Motivação Para a Missão (Mateus 9 e 10; II Coríntios 3 e 4)
Introdução:Como devemos testemunhar para outros? Como conseguimos a atenção deles? O que devemos oferecer para atrair a pessoa secular para aquilo que temos a dizer? A nossa esperança tem algo a ver com a nossa forma de testemunharmos? Vamos mergulhar na Bíblia e vermos o que podemos aprender!
I. O Método de Jesus Para Atrair as Multidões
A. Leia Mateus 9:35-37. Você já dirigiu uma série evangelística na tua igreja? Qual é o teu primeiro objetivo para a tua série evangelística? (Conseguir que as pessoas venham.)
1. Qual era o problema com a pregação que Jesus estava dirigindo? O problema dEle era o mesmo que o nosso? (Ele não tinha um problema em conseguir que as pessoas viessem. Ele disse que o problema era a falta de trabalhadores! Ele tinha mais pessoas que queriam ouvir do que trabalhadores que queriam disseminar o evangelho.)
2. Por que você acha que o problema de Jesus era exatamente o oposto do nosso problema? (O verso 35 nos fala que Jesus “curava toda sorte de doenças e enfermidades”.)
a. Nós atrairíamos enormes multidões se curássemos as doenças e enfermidades de todos os que vêm a nossas reuniões?
3. É razoável concluirmos que a ferramenta que precisamos para testemunhar é curarmos as pessoas?
II. O Método de Jesus Para Atrair as Multidões Aplicado a Nós
A. Leia Mateus 10:1.Temos hoje a mesma autoridade como a que foi dada aos discípulos de Jesus?
1. Nossa lição (segunda-feira) aponta que temos hospitais e “obreiros médico-missionários” ao redor do mundo. Isto é uma admissão que nós (cristãos comuns) não temos a autoridade dada em Mateus 10:1 para curar toda sorte de doenças e enfermidades?
a. Se você pudesse curar toda sorte de doenças e enfermidades, então, obviamente, você não precisaria de um hospital, certo?
B. Isto nos traz a uma decisão muito importante. Se temos a autoridade para curarmos doenças e enfermidades, e não a estamos usando, então temos um sério problema espiritual. Por outro lado, se não temos maia a mesma autoridade que foi dada aos discípulos em Mateus 10:1, então precisamos descobrir o que podemos fazer para atrair as pessoas para o evangelho.
1. E então, o que acontece? Somos não espirituais ou não autorizados? (Se estamos apenas falando a respeito de mim, então eu estaria inclinado a votar por “não espiritual”. Eu acharia que há algo de errado comigo. Porém é difícil para mim acreditar que todos são não espirituais. Ninguém que eu tenha visto ou sobre quem eu tenha ouvido nos tempos modernos pode curar todas as doenças e enfermidades na cidade. Temos os “curandeiros da fé” como Benny Hinn. Não posso e não vou julgar o seu bem conhecido ministério. Porém, assumindo que tudo o que eu sempre ouvi a respeito das suas curas pela fé seja verdade, nunca ouvi que ele tenha curado a todos em um hospital, muito menos a todos em toda uma cidade.)
C. Se, como eu penso, nós temos a autoridade para curar a todos que encontrarmos, então qual é o equivalente moderno do que Jesus fez em Mateus 9:35? O que podemos fazer que mais se aproximará do exemplo de Jesus?
1. A resposta é hospitais e obreiros médico-missionários?
a. Se é, então precisamos mudar as nossas carreiras para o campo médico ou nosso trabalho para hospitais?
b. Nossos esforços evangelísticos deveriam acontecer nos hospitais?
III. Nosso Método Para Atrair Multidões
A. Estas pessoas que Jesus curava: Você acha que eles viveram para sempre? Ou será que um dia eles morreram?
B. Qual o tamanho da multidão que Jesus teria atraído se Ele tivesse uma cura permanente para a doença, enfermidade e a morte?
1. Quando eu era garoto, os cigarros Camel tinham o slogan, “Eu andaria uma milha por um Camel.” Que distância você andaria para terás tuas enfermidade físicas curadas?
a. Que distância você andaria para obter a vida eterna livre de doenças ou enfermidades?
C. Vamos ler II Coríntios 3:7-9. Qual ministério, envolvendo Moisés e pedras gravadas, trouxe morte em meio a glória? (Isto se refere ao relato de Êxodo 24 de Deus ter dado os Dez Mandamentos em meio a um fogo de glória terrível.)
1. Como os Dez Mandamentos trouxeram a morte? Eu pensava que eles eram a transcrição do caráter de Deus. (Os Dez Mandamentos revelam a visão de Deus do pecado e de uma vida justa. Porém, ninguém é justificado pela lei. (Gálatas 3:10-11). Em vez disso, a lei nos condena porque não a obedecemos.)
2. Veja II Coríntios 3:9 novamente. Qual é o ministério que traz a justiça?
D. Compare II Coríntios 3:12 com 4:13-14. O que nos dá esperança? O que nos torna ousados? (Nossa esperança e nossa crença são que aquele que ressuscitou a Jesus também nos ressuscitará. Jesus faz o que os Dez Mandamentos nunca poderiam fazer – Ele nos justifica. Isto nos dá a esperança da vida eterna.)
E. Leia Tito 1:1-3. Como podemos ter certeza da nossa esperança da vida eterna?
F. Nós proclamamos ousadamente a vida eterna para aqueles que aceitam a Jesus?
1. As pessoas viriam em massa para as nossas séries evangelísticas se elas pensassem que estamos lhes mostrando o caminho para a vida eterna?
2. A vida eterna , uma cura permanente para doenças e enfermidades, deveria ser o foco do nosso esforço evangelístico?
3. Oferecer a esperança da vida eterna é a coisa mais próxima do método de Jesus para atrair pessoas?
a. Este deveria ser o nosso foco, em vez de tentarmos enfocar as curas?
4. Jesus estava curando as pessoas imediatamente e aqueles ao redor podiam ver os resultados. A cura que estamos promovendo não pode ser vista agora e acontecerá em algum momento no futuro. Isto faz alguma diferença?
a. Temos uma “venda mais difícil”?
G. Leia Romanos 6:4. Quando esta experiência de nova vida começa? É agora ou apenas em algum tempo no futuro?
1. Se nossas vidas refletem a experiência da “nova vida” agora, como isto vai ter um impacto em atrairmos os outros para o evangelho?
2. Se nossas vidas refletem a “gloria” e “ousadia” discutida em II Coríntios, como isto vai exercer um impacto no trabalho de atrair outros para o evangelho?
IV. Nossa Motivação Para Testemunhar
A. Leia Ezequiel 3:17-19. Esta advertência se aplica a nós? Ou isto foi dito apenas para Ezequiel?
1. Nós somos “atalaias”, como Ezequiel?
B. Se você acha que este texto se aplica a você, o que significa (v. 18) “o seu sangue, da tua mão o requererei”? (Significa que temos responsabilidade por aqueles que estão ao nosso redor.)
C. Qual é a extensão da nossa responsabilidade? É apenas levar a mensagem? Ou é nos certificarmos que a pessoa se arrependa? (A Bíblia nos fala que a nossa responsabilidade é simplesmente dar a advertência. O resto é com o Espírito Santo e aquela pessoa.)
D. Como este texto se encaixa em nossas discussões anteriores sobre atrairmos as multidões? Em vez de Deus dizer a Ezequiel para explicar às pessoas que elas podem ter a vida eterna sem doença ou enfermidade, Deus diz, “Avise-as que elas vão morrer.” Esta é uma abordagem exatamente contrária? (Estas são duas pontas da mesma mensagem. Ou você tem a vida eterna sem doenças e enfermidades no teu futuro ou você tem a morte no teu futuro. Uma vez que eu sou um otimista, prefiro tratar com o aspecto da vida eterna deste argumento.)
E. Amigo, temos uma tremenda esperança – a esperança da vida eterna livre de doenças e enfermidades. Esta esperança atrai o mundo. Coce vai compartilhar esta esperança com o mundo que perece? Ou você vem assumir a responsabilidade de deixar que os que estão perecendo morram?
V. Próxima Semana: Esperança ou presunção?
=============================== Copr. 2002, Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da New International Version (NIV), copr. 1973, 1978, 1984 da Sociedade Bíblica Internacional, a menos que indicado de outra forma. Citações da NIV são usadas com permissão da Zondervan Bible Publishers. As respostas sugestivas são encontradas entre parênteses . O comentário assume que o professor está usando um quadro-negro ou algum outro auxílio visual. ===============================
Nenhum comentário:
Postar um comentário