As Armas do Dragão - I - A Besta do Mar (Apocalipse 13)
Introdução: Na semana passada examinamos vários grandes "sinais" no céu para determinarmos o que eles significavam. Um dos sinais era aquele dragão vermelho e mal-educado, de um tamanho incomum. Descobrimos que ele era um matador e, pior, que ele tinha se mudado para nossa vizinhança! Esta semana descobrimos que ele tem amigos que são tão indesejáveis quanto ele. Vamos aprender mais pulando para dentro da nossa lição, que é a primeira de duas lições a respeito destes amigos!
I. A Irmã Bestial do Dragão
A. Leia Apocalipse 13:1. Você já notou como irmãos ou irmãs às vezes são muito parecidos ? (Compare com apocalipse 12:3. Você reconheceria estes dois em qualquer lugar! A Besta tem sete cabeças, dez chifres e sete coroas, assim como o Dragão. Esta similaridade é realmente difícil de deixar passar.)
1. O que você acha que esta similaridade na aparência significa? (Na semana passada nós resolvemos que sete (o número perfeito ou completo) cabeças (o lugar aonde você pensa) significava a plenitude do mal.)
2. Note que a Besta é uma criatura do mar. Existe algum significado no fato de ela ter "saído do mar"? (Em Daniel 7:2-3 temos todas estas bestas saindo do mar. Alguns crêem que isto significa povos ou agitações políticas em centros populacionais. (Jeremias 46:7-8; Isaías 8:7). Outros crêem que isto significa o Mediterrâneo, o "Grande Mar" da área. (Josué 1:4).)
B. Leia Apocalipse 13:2. Como o Dragão e a Besta estão relacionados? (O Dragão, que, conforme aprendemos na semana passada (Apocalipse 12:9), era Satanás, confere poder a autoridade à Besta. O Dragão é o patrocinador da Besta.)
1. Por que o Dragão, que não é um cara legal, desistiria de seu trono em favor de outra pessoa? (Este deve ser o agente do Dragão. De outro modo, isto não faria nenhum sentido.)
2. Descobrimos que, em alguns aspectos, a Besta não se parece com o Dragão. O que é diferente acerca da aparência deles? (Ela parece com um leopardo, tem pés como um urso e uma boca como um leão.)
a. Se visse um animal como este no depósito de animais perdidos, você o levaria para casa? O que você conclui? Este seria um bom animal de estimação? (Garras de urso são uma parte muito poderosa do urso. A boca de um leão é uma parte muito poderosa de um leão. Um leopardo é muito rápido. O quadro total que eu tenho é o de um animal rápido e perigoso, um que eu, definitivamente, deixaria no depósito.)
3. Você já viu alguém que se parece com alguém que você conhece? Esta besta de aspecto estranho te lembra de alguma coisa que você já tenha visto antes na Bíblia? (Dê uma olhada em Daniel 7:3-6)
a. O que estes animais representavam? (Leia Daniel 7:15-17. Eles representam os três "reinos" mundiais que nós discutimos na segunda lição desta série. Estes são: Babilônia, Medo-Pérsia e Grécia. Isto faz parecer que esta Besta de Apocalipse 13 é um poder mundial.)
b. Note que estas "partes de animais" são mencionadas no Apocalipse em ordem inversa da citação em Daniel. É como se o Apocalipse estivesse olhando para trás, através da história. Estamos esquecendo de alguma besta de Daniel 7? (Sim, estamos esquecendo do Império Romano.)
C. Vamos recapitular. A besta tem uma aparência de família com o Dragão (os mesmos chifres, cabeças e coroas) e ela também se parece com uma reunião de parte das bestas de Daniel 7. O que você acha que isto significa, além do fato dela ser realmente feia? (Isto nos pinta um quadro simbólico desta besta. Ela é do mal, como Satanás e, aparentemente, é um poder mundial, porque tem os atributos de vários dos reinos mundiais do passado; e opera com a autoridade de Satanás.)
II. Identificando a Irmã Bestial
A. Leia Apocalipse 13:3-4. Já aprendemos que a besta é maligna e que é um poder mundial. Quais outras características nós aprendemos sobre ela? (Ela é adaptável (a ferida "mortal" foi curada) e é, em certo sentido, religiosa ("adoraram a besta").)
B. Leia Apocalipse 13:5-7. Qual ocupação a besta tem e que é igual ao dragão? (Lembre que em Apocalipse 12:17 nós vimos o dragão perseguindo os justos. Em Apocalipse 13:7 vemos que esta besta tem a mesma ocupação – fazer guerra contra os santos.)
1. Leia Daniel 7:7-8, 20-21. Você vê um paralelo entre as atividades desta "ponta pequena" e a Besta?
C. Considerando tudo isto, que dicas nós temos sobre a identidade desta Besta (Quando estudamos as profecias de Daniel, no começo deste trimestre, descobrimos que a seqüência dos reinos mundiais era Babilônia, Pérsia, Grécia e Roma. A implicação aqui (Apocalipse 13:2) é que esta besta aparece depois do Império Grego. O que vem depois do império Grego é Roma. Daniel 7:7-8, 23-25 identifica os "dez chifres" da besta que representa Roma e revela o poder da "ponta (ou chifre)" que se segue a Roma, oprimindo os santos. Além disso, a geografia ajuda aqueles que consideram o "mar" (Apocalipse 13:1), como sendo o Mediterrâneo. Tanto o Império Romano quanto Roma Papal perseguiram os crentes. Muitos comentaristas apontam para Roma Papal como satisfazendo esta descrição, tanto em relação à questão do tempo na história quanto o registro histórico de perseguição dos santos pela Igreja de Roma.)
1. Se "Roma Papal" está correto, esta seria apenas uma profecia velha e empoeirada, sem utilidade, a não ser para aqueles que querem difamar a Igreja Católica?
D. Leia Apocalipse 13:7-8. Quais dicas apontam para um entendimento diferente desta besta? (Roma Papal nunca teve autoridade sobre o mundo inteiro (Embora alguns possam questionar isto durante a Idade Média). O verso 8 aponta para o futuro, especificamente para o final dos tempos. Todos os habitantes da terra não adoram Roma Papal agora. Embora o "auxiliar aos professores" na lição aponte para uma crescente cooperação entre Católicos e Protestantes, qualquer impulso da hierarquia católica para cooperar com os protestantes demonstra a sua falta de poder para obrigar a adoração. Por que tentar uma cooperação quando você pode simplesmente ordenar? Nos Estados Unidos existe uma forte tendência anti-católica na mídia. Seria necessário uma mudança impressionante na opinião pública para que qualquer igreja, e muito menos a igreja católica, pudesse obrigar o povo a adora-la.)
1. Como Apocalipse 13:5 se encaixa nesta discussão? (O texto diz que esta Besta tem autoridade apenas por um período limitado de tempo.)
2. Como, então, o povo do "tempo do fim" pode ser forçado a adorar esta Besta?
3. É possível que tenhamos mais de um poder que possa ser representado por esta Besta? (Embora eu certamente não seja um especialista nesta área, esta parece ser a resposta mais provável para mim. A besta certamente estava refletida no Império Romano, pela morte de Jesus e a subseqüente perseguição dos santos. O terrível papel da Igreja Católica em perseguir e matar os "descrentes" há séculos atrás também reflete potencialmente as características da "Besta". Porém, parece que há uma Besta por vir, que não será gentil com os que amam ao Senhor. Como cristãos, a parte importante disto, que precisamos estar atentos, são as características comuns entre o Dragão e a Besta. Ambos se opõe a Deus e atacam o Seu povo. Qualquer grupo que se oponha a Deus e ataque Seu povo no tempo do fim, assume a característica da Besta. Estejam alertas.)
III. Nossa Resposta ao Problema da Besta
A. Leia Apocalipse 13:9. Qual conselho o Apocalipse dá aos santos? (Prestem atenção!)
1. O que você acha que o aviso de "preste atenção" significa, como um aspecto prático? (O perigo que eu vejo é o mesmo perigo que os judeus enfrentaram quando Jesus veio. Havia muitas profecias a respeito da vinda de Jesus, mas os judeus tiveram idéias fixas que fizeram com que eles não se dispusessem a examinar qualquer explicação alternativa nas escrituras. Os que não estavam constantemente estudando a Bíblia para encaixá-la com os eventos do seu tempo, rejeitaram a Jesus. Apenas por que alguém te falou uma outra interpretação de uma profecia, você não está seguro apenas por aceitar a palavra dessa pessoa neste assunto. Deus requer que cada um de nós estude cuidadosamente Sua Palavra, para que nossos ouvidos (verso9) estejam abertos e nós possamos ouvir.)
B. Leia Apocalipse 13:10. Quando o Dragão mal-educado e sua amiga Besta vierem atrás dos cristãos, o que devemos fazer? (Somos chamados a suportar fielmente.)
C. Amigo, Deus nos chama a estarmos atentos a estas advertências difíceis de entender do Apocalipse. Você se compromete a estudar a Palavra de Deus e manter seus olhos e ouvidos bem abertos?
IV. Próxima Semana: As Armas do Dragão - II - A Besta da Terra
=============================== Copr. 2002, Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da New International Version (NIV), copr. 1973, 1978, 1984 da Sociedade Bíblica Internacional, a menos que indicado de outra forma. Citações da NIV são usadas com permissão da Zondervan Bible Publishers. As respostas sugestivas são encontradas entre parênteses . O comentário assume que o professor está usando um quadro-negro ou algum outro auxílio visual. ===============================
Nenhum comentário:
Postar um comentário