segunda-feira, 20 de outubro de 2008

A Doutrina da Expiação - Lição 03

Queda em Pecado (Gênesis 3)

Introdução: Há um antigo ditado que fala o seguinte: “Para acertar o rei, você só tem um tiro; ou você mata o rei ou ele mata você”. Imagine o modo de Satanás pensar: se você tem uma oportunidade de testar a lealdade de Adão e Eva, não usaria o teu melhor argumento, tua melhor tentação? Tudo estava em jogo naquele “único tiro”. Fico me perguntando se Adão e Eva ficaram pensando muito no teste que estava por sobrevir a eles. Vamos pular para dentro de nossa lição e considerar como o pecado entrou em nosso mundo!

I. O Tiro

A. Leia Gênesis 3:1. Algumas pessoas não acreditam que o relato bíblico da queda dos seres humanos em pecado seja literal. Você acha que uma serpente está realmente falando com Eva?

1. A maior parte dos cristãos pensa que a serpente é Satanás. Apocalipse 20:2 chama Satanás de “a antiga serpente”. Se esta serpente realmente é Satanás, isto prova que esta história é uma alegoria e que não é literal?

2. Por que a Bíblia nos diz que a serpente era o animal mais astuto que havia? Por que este detalhe era necessário? (Esta explicação sugere que a história é literal. Se qualquer animal pudesse falar, era este. Portanto, Eva não teria ficado surpresa em estar falando com uma serpente.)

3. Temos que escolher entre uma serpente esperta e Satanás? Entre acreditar que esta história é literal ou acreditar que a serpente é Satanás? (Uma história do Novo Testamento nos ajuda a desvendar este mistério. Marcos 5 contém a história dos demônios que se chamavam “Legião” (Marcos 5:9) e que possuíram primeiro um homem e depois um bando de porcos.Os demônios falaram através do homem, de acordo com o relato bíblico, e poderiam ter falado através dos porcos. Satanás toma o controle de uma serpente. Como as serpentes são espertas, Eva não fica chocada ao ouvir uma serpente falando. Note que o apóstolo Paulo se refere a isto como se fosse um evento literal (II Coríntios 11:3).

4. Por que Satanás (Gênesis 3:1) pergunta sobre comer dos frutos das árvores? Por que ele afirma uma coisa que obviamente não é verdade? (Lembre-se, esta é a “prova”, o “único tiro”. Você não iria querer alguém mais tarde argumentando que Eva “havia perdido a reunião” sobre comer dos frutos das árvores. Satanás não queria uma disputa sobre se ela havia compreendido a ordem de Deus; assim ele fez uma afirmativa errada, para que ela o corrigisse.)

B. Leia Gênesis 3:2-3. O que você acha da resposta de Eva? Ela respondeu corretamente? (A resposta está errada e é ambígua. Leia Gênesis 2:16-17. Deus não disse nada acerca de “tocar” o fruto. De acordo com a Bíblia Ele disse simplesmente “não coma”. Note que haviam duas árvores no meio do jardim: a Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal e a Árvore da Vida (Gênesis 2:9).)

1. Evitar tocar o fruto era uma boa idéia? (Se você está querendo evitar comer o fruto, evitar tocá-lo pode ajudar.)

2. Eva estava fazendo a coisa certa ao dizer que se tocasse o fruto ela morreria? Esta era uma boa idéia, certo? (Leia Deuteronômio 4:1-2. Penso que é um sério erro confundir o que é uma “boa idéia” com o que realmente Deus disse. Quando você ensinar aos teus filhos sobre o pecado, não confunda em suas mentes o que é realmente pecado e o que são boas idéias para evitar pecar. De outra forma, quando eles violarem a tua “boa idéia” e não tiverem problemas, pensarão que podem fazer o mesmo com relação ao pecado.)

C. Leia Gênesis 3:4-5. Este é o “tiro” de Satanás para obter a lealdade dos seres humanos. Analise a abordagem de Satanás. O que ele faz? (Primeiro, ele contradiz frontalmente a Deus. Segundo, Satanás sugere que Deus mentiu para Eva, de forma que ela permanecesse inferior. Ela pode ser como Deus.)

1. Como você caracterizaria a tentação de Satanás a Eva? Trata-se do apetite? Da confiança? Da ganância? Da vaidade? Do orgulho? (Penso que se trata de todas essas coisas, exceto o apetite. Eva decide confiar em seu próprio conhecimento (a ser adquirido), em vez de confiar em Deus. Isto é orgulho.)

2. Compare Gênesis 3:22 com Gênesis 3:5. Satanás estava dizendo a verdade? (Em parte.)

3. Deus ocultou o fato de que Ele não queria que os seres humanos conhecessem o bem e o mal? (Reveja Gênesis 2:17. Deus chama a árvore de “conhecimento do bem e do mal”. No relato bíblico, Ele não explica por que eles não deveriam comer dela. Ele lhes diz somente a penalidade.)

a. Que lição há nisto para nós hoje? (Nós rimos de pais que respondem a um “Por que?” de seus filhos com um “Porque eu estou dizendo!”. Eu decidi que sempre daria aos meus filhos uma razão para as minhas regras. Talvez esta tenha sido uma abordagem errada. Em algumas coisas precisamos aprender que Deus não precisa explicar Suas regras aos seres humanos, além de dizer “Eu sou Deus, e você não é.”)

