ou seja fazer de Si mesmo um nada.)

B. Filipenses 2:6 nos diz que Jesus era “igual a Deus” e Filipenses 2:7 diz que Ele tornou-se “semelhante aos homens”. O que você acha que estes termos comparativos significam? (Uma palavra que é muito popular hoje é a palavra “metamorfose”. O sapo “metamorfoseou-se” em um príncipe. Isto significa transformar-se de uma coisa em outra. A nossa lição aponta (segunda-feira) que a palavra grega “morphe” (a base para a nossa palavra “metamorfose”) é a palavra que a NVI traduz como “tornar-se”. Jesus Se “metamorfoseou” de Deus em homem.)

C. Leia Filipenses 2:8. Deus assumir a semelhança humana é uma coisa; o que mais Jesus fez, considerando o interesse dos outros? (Ele concordou em morrer na cruz. Temos esta progressão: Jesus concordou em “tornar-Se nada”. Depois, foi mais além e concordou em humilhar-Se ainda mais pela morte em uma cruz.)

II. A Atitude de Jesus

A. Conhecermos a verdadeira natureza de Jesus nos ajuda a compreendermos melhor o ensinamento de Paulo a respeito da atitude. Leia Filipenses 2:1-2. “Diversidade” é uma palavra que ouvimos o tempo todo. O que Paulo diz que deveria ser o objetivo de todos os cristãos? (Serem um em espírito e propósito.)

1. Que tipo de diferenças são permitidas na unidade de espírito e propósito?

2. O que nos motiva a colocarmos de lado nossas diferenças, no que diz respeito a termos “o mesmo modo de pensar”? (As bênçãos do amor de Cristo e a influência do Espírito Santo.)

a. O que significa o termo “exortação de amor”? (Jesus entregou a Si próprio por nós. Isto deveria nos ensinar alguma coisa em nosso relacionamento com outros.)

B. Leia Filipenses 2:3-4. Como nós, do ponto de vista prático, colocamos de lado nossas diferenças e nos tornamos um em espírito e propósito? Ou seja, o que deveríamos começar a fazer agora mesmo para conseguirmos isto? (Buscar o interesse dos outros.)

1. Isto quer dizer que não podemos buscar os nossos interesses? (Não. Filipenses 2:4 diz que não há problema em cuidarmos de nossos próprios interesses. O que Deus nos ordena a fazer é buscar também o interesse dos outros.)

2. Como Jesus estava buscando Seus próprios interesses ao Se tornar um homem e concordar em ser torturado e morrer como um criminoso? (Aqui está uma coisa maravilhosa. Os interesses de Jesus parecem ser os nossos interesses. Ele fez dos nossos interesses os Seus interesses.)

3. Quando te pedem para fazer alguma coisa para a igreja, você acha que os interesses da igreja se tornam os teus interesses?

4. “Diversidade”, como o mundo usa este termo, parece ter o sentido de que “cada um deveria ser diferente e celebrar este fato”. Se você vê que os interesses dos outros se tornaram os teus interesses, o que você estaria celebrando? (Você estaria celebrando o quanto vocês são semelhantes. Estaria celebrando a unidade. “Um só espírito e uma só atitude.” Filipenses 2:2)

C. Leia Filipenses 2:9-11. Qual foi o resultado de Jesus ter esta atitude? (Ser exaltado ao lugar mais elevado!)

1. Isto significa que o auto-sacrifício e a consideração pelos interesses dos outros NÃO é o objetivo final? (Buscar o interesse dos outros é o sangue vital do Reino de Deus. A consideração pelos outros faz com que o reino funcione e traga bênçãos e honra a você.)

a. Note que Filipenses 2:6 nos diz que Não era o objetivo de Jesus ser igual a Deus. Por outro lado, Filipenses 2:9 nos diz que Jesus foi exaltado ao lugar mais elevado. Se você quer glória, o que este texto sugere que você deva buscar?

III. O Conflito Atual

A. O foco de Paulo é nos ensinar sobre atitude mas, durante este processo, nos ensina verdades críticas acerca da natureza de Jesus. Filipenses 2:6-11 repousa no coração de nossa fé como cristãos. Jesus, que era completamente Deus, tornou-se um ser humano e morreu na cruz pelos nossos pecados. Que atitude Jesus exemplificou para nós! Na tua opinião, o público em geral compreende a mensagem de Filipenses, que Jesus, que era completamente Deus, tornou-se completamente humano para morrer em nosso lugar?

