Ricos Demais Para Esperar? (Apocalipse 3)
Introdução: Quando a tua vida está indo bem, você anseia que Jesus volte e te leve para o céu? Ou você acha que só tem o desejo de que Jesus volte (logo) quando alguma coisa ruim acontece na tua vida? Se você é jovem, talvez tenha alguma coisa que queira realizar antes da volta de Jesus. Uma pequena demora estaria bem para você? A tua vida está bem sem o céu? Estas atitudes são típicas? Compreensíveis? Perigosas? Vamos pular para dentro da nossa lição e descobrirmos!
I. O Problema de Laodicéia
A. Leia Apocalipse 1:17-20. É dito a João, o escritor do Apocalipse que ele registre o que o que viu. Quem disse a João para escrever? (Os primeiros versos do Apocalipse nos fala que um anjo trouxe a João a revelação de Jesus. Os versos que acabamos de ler deixam claro que Jesus (veja especialmente o verso 18) é a fonte desta revelação.)
1. Sobre o que é solicitado que João escreva? (O que vai acontecer mais tarde com várias igrejas.)
B. Leia Apocalipse 3:14. Esta mensagem tem alguma coisa a ver conosco? (Estas sete igrejas realmente existiram. Porém, uma interpretação geralmente aceita destas mensagens é que elas também se referem a períodos de tempo na história da igreja cristã. É por isto que Apocalipse 1:19 se refere a estas mensagens como sendo coisas “que depois destas hão de suceder”. A mensagem a Laodicéia é uma mensagem para a igreja do tempo do fim, uma mensagem para os crentes que vivem nos últimos dias antes da vinda de Jesus.)
C. Leia Apocalipse 3:15-16. O que podem significar obras “frias” e “quentes”? Isto seria uma referência a trabalho fora versus dentro de casa?
1. Por que você se referiria a “obras” em termos de temperatura? (Na verdade, o texto não está descrevendo a temperatura das obras, está descrevendo a temperatura do cristão.)
2. Exceto por bebidas, o que há de tão ruim em coisas “mornas”?
D. Leia Apocalipse 3:17. O que ser “rico” tem a ver com ser “morno”? (Antes de ler o verso 17 é muito difícil compreender o que está sendo dito nos dois versos anteriores. Parece que Jesus está chamando de cristãos “quentes” aqueles que estão pegando fogo por Deus. Os cristãos “frios” são aqueles cujo amor pelo evangelho se esfriou.)
1. Por que um cristão cujo amor pelo evangelho se esfriou é preferível a um que é morno? (É por isto que o verso 17 é tão crítico. O cristão “morno” não precisa de coisa alguma. Se você está frio, sabe que precisa de alguma coisa.)
a. Se você sente que a tua vida está indo bem, e não está, como mencionamos na introdução, particularmente ansioso pela Segunda Vinda, você é morno?
2. Nós não gastamos a maior parte do nossos esforços com cristãos “frios” ou com não-cristãos? Por que não gastarmos nosso tempo onde a necessidade é maior – com os mornos?
E. Se você concorda que “precisamos gastar mais tempo com os mornos”, como podemos saber quem é morno?
1. Seria este um teste simples: Perguntar se a pessoa está ansiosa pela Segunda Vinda de Jesus?
2. O que você acha de Jesus, no verso 15, dizendo que Ele conhece a temperatura dos nossos corações pelas nossas “obras”?
a. Seriam as obras o teste se somos mornos? Se as obras são o “teste” da nossa temperatura, como você se classifica?
b. A nossa lição (domingo) cita o SDA Bible Commentary, Vol. 7 pág. 761 que diz. “é quase impossível convencê-lo de sua grande necessidade e da distância a que está do alvo da perfeição.”
(1) A perfeição das obras é o nosso alvo?
(2) Se nossas obras não são perfeitas, nós falhamos no teste da mornidão?
c. Como você pode reconciliar as palavras de Jesus a respeito das obras com a idéia da justificação pela fé?
d. Como você pode reconciliar o “alvo da perfeição” com a justificação pela fé?
3. O que você acha de um teste mais simples para a temperatura: Se você é “rico”, então é morno! Você preferiria este teste?
a. Este seria um “teste” mais preciso do que examinar as tuas obras? (Bill Gates pode não querer o “teste do rico”, mas o restante de nós talvez queira. Porém, o texto certamente não está dizendo que o tamanho da nossa conta bancária é o problema. (De fato, se o texto fosse sobre dinheiro, ele parece estar condenando o fato de ser pobre.) O problema real não é o nosso grau de riquezas, mas pensar que não precisa de coisa alguma quando, na verdade, se precisa de tudo.)
4. Não quero continuar perguntando a mesma coisa de formas diferentes, mas considere o contraste entre o verso 15 e o verso 17. Jesus diz (verso 15) que há alguma coisa faltando nas nossas obras, mas quando Ele vai descrevê-las (verso 17), fala que somos “coitado, e miserável, e pobre, e cego, e nu.” Como Jesus pode começar falando das nossas obras, e terminar falando no nosso estado pessoal? (A Bíblia ensina este conceito de muitas formas: o que fazemos revela quem somos.)
II. A Cura Para Laodicéia
A. Leia Apocalipse 3:18. Como você pode comprar ouro, roupas novas e remédio para os olhos, se é pobre? (A impossibilidade lógica mostra que Jesus está está falando de assuntos espirituais e não de assuntos financeiros.)
1. O que você acha que Jesus está pedindo para fazermos quando diz, “de Mim compres ouro refinado no fogo”? (Você se lembra que na semana passada discutimos o significado de I Pedro 1:6-7? Aprendemos com aquele texto que os problemas que sofremos aqui nos dão uma fé que é mais valiosa do que o ouro refinado. Quando Jesus nos fala para “comprarmos ouro” dEle, penso que Ele está nos pedindo para dependermos dEle em momentos de dificuldades.)
2. O que você acha que Jesus está pedindo para fazermos quando diz, “Compre vestes brancas, para que te vistas”? (A parábola de Mateus 22 sugere que as vestimentas que Jesus nos dá é o manto da Sua justiça)
3. O que você acha que Jesus está pedindo para fazermos quando diz, “Compre colírio, a fim de ungires os teus olhos, para que vejas”? (Compare com Efésios 1:18. Jesus está se oferecendo para nos ajudar a vermos o mundo sob a luz apropriada.)
4. Considerando o que acabamos de discutir acerca do ouro, roupas e remédio para os olhos, como você buscaria a “perfeição”? (O caminho para a “perfeição” é não nos concentrarmos mas nossas obras. O caminho para a perfeição é nos voltarmos para Jesus. Fazemos isto indo a Ele quando temos provações, indo a Ele para termos seu manto de justiça, indo a Ele para vermos e compreendermos o mundo de maneira apropriada.)
III. A Facilidade de Sair de Laodicéia
A. Leia Apocalipse 3:19-20. Um das coisas que eu mais gosto na Internet é a facilidade de encontrar quase qualquer coisa. Qual é a dificuldade em encontrarmos Jesus para adquirirmos nosso ouro, nossas roupas e nosso remédio para os olhos? (Ele é um “vendedor de porta em porta”! Ele vem a você e até bate na tua porta. Isto é mais fácil do que a Internet.)
1. O que você acha que significa “ouvir” e “voz” de Jesus e “abrir” a “porta”? (A chave está na última parte do verso 19: “sê pois zeloso, e arrepende-te.” Ser zeloso significa prestar atenção à Palavra de Jesus. Arrepender-se significa tomar a decisão de seguir a Jesus. Você presta atenção ao chamado de Jesus e abre o teu coração a Ele. Às vezes, o verso 19 nos lembra, é necessário a repreensão e a disciplina para nos levar a prestar atenção em Jesus.)
2. O que você acha que significa “comer” com Jesus? (Amigo, esta é a comunhão que teremos com o grande Deus do Céu. O que poderia ser melhor?)
B. Se eu te dissesse para perseguir a perfeição, e depois te dissesse que a forma de persegui-la seria abrir a porta da tua casa e deixar ela entrar, você pensaria que eu estava brincando?
1. É esta a mensagem destes versos?
C. Leia Apocalipse 3:21. Amigo, é isso o que você quer? Jesus vem até você e te pede para entrar em comunhão com Ele agora e para sempre. Se der atenção e escolher estar com Ele, em breve vai ver que o mundo não te satisfaz. Se você está satisfeito com a tua vida aqui, está em grande perigo, porque não reconhece a tua grande necessidade daquele relacionamento com Jesus. Abra a porta do teu coração para Ele hoje.
IV. Próxima Semana: Chamados Para Uma Só Esperança
=============================== Copr. 2002, Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da New International Version (NIV), copr. 1973, 1978, 1984 da Sociedade Bíblica Internacional, a menos que indicado de outra forma. Citações da NIV são usadas com permissão da Zondervan Bible Publishers. As respostas sugestivas são encontradas entre parênteses . O comentário assume que o professor está usando um quadro-negro ou algum outro auxílio visual. ===============================
Nenhum comentário:
Postar um comentário