D. Qual é a porcentagem da população que não confia no relato da Criação ou na história da queda dos seres humanos?

E. Onde eles encontram um relato alternativo? (Na teoria da evolução, por exemplo.)

F. Qual é a ironia disso? Vamos assumir por um momento que tudo isso é alegoria, mito ou qualquer que seja o rótulo que eles usam para dizer “Eu não acredito que isto seja literal”. Se alguma lição deve ser tirada dessa história, o que é? (Que devemos confiar em Deus e naquilo que Ele diz, em vez de dependermos do nosso próprio entendimento. Se até as pessoas do “mito” acreditam que existe uma lição aqui, por que eles não a aplicam a esta história? Por que pensam que deveriam criar a sua própria história, baseados em seu próprio suposto conhecimento?)

II. A Queda

A. Leia Gênesis 3:6. Por que Eva comeu o fruto, quando ela sabia o que Deus havia dito? (O texto diz que o fruto era atraente aos olhos. Parecia ser um bom fruto. Ele lhe daria sabedoria.)

1. Por que a aparência do fruto seria um fator importante na decisão de Eva? (O que ela viu contradizia o que ela esperava de uma árvore da qual Deus havia dito que causaria a morte. Certamente uma “árvore da morte” seria feia ou, pelo menos, teria um fruto de aparência suspeita.)

2. O pecado de Eva foi gradual? (Penso que um problema importante foi o fato de Eva haver citado incorretamente a lei de Deus (Gênesis 3:3). Ela tocou o fruto antes de comê-lo. Como ela não morreu quando tocou o fruto, foi levada a crer que Deus não era digno de confiança e ela ganharia sabedoria ao comê-lo.)

3. Quantas vezes você pensou que Deus não era digno de confiança, quando o problema verdadeiro era a tua falta em ler e entender a palavra de Deus?

B. Por que Adão comeu o fruto em violação à ordem de Deus? (Leia I Timóteo 2:14. Paulo nos fala que Adão não foi enganado.)

1. Paulo parece concluir que Adão merece algum crédito, porque ele não foi enganado e Eva foi enganada. Como você vê esta questão? (Todo pecado é pecado, mas considero a desobediência deliberada como sendo muito pior. Considere como você compara os dois quando teus filhos te desobedecem.)

C. Se você fosse dar conselhos a Eva, que conselhos daria? (Ela deveria ter ficado totalmente alerta quando a serpente contradisse a Deus (Gênesis 3:4). Deveria estar melhor familiarizada com a palavra de Deus. Deveria ter confiado em Deus, e não no seu próprio intelecto. Deveria estar satisfeita com o conhecimento que Deus lhe havia dado.)

D. Que conselhos você daria para Adão? (Com relação a Eva, parece haver lugar para fazer as coisas certas “da próxima vez”. Com relação a Adão, parece que ele simplesmente desobedeceu a Deus [de forma deliberada].)

III. A Reação de Deus

A. Se você fosse Deus, como reagiria ao que Adão e Eva fizeram?

B. Leia Gênesis 3:8-11. O que Deus faz depois que Adão e Eva pecaram? (Ele vem procurar por eles.)

1. Leia Isaías 59:1-2. Por que Deus simplesmente não abandonou a terra quando Adão e Eva pecaram? Isaías parece estar dizendo que quando você peca, Deus se afasta de você. Como você explicaria a aparente contradição entre o que observamos acerca de Deus no Éden e a afirmação de Isaías? (Quando eu era jovem, me ensinaram que se eu pecasse, Deus não me ouviria. Este era um pensamento horrível – eu poderia tomar decisões que levariam Deus a me abandonar.)

2. Leia Efésios 5:5-6. Paulo e Isaías estão de acordo? Em caso afirmativo, o que Deus está fazendo no Éden?

C. Leia Lucas 15:3-7. O que Jesus nos ensina sobre a Sua atitude com relação aos pecadores?

D. Leia Romanos 5:6-8. Considerando todos estes versos, o qie aprendemos sobra a reação de Deus ao pecado? (O Éden nos dá uma boa visão do nosso Deus. Ele nos ama, Ele nos busca, Ele nos confronta com os nossos pecados. Mas, se finalmente rejeitarmos a Deus, Ele se afastará.)

E. Coloque-se no lugar de Deus, em nosso momento atual. Você criou o mundo, mas muitas pessoas duvidam da tua palavra com relação a isso. A tua criação – os seres humanos – duvidaram de você e acreditaram em Satanás. Como resultado, você enviou teu Filho para morrer pelos pecados deles. Os seres humanos mataram o teu Filho. Qual seria a tua atitude, como Deus, em relação aos seres humanos? (Leia Hebreus 10:29-31.) Com certeza, eu não quero me perder. Mas se eu rejeitar tudo o que Deus fez por mim, Seu julgamento é justo – mais do que justo.)

F. Amigo, considere o que Deus tem feito por você. Você vai se afastar dEle, ou dar o teu coração a Ele agora mesmo?

IV. Próxima Semana: Expiação e a Iniciativa Divina

=============================== Direito de Cópia de 2008, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Um comentário:

Francisco Castro disse...

Olá, gostei muito do seu blog. Ele é muito bom.

Parabéns!

Um abraço