Uma Aliança Eterna (Êxodo 3, Gênesis 15 e 17)
Introdução: Pais, lembrem-se da época em que vocês estavam escolhendo nomes para seus filhos. Havia algum nome que você não daria de forma alguma para o teu filho porque conhecia alguém com aquele nome? Você não poderia, por exemplo, dar o nome de um antigo namorado ou namorada, certo? Entre as pessoas que conheço não é comum para os pais dar um nome aos filhos especificamente por causa de seu significado. A maioria dos pais escolhe o nome baseado em se gostam do som ou da aparência do nome. De qualquer forma, o fato de evitarmos certos nomes demonstra que damos alguma atenção às associações com nomes. Os hebreus davam nomes aos seus filhos baseados no significado, em vez de no som ou na aparência do nome. Esta semana voltamos nossas atenções para os nomes e a aliança que Deus busca conosco. Vamos pular para dentro do nosso estudo!
I. EU SOU
A. Leia Êxodo 3:11. Deus havia acabado de dizer a Moisés que ele é a pessoa que guiará os hebreus na saída da escravidão no Egito. Qual foi a reação de Moisés à sua designação para esta tarefa?
B. Leia Êxodo 3:13. Por que Moisés faz esta pergunta a Deus? (Moisés primeiro diz a Deus. “Quem sou eu para fazer isto?” Agora ele parece dizer a Deus, “Quem é você?”. Moisés diz a Deus que o povo vai querer saber quem, exatamente, é este Deus que diz que vai liberta-los da escravidão.)
1. O que Moisés está realmente dizendo a Deus? Você acha que as pessoas só estão curiosas acerca do nome de Deus? Ou é algo mais profundo do que isso? (O que eles queriam saber é se este Deus (entre os tantos que eles conheciam) era mais importante do que os deuses egípcios.)
C. Leia Êxodo 3:14. esta é uma resposta satisfatória?
1. O que você entende que este nome (o hebraico é YHWH (Yahweh)) significa?
2. Isto responde a real pergunta dos hebreus? (Que era “Você pode derrotar estes outros deuses?”) O que você acha? (A palavra YHWH significa muitas coisas, mas “ser” é uma delas. Com isto Deus estava declarando a sua superioridade sobre os outros deuses.)
3. Eu li vários comentários sobre o que Yahweh significava em hebraico, mas o que me impressiona é que muitos destes significados podem ser compreendidos pela tradução de “EU SOU QUEM EU SOU”. Coloque-se no lugar dos escravos hebreus. Como “EU SOU QUEM EU SOU” pareceria ser superior à adoração doa ídolos, dos animais ou da natureza?
II. El Shaddai
A. Leia Gênesis 17:1-2. Qual é a razão de Deus para chamar a Abrão? (Ele queria falar sobre o contrato (a aliança) entre eles dois.)
1. Por que você acha que o texto começa mencionando que Abrão tinha 99 anos de idade? (O contrato tinha a ver com aumentar “grandemente” o número dos descendentes de Abrão. Uma vez que Abrão já tinha quase cem anos, mencionar a sua idade era um ponto importante.)
2. Abrão tinha estado reclamando sobre a questão dos “descendentes”. (Gênesis 15:1-5) Era razoável que Deus tirasse tempo para discutir com Abrão como o contrato estava indo?
3. Deus começa a conversa apresentado-se. “Deus Todo-poderoso” é a tradução do hebraico “Eel-Shaday” (El Shaddai). O que este nome significa para você?
a. Como este nome daria conforto e seria significativo para Abrão? (Deus Todo-poderoso significa que Deus pode fazer qualquer coisa. Abrão precisa que Deus faça muitas coisas para dar a ele tantos descendentes nesta idade.)
b. Existe algum aspecto negativo neste nome “Deus Todo-poderoso”? (“Se Deus é tão poderoso”, Abrão poderia perguntar-se, “Por que eu estou com quase 100 anos e ainda não tenho filhos?”)
4. Logo após Deus apresentar-se a Abrão, Ele declara o que tem em mente para Abrão. O que é? (“Anda em minha presença, e sê perfeito.”)
a. Na semana passada discutimos esta idéia de “andar” com Deus. O que nós decidimos que seria viver uma vida que “andava” com Deus?
b. O objetivo de Deus para o Seu povo mudou com o passar dos anos? Este é o objetivo dEle para nós hoje?
III. Abraão
A. Vamos continuar lendo: Gênesis 17:3-6. Qual é a reação de Abrão ao ouvir que o Deus Todo-poderoso está falando com ele?
1. Deus muda o nome de Abrão para Abraão, que é uma alteração de significado de “pai exaltado” para “populoso” – “pai de uma multidão”. Qual é o propósito de Deus com isso?
a. O que você pensa a respeito desta mudança de nome?
b. O que você acha que Abrão pensou? (Isto é um pouco complicado. Não tenho certeza que eu apreciaria isso. Digamos que eu tenha 1,40m de altura e Deus vem a mim e diz, “Estou mudando o teu nome para ‘Gigante’”)
2. Esta são palavras vazias, proferidas por Deus?
a. Qual é a força das palavras de Deus? (Veja Gênesis 1:3 – A criação veio à existência pela Sua palavra.)
3. Você já ouviu alguém dizer, “Apenas dizer para alguém que está orando por ele não é a mesma coisa que realmente fazer alguma coisa por esta pessoa.”? Você concorda?
B. Leia Gênesis 17:7-8. Aprendemos em uma lição anterior que uma aliança é semelhante a um contrato. Um contrato requer promessas (e o seu cumprimento) de ambos os lados. O que Deus está prometendo a Abraão? (Que Ele será o seu Deus e o Deus de seus descendentes e que lhes dará a terra de Canaã.)
1. Como a promessa anterior de Deus acerca de muitos descendentes se encaixa neste quadro? (Deus promete não apenas ser o Deus de seus descendentes, mas ter muitos descendentes seria essencial para possuir a terra de Canaã.)
C. Leia Gênesis 17:9-10. O que Abraão está prometendo a Deus? (Que negócio: Perder um pouco de pele, ganhar uma porção de terra!)
1. É isso mesmo?
D. Leia Gênesis 17:11. O que, realmente, Abraão está prometendo a Deus? (Circuncisão era simplesmente um símbolo da aliança. Era como o arco-íris que discutimos na semana passada.)
1. Leia Gênesis 18:19. A Bíblia discute o símbolo da aliança por uns poucos versos, antes de chegarmos a uma discussão real do que é requerido de Abraão e seus descendentes. Qual é a parte deles na aliança?
a. Todas estas coisas são obras? Ou será que há alguma graça aqui? (“Porque eu o tenho escolhido” parece com graça para mim. Porém, Deus claramente espera que Abraão “guarde o caminho do Senhor”. Isto me parece com uma outra questão de “andar”.)
E. Sabemos que o arco-íris era um sinal da aliança de que não haveria outro dilúvio universal. Agora descobrimos que a circuncisão é um sinal da aliança. Há mais no lado de Abraão desta aliança do que encontramos em Gênesis 18:19? (Em Gênesis 17:2, Deus diz a Abrão que vai “firmar o pacto”, o que significa que temos que voltar à Bíblia para descobrirmos os termos do acordo.)
1. Nossa lição aponta que Deus se aproximou de Abraão com a aliança em três estágios. O primeiro estágio foi Gênesis 12:1-5, o segundo foi Gênesis 15:1-7 e o terceiro estágio foram estes versos em Gênesis 17 que acabamos de estudar. Fazendo um retrospecto em Gênesis 12 e 15, o que Deus pediu para Abrão fazer? (Em Gênesis 12 Deus pediu a Abrão para segui-Lo para uma terra desconhecida. Em Gênesis 15 (especialmente no verso 6) Deus pediu a Abrão para crer nEle. Portanto a parte de Abrão neste contrato era crer e seguir a Deus.)
F. Discutimos na semana passada por que Deus escolheu o arco-íris como o sinal da Sua aliança com Noé. Decidimos que era porque o arco-íris aparecia no tempo da chuva – provendo assim uma lembrança da promessa no momento crítico. Por que você acha que Deus escolheu a circuncisão como sinal da aliança com Abrão? (A promessa de Deus era que ele teria muitos descendentes. Me parece como a idéia do arco-íris.)
G. Amigo, o Todo-poderoso EU SOU ainda deseja entrar em um concerto de aliança com o Seu povo. Nestes acordos Ele nos dá mais do que podemos conseguir por nós mesmos. Porém Deus tem um alto padrão para nós. Você vai responder ao chamado de Deus e entrar em um relacionamento especial com Ele?
IV. Próxima Semana: Filhos da Promessa
=============================== Copr. 2003, Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da New International Version (NIV), copr. 1973, 1978, 1984 da Sociedade Bíblica Internacional, a menos que indicado de outra forma. Citações da NIV são usadas com permissão da Zondervan Bible Publishers. As respostas sugestivas são encontradas entre parênteses . O comentário assume que o professor está usando um quadro-negro ou algum outro auxílio visual. ===============================
Nenhum comentário:
Postar um comentário