domingo, 7 de setembro de 2008

Reis e Crônicas: Rebelião e Reforma - Lição 01

Começo Difícil (I Reis 1)

Introdução: Você acha que já chega de estudar sobre dragões e bestas? Agora nós vamos nos voltar para o estudo de reis! Este trimestre estaremos estudando, essencialmente, os livros de Primeiro e Segundo Reis. Como Primeiro e Segundo Crônicas nos dá um relato paralelo a Reis, vamos comparar Crônicas com Reis de vez em quando. Vamos vestir nossa armadura e pular para dentro da história dos Reis de Israel e de Judá!

I. O Declínio de Davi

A. Leia I Reis 1:1. Alguém entendeu a condição de Davi?

1. Há cerca de uma semana atrás eu estava em uma estação de esqui em Utah. Embora fosse verão, e estivesse bem quente do lado de fora, notei que algumas pessoas à minha volta estavam usando casacos! Você já notou que algumas pessoas velhas usam jaquetas no verão? (Davi, como muitas pessoas velhas, estava sofrendo de problemas circulatórios.)

B. Leia I Reis 1:2-3. Onde você consegue achar empregados como estes? Você consegue imaginar o teu médico prescrevendo isto para os problemas circulatórios quando você ficar velho?

C. Leia I Reis 1:4. A Bíblia é realmente bastante resumida. Muitos detalhes que eu gostaria de saber são desprezados. Por que você acha que esta pequena história sobre o antigo substituto do cobertor elétrico para o rei Davi está na Bíblia

1. Se estivesse escrevendo esta história, você incluiria este detalhe?

2. Você nota que a lição simplesmente pula esta parte da história? (Ela prepara o ambiente para o relato dos reis de duas maneiras. Primeiro, revela que vamos ter um relato aberto e honesto. Se eu estivesse escrevendo sobre o rei Davi, certamente deixaria este detalhe fora da história. Segundo, isto nos fala de uma forma muito clara, que Davi estava no final de sua vida. Era chegada a hora para um novo rei.)

II. Adonias para Rei

A. Leia I Reis 1:5-6. Me diga o que você aprendeu sobre este jovem Adonias? Descreva o caráter dele. (Ele é um oportunista orgulhoso. Uma vez que seu pai Davi não está morto, mas apenas doente, ele não tem direito ao trono. O texto sugere que este comportamento não era apropriado. Contudo, ele é simpático. II Samuel 3:4 nos fala que ele era o quarto filho de Davi.)

1. O que estes versos nos falam de Davi, como pai? (Ele nunca havia disciplinado Adonias.)

2. Considere esta situação por um momento. Como as coisas poderiam ter sido diferentes se Davi tivesse disciplinado Adonias enquanto ele crescia? (A disciplina provavelmente levaria o filho a respeitar a autoridade de seu pai. Esta rebelião poderia não ter acontecido se Davi tivesse criado seu fiho de forma apropriada.)

B. Leia I Reis 1:7-8. Joabe era o general do exército de Davi e Abiatar era o sacerdote. (Parece que tanto Abiatar quanto Zadoque eram ambos "Somo Sacerdote" durante este período. Veja II Samuel 20:23-25.) Por que Adonias iria a estes dois homens em busca de apoio e por que eles o apoiariam?

1. Você acha que Adonias pediu para Zadoque, Benaías e Natã o apoiarem?

C. Leia I Reis 1:9-10. Por que você participa de "jantar de visitantes" ou "jantar de confraternização" depois do culto? (Adonias entendeu que, se você os alimentar, eles virão!)

1. O que você acha que Natã, Benaías e Salomão pensaram sobre não terem sido convidados? (As linhas divisórias da batalha estavam traçadas. Estas pessoas não apoiavam a campanha de Adonias para se tornar rei e ele as estava excluindo.)

a. A vida de Natã e dos outros "opositores" estava em perigo?

III. Salomão para Rei

A. Leia I Reis 1:11. Por que Natã iria procurar primeiro a Bate-Seba? Por que não ir primeiro a Davi ou Salomão? (Natã pensava que Bate-Seba teria um grande interesse no que estava acontecendo e aparentemente ela era a melhor pessoa para se aproximar do rei Davi.)

1. Leia I Reis 1:12. O interesse de Bate-Seba era meramente pelo sucesso de seu filho? (Não. Natã sugere que tanto Bate-Seba quanto Salomão seriem mortos se Adonias assumisse o trono.)

a. Por que eles seriam mortos?

B. Leia I Reis 1:13-14. Como Natã sabia o que o Rei Davi tinha dito acerca de Salomão se tornar rei? (Ou Bate-Seba tinha falado sobre esta promessa ao seu filho ou a promessa era um assunto bem conhecido.)

1. Leia I Crônicas 22:7-10. Quem decidiu que Salomão seria o próximo rei? (Deis havia decidido isto. É provável que Natã, o profeta, soubesse o que Deus havia decretado.)

C. Lembre-se que Bate-Seba se tornou a esposa de Davi porque eles haviam cometido adultério, ela ficou grávida, e Davi fez um acerto para que o marido de Bate-Seba fosse morto. (Para este relato, veja II Samuel 11.) Por que Deus "honraria" este acerto, fazendo do filho deles o próximo rei?

1. Me lembro de uma mulher me dizendo, certa vez, como ela havia se casado com seu atual marido. Ela cometera adultério e se casara com o homem com quem estivera tendo um caso. Agora já haviam se passado muitos anos e eles tinham vários filhos. Posso dizer que mesmo assim ela ainda estava preocupada sobre se Deus aprovaria o fato de ela ainda estar casada com o homem com quem tivera o caso. Ainda era pecado ela estar casada com seu atual marido?

2. O que a escolha de Deus por Salomão nos fala a respeito da Sua disposição para perdoar e esquecer pecados sexuais? (Obviamente Deus havia perdoado Davi e Bate-Seba. Deus estava disposto a honrar o filho deles, fazendo dele o próximo rei. Porém, não deveríamos nos esquecer que este pecado causou um temendo problema na vida de Davi, que levou à morte de seus dois filhos mais velhos. (Veja II Samuel 13 e 18.))

D. Vamos voltar para I Reis 1:12-13. Se Natã sabia acerca da promessa de Deus a respeito de Salomão, você acha que Salomão também sabia? (Parece que sim.)

1. Onde Salomão fica, em tudo isto? Certamente ele havia notado que não fora convidado para a festa de coroação de Adonias!Certamente ele compreendeu o perigo para si mesmo e para sua mãe. Como você explica que Natã, o profeta, fosse a pessoa que estava à frente deste assunto, e não Salomão?

a. Como a forma de Salomão tratar do assunto do seu futuro difere da forma de Adonias tratar do dele? (Salomão parece completamente satisfeito com a promessa de Deus de que ele seria o próximo rei. O relato bíblico não nos dá qualquer indicação de que Salomão tivesse feito algo para se promover como rei.)

b. Isto é um exemplo para nós em nosso trabalho diário?

c. Isto só seria um exemplo se Deus tivesse nos prometido uma promoção?

(1) Leia Salmos 75:6-7 (Leia também na versão Almeida.) e me diga o que você acha que este texto está dizendo com relação ao teu trabalho?

IV. A Disputa Termina

A. Assim como Natã havia sugerido, Bate-Seba se aproxima de Davi seguida por Natã. A conversa completa pode ser encontrada em I Reis 1:15-27. Vamos nos concentrar em alguns destes versos. Leia I Reis 1:17-18. Como você descreveria o apelo de Bate-Seba ao rei Davi? (Ele tem vários elementos. Primeiro, ela lembra a Davi a vontade do Senhor e do juramento solene de Davi em aceitar as ordens de Deus (verso 17). Então ela sugere que a vontade de Deus e a promessa de Davi não estão sendo cumpridas, ou porque Davi não está fazendo seu trabalho ou simplesmente porque ele não está ciente dos eventos (verso 18). Em seguida ela sugere que Davi ainda está no controle e não se tornou irrelevante por causa da idade e da fraqueza (verso 20). Finalmente, ela apela para o amor e compaixão de Davi por sua esposa e seu filho (verso 21).)

1. O que você acha da "argumentação legal" de Bate-Seba ao rei?

B. Vamos nos concentrar na parte chave da argumentação de Natã. Leia I Reis 1:24, 26-27. Como você descreveria a argumentação de Natã? (Natã fala como se Davi tivesse a mesma força que ele tinha quando era jovem e estava claramente no comando. Um rei não precisa dizer a ninguém aquilo que ele decide, e Natã age como se Davi pudesse ter concordado com Adonias se tornar rei. A idéia é que Davi ainda tem autoridade para tomar estas decisões (versos 24,27). Natã também fala a Davi que ele e outros são fiéis a ele e sugere que eles podem se dar mal se Davi não fizer algo (verso 26).)

1. O que você acha da "argumentação legal" de Natã?

2. Joabe, o comandante do exército, apoiava Adonias. O que você acha que ele havia decidido sobre o assunto da autoridade de Davi para tomar a decisão de quem seria o próximo rei?

a. Se você estivesse olhando isto como um observador desinteressado, aceitaria a opinião de quem – a opinião do rei velho e fraco e a opinião do comandante do exército?

C. Leia I Reis 1:28-30. Como Davi resolve o problema óbvio da sua fraqueza e da deserção de Joabe? ("Vive o Senhor, o qual remiu a minha alma de toda a angústia". Davi colocou sua dependência em Deus.)

1. Estas são palavras pelas quais você pode viver?

D. Leia I Reis 1:32-35. O que você acha da solução de Davi para o problema? Por que não montar uma campanha militar contra Adonias? Que bem há em tocar trombetas?

E. As instruções de Davi são seguidas, Salomão é ungido rei e a sua ascensão ao trono é anunciada. Leia I Reis 1:40. Como o povo responde?

F. Leia I Reis 1:41-43,49. Como o assunto termina? Por que Adonias não pede que Joabe, que o apóia, chame o exército? (O texto diz que todos os convidados ficaram alarmados (assustados). Joabe era um destes convidados assustados. Parece que todos, inclusive o novo "rei" Adonias estavam com medo. Adonias entendeu que ele não tinha o apoio do povo. Os versos 50 e 51 nos falam que Adonias correu e se agarrou "às pontas do altar." Agarrar-se às pontas do altar era uma forma histórica de encontrar um "porto seguro" daqueles que queriam te castigar. Veja I Reis 2:28, Êxodo 27:2 e Êxodo 21:14. Assim, Adonias teve medo que Salomão fosse mata-lo.)

G. Leia I Reis 1:53. Você reagiria da mesma forma que o Rei Salomão reagiu? Você diria, "Está OK, vá para casa?"

H. Amigo, esta história mostra a importância de confiar em Deus e não no homem. Adonias tinha alinhado ao seu lado o poder do homem. Salomão somente confiou na promessa de Deus. Como resultado, Deus agiu e tornou Salomão rei. Você está disposto a colocar a tua confiança em Deus?

V. Próxima Semana: A Sabedoria de Salomão

=============================== Copr. 2002, Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da New International Version (NIV), copr. 1973, 1978, 1984 da Sociedade Bíblica Internacional, a menos que indicado de outra forma. Citações da NIV são usadas com permissão da Zondervan Bible Publishers. As respostas sugestivas são encontradas entre parênteses . O comentário assume que o professor está usando um quadro-negro ou algum outro auxílio visual. ===============================

Nenhum comentário: