sexta-feira, 26 de setembro de 2008

A História dos Começos - Lição 09

O Triunfo da Fé (Gênesis 21-22)

Introdução: Há alguns anos atrás, um homem me fez uma pergunta da qual ainda me lembro claramente, ainda hoje: como posso saber o que Deus tem em mente para a minha vida? Que direção devo tomar? Tenho certeza de que muitos leitores desses estudos tem a mesma pergunta. Como podemos confiar ou mesmo saber a direção de Deus para a nossa vida? Nosso estudo desta semana nos dá exemplos da liderança de Deus, o que poderá nos dar algumas respostas. Vamos pular para dentro do nosso estudo!

I. Um Ganho, Um Perdido

A. Leia Gênesis 21:1-7. Você se lembra que na semana passada aprendemos que o nome de Isaque veio da raiz da palavra hebraica que significa “rir”? Que tipo de riso vemos agora a respeito deste rapaz? (O riso da descrença torna-se em riso de alegria!)

B. Leia Gênesis 21:8-9. Ismael tem agora pelo menos 15 anos. Coloque-se no lugar dele, porque Ismael estaria rindo de Isaque? (Ismael é o filho primogênito. Pela tradição, ele tem uma posição especial. Contudo, uma grande festa está sendo dada para Isaque, e estou certo que Ismael está se sentindo mais do que enciumado. Rir de Isaque faz com que Ismael se sinta melhor.)

C. Leia Gênesis 21:9-11. Por que Sara está fazendo esta exigência? (Agora que ela tem um filho, Hagar e Ismael não são mais necessários e são uma ameaça a ela e a seu filho.)

1. De acordo com Sara, Ismael é filho de quem? (O filho de uma escrava.)

a. Isto é verdade? (Não exatamente. Hagar também é esposa de Abraão. Gênesis 16:3. Sara também deixa de mencionar que Ismael é filho de Abraão.)

2. Abraão, demonstrando fraqueza, permitiu anteriormente que Sara maltratasse Hagar. O que você acha que está passando na mente dele agora? (Abraão está nervoso e perturbado. Ele ama seu filho. Além disso, o que Sara propõe é contra a lei.)

D. Leia Gênesis 21:12-13. Como Deus se refere a Ismael? (Deus diz essencialmente o que Sara disse!)

1. Como Deus pode pedir a Abraão que não fique perturbado por perder seu filho primogênito? (Deus diz que abençoará a Ismael.)

E. Leia Gênesis 21:14-16. Abraão é rico. O que você pensa de Abraão mandar seu filho primogênito e sua segunda esposa embora, apenas com comida e água amarrados às costas de Hagar?

1. Onde está a caravana de animais e soldados que deveria acompanhá-los e protegê-los? (A melhor idéia que posso aplicar a isto é que Abraão acreditava que Deus protegeria Ismael. Se não for assim, isto me parece uma atitude totalmente intolerável, totalmente inconsistente com o amor para com Ismael e Hagar.)

F. Leia Gênesis 21:17-19. As coisas ficaram complicadas, como você poderia esperar que ficassem. Hagar pensa que seu filho vai morrer, e ela começa a chorar. Hagar está orando a Deus, pedindo ajuda? E o rapaz? Ele não tem idade suficiente para saber orar?

1. Alguma razão pela qual eles podem não estar orando? (Abraão, como um representante de Deus aos olhos deles, tratou-os de forma terrível.)

2. Quem começa a ajudar Hagar e seu filho? (Deus ajuda, assim como havia prometido.)

3. Considere como Deus “conserta” o problema. Que lição você pode aprender disto para a tua vida? (O comentário The Bible Reader’s Companion aponta que Deus abriu os olhos de Hagar para uma solução existente. Ele não criou um milagre, apenas a ajudou a ver uma saída com base nos recursos que já estavam disponíveis para ela.)

G. Leia Gênesis 21:20. Deus é digno de confiança, mesmo quando todo o teu mundo está caindo aos pedaços? (Sim.)

II. Dois Perdidos

A. Leia Gênesis 22:1-2. Coloque-se no lugar de Abraão. Que razões você teria para desobedecer este mandamento de Deus?

1. Note como Deus descreve Isaque nestes versos. Esta descrição deveria aumentar a possibilidade de que Abraão iria obedecer? (Deus enfatiza que este é (agora) o “único filho” de Abraão, a quem ele “ama”. Isso é que é tornar as coisas piores!)

2. Leia Levítico 20:1-2 e Jeremias 32:35. Qual é o ponto de vista de Deus com relação a sacrificar filhos?

a. Por que Deus instrui Abraão a fazer exatamente o que é oposto ao Seu caráter?

3. Leia Gênesis 21:12. Como Deus que seria o futuro de Isaque?

a. O que este texto dispararia na tua mente, se você fosse Abraão? (Que Deus havia mandado embora meu primogênito quando ele era um adolescente. Eu não queria isto. Eu não esperava isto. Isto quebrantou meu coração. E, o fato de Deus mandar Ismael embora era contrário à promessa que Deus me havia feito em Gênesis 17:20. Agora Deus está quebrando novamente a Sua promessa comigo? Me privando do meu único filho restante, quando ele é tão jovem?)

4. Abraão tem 120 anos de idade, ele é rico e honrado. Seu filho está para tomar posse de toda a sua fortuna. Tudo está saindo conforme planejado. Deus estaria realmente pedindo isto agora?

5. Note que Gênesis 22:1 diz que Deus testou Abraão. Leia Tiago 1:13-14. Como você reconcilia estes dois textos? (O comentário sobre o Gênesis “Be Obedient” faz uma distinção entre provas e tentações. Provas vem de Deus por razões especiais; tentações vem de Satanás para trazer à tona o pior de nós. Ele diz que as tentações parecem razoáveis, mas as provas parecem ser irracionais.)

a. Se este comentário está certo, que razão especial Deus teria para colocar Abraão à prova? (Leia I Pedro 1:6-7. A fé de Abraão ainda não havia sido aperfeiçoada.)

B. Leia Gênesis 22:3-5. Você acha que Abraão contou a Sara antes de partir?

1. O que ele diria quando voltasse, depois de haver matado seu único filho?

2. Por que Abraão faz isso prontamente?

3. O que você acharia de uma jornada de três dias, apenas para pensar em sacrificar teu único e amado filho?

4. Por que Abraão diz ao seu servo “voltaremos”?

C. Leia Gênesis 22:6-8. Você acha que Abraão acredita no que disse a Isaque? Ou Abraão está mentindo para dar conforto a seu filho? (Leia Gênesis 18:14. Tenho confiança de que uma terrível luta ocorreu na mente de Abraão. Resumindo, penso que Abraão simplesmente decidiu que Deus cuidaria das coisas – nada é difícil demais para Deus.)

D. Leia Gênesis 22:9-10. Em algum ponto Abraão tem que contar a Isaque acerca das instruções de Deus. Qual podemos crer que tenha sido a reação de Isaque? (Ele obviamente concordou com isto. Ele poderia ter dominado seu pai. Ele cria que seu pai conhecia a voz de Deus e compartilhava da fé de seu pai.)

1. Abraão estava comprometido a realizar o terrível ato que violava toda a lógica, exceto a lógica da obediência a Deus? (Sim. É incrível!)

2. Havia algum resquício de lógica nisto? Era confiança pura em Deus? (Leia Hebreus 11:17-19. Abraão havia abandonado a lógica de reconciliar as promessas de Deus com sua ordem presente.)

E. Leia Gênesis 22:11-12. Abraão passa o mais intenso teste de fé. Como Deus pode dizer “Agora sei”, quando Deus conhece o futuro? (Um fascinante comentário, “Patriarcas e Profetas” (capítulo 13) compara esta história com Jó. Em Jó descobrimos que todo o universo está observando o teste da fidelidade de Jó a Deus. Patriarcas e Profetas sugere que a mesma coisa está acontecendo aqui. Onde Adão e Eva falharam, Abraão provou ser fiel (com um teste muito mais terrível). Assim, o “eu sei” pode ser uma referência ao universo que está observando.)

F. Leia Gênesis 22:13-14. Você se lembra que eu perguntei se Abraão estava dizendo a verdade quando disse “o Senhor proverá”? Deus proveu? (Sim!)

1. Você compararia o carneiro a Jesus? (Assim como este carneiro tomou o lugar de Isaque, e poupou a sua vida, também Jesus toma o lugar de nossos filhos, nossos pais e de nós mesmos, e nos poupa da morte eterna.)

G. O que a história de Abraão nos ensina sobre nosso Pai celestial, que não tinha alguém para parar a Sua mão quando Seu filho, Jesus, morria em nosso lugar?

H. Esta história revela o amor de Deus por nós. Jó é uma lição para nós. Assim também é esta história. Quantas das nossas provações são, em grande parte, uma benção para outros, se formos fiéis?

I. O que esta história nos ensina acerca da importância das obras em nossa salvação pela fé? E se Abraão houvesse se recusado a fazer isto? Houvesse falhado neste teste? (Compare Tiago 2:20-22 com Romanos 4:1-3.)

J. Amigo, a direção de Deus às vezes é difícil. Abraão perdeu seu filho primogênito, e então foi ordenado a matar seu segundo filho, o filho através do qual a promessa de sua futura grandeza havia sido dada. Você está determinado a obedecer a Deus, não importa onde Ele te guie? Será um exemplo brilhante para outros de obediência e bênçãos?

III. Próxima Semana: O Preço da Duplicidade

=============================== Direito de Cópia de 2006, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Um comentário:

Francisco Castro disse...

Olá, gostei do seu blog. Ele é muito bom.

Parabéns!

Um abraço