1. Você acha que público em geral compreende a mensagem que Deus ressuscitou a Jesus e que Jesus agora é exaltado “acima de todo nome” no céu?

B. Amigo, creio que estamos no meio de uma grande batalha sobrenatural sobre estes mesmos pontos, aos olhos das massas que não tem o conhecimento bíblico. O filme de Mel Gibson “A Paixão” trouxe à atenção das massas o incrível amor e sacrifício de Jesus por nós. Deus usou Mel Gibson para ilustrar Filipenses 2:8. Por outro lado, por (muitas) semanas, o livro intitulado “O Código Da Vinci” tem estado no topo da lista de mais vendidos. O livro “O Código Da Vinci” é um ataque virulento e sutil à verdade de Filipenses 2:6. Este livro afirma que seria um fato histórico que a corrente principal da igreja Católica primitiva não acreditava que Jesus fosse Deus. Ao contrário, a igreja teria afirmado pela primeira vez que Jesus é Deus no concílio de Nicéia, em 325 A.D. O “Código Da Vinci” diz, “até aquele momento na história Jesus era visto por Seus seguidores como um profeta mortal... um grande e poderoso homem, mas um homem, apesar de tudo”.

1. Como você usaria Filipenses 2:6 para desmascarar esta falsidade contida em “O Código Da Vinci”? Os escritos de Paulo mostram que as afirmações históricas de “O Código Da Vinci” são falsas. O contexto dos escritos de Paulo revelam que ele foi contemporâneo de Jesus e Seus discípulos. O livro de Filipenses foi uma carta escrita por Paulo à igreja primitiva em Filipos (Filipenses 1:1). Portanto, o contexto cronológico de Filipenses 2:6 revela que desde o princípio os cristão viam a Jesus como sendo plenamente Deus – e não um mero “profeta mortal”.)

C. Leia Colossenses 1:3. Como Paulo retrata o relacionamento entre Jesus e Deus?

D. Vamos continuar em Colossenses. Pule alguns versos e leia Colossenses 1:15-16. Que conceito vem à tua mente quando lê que Jesus “é a imagem do Deus invisível”? (Jesus colocou uma face humana em Deus.)

1. Que “atos divinos” Jesus fez? (Ele é o Criador – não apenas do nosso mundo – mas de tudo.)

E. Leia Colossenses 1:17. Quando Jesus veio à existência? (“Antes de todas as coisas.”)

1. Que “tarefa divina” Jesus está executando neste momento? (Não tenho certeza se isto significa que Jesus mantém o reino “espiritualmente”, ou se este texto significa que Jesus mantém literalmente o universo – que Ele é o poder por trás da força da gravidade.)

F. Leia Colossenses 1:18. Qual é o significado da ressurreição de Jesus desde os mortos? (Este texto nos ensina que a ressurreição de Jesus deu a todos nós a oportunidade de sermos ressuscitados dos mortos. Jesus é supremo sobre tudo, incluindo a morte.)

G. Leia Colossenses 1:19. Quanto de Deus o Pai estava em Jesus? A “plenitude” de Deus estava em Jesus.)

H. A carta de Paulo aos cristãos primitivos em Colossos (veja Colossenses 1:2) é um das declarações mais primitivas escritas sobre a fé cristã. Leia Colossenses 2:8-9. Contra o que Paulo está advertindo os crentes primitivos? (Ele os está advertindo contra o mesmo tipo de engano que está presente em “O Código Da Vinci”! Esta carta primitiva nos mostra que os cristãos viam a Jesus com sendo plenamente Deus – Deus que se tornou homem – desde o princípio da igreja.)

I. Amigo, que posição você tem com relação à natureza de Jesus? Crer que Jesus era plenamente Deus e plenamente homem, e que Ele viveu nesta terra, morreu por nossos pecados e ressuscitou, é essencial para a nossa fé como cristãos. Ter uma visão correta de Jesus também é crítica para a nossa compreensão de como deveríamos nos relacionar uns com os outros como cristãos.

IV. Próxima Semana: À Sombra do Calvário

=============================== Direito de Cópia de 2005, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: