sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Grandes Profecias Apocalípticas - Lição 07

Mateus 24 - Jesus e as Profecias Apocalípticas (Mateus 24)

Introdução: Nosso estudo das profecias de Daniel demonstra que Deus tem interesse em compartilhar o futuro com Seu povo. Este interesse de Deus continuou a existir quando Ele veio à terra para viver conosco. Esta semana voltamos nossas atenções para as profecias que Jesus partilhou com os Seus discípulos. Vamos explorar estar predições que vem diretamente dos lábios do nosso Senhor!

I. O Templo

A. Leia Mateus 24:1-2. Sobre qual edifício Jesus está falando? (O Templo de Jerusalém)

1. O que você entende que Jesus está falando aos Seus discípulos? (Ele está dizendo a eles que o mais importante centro de adoração para os judeus iria ser totalmente destruído.)

2. Onde nós discutimos recentemente sobre isso em nosso estudo das visões de Daniel? (Leia Daniel 8:11-12. Lembre que Daniel ficou doente por vários dias (Daniel 8:27) quando ouviu a respeito da destruição (de novo!) do templo. Os discípulos de Jesus estavam agora ouvindo a mesma mensagem.)

3. Como Jesus podia saber o futuro do templo? (Este é um dos aspectos da profecia que contribui para o fortalecimento da nossa fé. Jesus não apenas estava familiarizado com as profecias de Daniel (Mateus 24:15), mas, como Deus, conhece o futuro. Ele compartilha este futuro conosco quando vê que isto será útil para nós. Veja Amós 3:7)

B. Leia Mateus 24:3. Jesus conseguiu a atenção dos discípulos?

1. O que eles querem saber? (Eles querem saber "quando" no futuro. Eles querem saber datas, e querem saber quais "sinais" eles receberão como avisos posteriores.)

2. Que pressuposições os discípulos estão fazendo sobre a profecia e que são dadas como certas? (Eles demonstram compreender que Jesus vai voltar uma segunda vez. Freqüentemente temos discutido sobre como as suas idéias pré-concebidas foram um obstáculo à sua compreensão do futuro. Porém, isto deixa claro que eles compreendiam que Jesus iria voltar.)

3. Que pressuposições os discípulos estão fazendo sobre a profecia e que não estão corretas? (Eles assumem que, se o templo em Jerusalém for destruído, isto será o fim do mundo.)

a. Que lições sobre interpretação profética nós aprendemos desta suposição incorreta? (Não vá além da profecia. Não "suplemente" a profecia com as tuas próprias suposições.)

C. Leia Atos 1:6. Qual quadro do futuro os discípulos tinham em mente? (Eles estavam esperando um poder político na terra.)

1. Como eles podiam "encaixar" a idéia de que o templo seria destruído com as suas idéias de poder terreno? (Não consigo entender como eles poderiam ter estas duas opiniões ao mesmo tempo. Eles pensavam que Jesus iria derrotar os romanos e que eles seriam príncipes deste reino. Ao mesmo tempo Jesus está falando para eles que Jerusalém será destruída.)

II. O Antídoto para a Decepção e o Medo

A. Leia Mateus 24:4. Qual é o objetivo de Jesus com Seus discípulos?

1. A lição sugere (na parte de domingo, no final) que Jesus estava sendo deliberadamente obscuro para os Seus discípulos porque eles não seriam capazes de suportar a verdade. O que você acha desta sugestão? Como ela soa à luz de Mateus 24:4 (Me sinto muito desconfortável com a noção de que Jesus, quer intencionalmente ou por omissão, quisesse confundir Seus discípulos (para o benefício deles próprios, é claro). Isto me parece difícil de aceitar, quando Jesus enfatiza no verso 4 a importância de não ser enganado. Francamente, eles já pareciam bastante confusos por si mesmos, sem qualquer "ajuda" por parte de Jesus.)

B. Por que Jesus compartilhou a Sua visão de futuro com Seus discípulos? Se o futuro era tão doloroso para eles que Ele não podia lhes dar uma visão clara dele, porque entrar neste assunto afinal? (Leia Mateus 24:4-6. Jesus dá pelo menos duas das razões pelas quais Ele afastou a cortina do futuro. Primeiro (verso 4), Ele queria proteger Seus discípulos de serem enganados. Segundo (verso 6), Ele queria resguarda-los contra o medo.)

1. Como uma revelação do futuro pode nos proteger contra o engano e o medo?

C. Note que o verso 5 adverte os discípulos a respeito de pessoas que personificariam a Jesus. Como os próprios discípulos de Jesus poderiam ser enganados (verso 5) por alguém que dissesse que era "o Cristo"? (Não estou certo de como isto poderia acontecer com os discípulos, mas a advertência para nós – que não vimos a Jesus – é muito clara. Devemos ser extremamente cautelosos sobre qualquer pessoa que afirma ser Jesus que voltou.)

D. Leia Mateus 24:7-8. Jesus agrega uma linha de tempo à Sua profecia. Qual é o teu entendimento acerca do tempo destes eventos, quando Jesus os chama de "princípio das dores." (originalmente referindo-se à dor do parto)?

E. Por que o parto é um bom exemplo? (A "dor do parto" termina com uma nova vida. Jesus está simplesmente dizendo que este tipo de desastres é apenas o começo do fim. A boa notícia é que Satanás está ativo, mas limitado nestes dias, mas Jesus está vindo para renovar as coisas. Algo de bom virá de todas estas coisas ruins.)

III. O Bom e o Ruim

A. Leia Mateus 24:9-12. Vamos listar estas coisas ruins que Jesus disse aos Seus discípulos que aconteceriam no futuro. Isto já aconteceu? Vai acontecer no futuro?

B. Tenho ouvido cristãos dizerem que se nós vivêssemos da forma como deveríamos, o mundo nos odiaria. O que você acha sobre a verdade deste tipo de afirmação?

1. Como uma declaração assim de "encaixa" com o verso 9? (Jesus fez várias declarações a respeito de o mundo odiar a luz e odiar a Ele porque Ele falava contra o mal. (João 3:20, 7:7, 15:18-19, I João 3:13). Contudo, Mateus 24:9 sugere que esta não é a norma geral de nossa vida. O texto sugere que em certos momentos da história isto será verdade e os cristãos não estarão livres disto. Porém, se você acha que esta é a "norma" para a tua vida, e você é "odiado" no trabalho, talvez você precise examinar estes textos e a tua vida cristã mais detidamente.)

C. Leia Mateus 24:13. Sobre o que Jesus está profetizando neste verso? Que conforto você encontra aqui? (Jesus está falando do final dos tempos – Sua Segunda Vinda. Somos confortados por Sua promessa de que se perseverarmos, Ele nos salvará.)

D. Leia Mateus 24:14. O que é requerido antes que Jesus volte?

E. Lea Mateus 24:15-18. Qual profecia Jesus está citando? (Daniel 9:27)

1. Isto é algo no futuro ou algo no passado? (Claramente Jesus está falando da destruição futura do templo.)

2. Por que Jesus nos dá instruções explícitas sobre como fugirmos? (Eusébio relata que, como os cristãos seguiram o conselho de Jesus, não há qualquer evidencia de que um único cristão tenha sido morto na destruição do templo. Eusébio, História Eclesiástica, livro 3, capítulo 6.)

F. O templo de Jerusalém foi destruído conforme Jesus havia predito? (Sim, ele foi destruído por Roma no ano 70 A.D. Se aceitarmos que Mateus, um dos doze apóstolos, foi o autor do evangelho de Mateus (e todos os pais da igreja primitiva concordam que era), então este relato da profecia de Jesus teria sido escrito antes que Jerusalém fosse destruída.)

G. Leria Mateus 24:20. Por que Jesus estava preocupado com a guarda do sábado anos depois da Sua morte? (Esta é uma prova adicional da continuidade (após a ressurreição) da importância do sábado.)

IV. Preparação

A. Leia Mateus 24:43-44. Qual princípio importante de profecia apocalíptica (do tempo do fim) podemos aprender aqui? (Jesus nos fala que o ponto importante em profecia é estarmos sempre prontos. "Arrogância profética", se te leva a retardar a tua prontidão, pode te levar à morte eterna.)

B. Leia Mateus 24:32-33. Qual é, então o ponto da profecia de Jesus, se ainda temos que estar prontos todo o tempo? Existe alguma razão para estudar a profecia? (Conforme vamos as coisas acontecendo, podemos ter confiança de que Deus está conosco. Deus conhece o futuro e o que está acontecendo conosco em qualquer tempo em particular está contido no Seu entendimento, se não estiver no nosso. O quadro que Jesus nos dá das estações nos mostra que podemos ter um entendimento geral do fim dos tempos.)

C. Como você acha que as pessoas se sentiram ao ver a profecia de Jesus cumprindo-se realmente? (Sem dúvida isto lhes deu maior confiança de que Ele era o Messias.)

V. O Retorno

A. Leia Mateus 24:30-31. Qual é a parte mais importante das profecias de Jesus em Mateus 24? Que Ele está voltando para nos levar para o lar com Ele!)

B. Amigo, Jesus predisse que o caminho pode ser difícil para aqueles que O seguem, mas que a recompensa final vale a pena. Você vai "se inscrever" – hoje – para ser um dos eleitos?

VI. Próxima Semana: Apocalipse 12 - O Filho, A Igreja e o Dragão

=============================== Copr. 2002, Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da New International Version (NIV), copr. 1973, 1978, 1984 da Sociedade Bíblica Internacional, a menos que indicado de outra forma. Citações da NIV são usadas com permissão da Zondervan Bible Publishers. As respostas sugestivas são encontradas entre parênteses . O comentário assume que o professor está usando um quadro-negro ou algum outro auxílio visual. ===============================

Nenhum comentário: